domingo, 22 de setembro de 2013

Liga Belavistense de Futebol de Mesa - 10 Anos


Neste mês de Setembro, um dos clubes mais tradicionais do futebol de mesa paranaense completa 10 anos. A idéia de sua fundação veio depois de muitos caibros no Campeonato Brasileiro em Blumenau, onde a insatisfação de treinar em condições precárias e chegar nas competições à nivel nacional tendo treinado praticamente outro esporte, fizeram nascer o desejo de melhorar, de sair do amadorismo.Victor, Flavinho, Pedrinho, entre outros, foram os responsáveis por essa reviravolta. 
Entre cheques calção e vontade de fazer, 10 mesas novas, 10 pares de cavaletes e de traves, sala pintada e mobiliada ... era o início de um novo tempo.
Em seu auge, a LBFM chegou a ter um ranking próprio com cerca de 40 botonistas, inclusive de outras cidades. Bela Vista havia se tornado o novo pólo do futebol de mesa paranaense. Além disso, havia um interclubes, que contava com as equipes Vermelha, Preta, Azul e Amarela, cujos "capitães" que emcabeçaram o negócio eram responsáveis por arrumar botonistas e completar sua equipe.
O resultado do bom trabalho pode ser visto já no ano seguinte, com o vice-campeonato brasileiro de Abelha. Prova de que a geração de Robertinho Dalcin e Barbosa, também vices campeões, podia ter feito muito mais caso tivessem disponível a estrutura que ali tinha se formado. 

Campeonato Brasileiro - Rio de Janeiro,2004

Foi nessa época que começaram a jogar os atuais sobreviventes do futebol de mesa na cidade de Bela Vista do Paraíso: Roger e Lucas Jaka, o segundo, sempre foi o mais grosso da dupla. Mais do que simplesmente um esporte, a LBFM com certeza, proporcionou experiências e aprendizados incríveis nas viagens que se fez durante esses anos. Rolos, trotes, dedadas, kubol, risadas e principalmente histórias que ficarão pra eternidade.

 Campeonato Paranaense - Curitiba, 2007
Copa Tecno Sport - Londrina, 2007

O futebol de mesa na LBFM sempre passou por altos e baixos. É perceptível fases, em que fulano ou ciclano tocaram o barco e conseguiram levantar pelo menos por um tempo o número de atletas. Em 2008, num desses ciclos, Roger, seguindo a sina do vice campeonato, foi Vice-campeão Brasileiro em Blumenau. Outro que conseguiu movimentar o botão em Bela Vista foi Robertinho Dalcin, que voltando a jogar depois de anos afastado, conseguiu patrocínio para montar o patrimônio que a Liga tem hoje, 10 mesas novas e 20 camisetas.
Infelizmente, esse ano a LBFM, ou Belavistense, como vinha sendo tratado perante à CBFM, não se refiliou na FPRFM e seus atletas seguem disputando as competições pelo Grêmio, ou pelo Fênix no caso de Victor, que já vinha disputando campeonatos por equipes londrinenses desde 2007.
Com certeza, a criação da Liga Belavistense de Futebol de mesa teve influência sobre o título da Copa do Brasil conquistado por Victor, bem como sua convocação para a seleção e o respectívo título do Mundial por equipes, que por sua vez foi fruto da conquista do nacional pelo IVN.
Além de Victor, a Liga também tem dedos no 6º vice campeonato brasileiro da cidade. Disputando pelo Grêmio, Leonardo conquistou o vice esse ano em Goiânia.

A lenda Copenhague e o irreverente Pedrinho (Tião)

Além de campeã no quesito colocar apelidos nas pessoas, Bela Vista sempre foi uma equipe encardida no que se diz respeito à disputa por equipes. Fato é que a cidade sempre formou bons jogadores, e uma pequena prova do êxito em interclubes veio em Itajaí, no ano de 2010, no qual capitaneados por Cotonete, na época com 22 anos, os 4 sub-18 de belavista chegaram ao título de Campeão Brasileiro Prata. 

"Mas que campeonato é esse que a gente tá indo disputar ?"- Andrezinho perguntando ao Fernando na van nem imaginava na possibilidade de se tornar Campeão Brasileiro


 Interclubes LU 2007, lendário Beto Bertonbrock
 Semifinais Interclubes - Curitiba, 2008, Lendário Pirulito
LBFM sempre tradicional nas disputas Interclubes
Com certeza é muita história pra pouco espaço, e quem participou da fundação da Liga, pode contar muito melhor essa história. Muitas lendas do esporte passaram pela LBFM. Quem não lembra do Buchecha, do Gaiola, do Ibsen achando que a van ia largar ele na estrada, do Patetinha saindo sujo do meio da soja, da dedada oferecida no rolo, das viagens pra Cambé, Colorado, Londrina, Curitiba ...
É muita história. Mas o que é importante, o que fica, é o espírito de amizade que sempre esteve presente em Bela Vista. Seja nos campeonatos, nas viagens, os atletas da LBFM sempre tentaram, e tentam, fazer o melhor pelo esporte que amam, porque só sendo louco pra jogar esse tal de botão. A esperança e responsabilidade fica nas mãos do Léo, que é a última chance de um título Brasileiro pra Liga. É isso ou esperar os filhos do Victor e do Coto crescerem ...
Torneio Início 2010 - AABB 
 Taça Bela Vista - CRB

Para comemorar estes 10 anos, há a vontade de se realizar um torneio no mês de outubro na AABB em Bela Vista, já que infelizmente perdeu-se a sala no CRB, onde tudo começou, já que os atletas atuais da LBFM ironicamente não residem mais em Bela Vista.
Depois desse breve histórico, a Liga União parabeniza a LBFM pelas bodas de Alumínio e espera que em breve, ela volte a ser a potência que sempre foi e merece.

7 comentários:

Lucas Jaka disse...

Belíssima matéria..
realmente é muito pouco espaço para tanta história e tamanha importância da LBFM.. que amadureça a idéia de um churrasco e um campeonato até o final do ano, para comemorarmos os 10 anos!

Nando Paiva disse...

É uma pena que um esporte de tanta tradição e diversão não seja mais tão popular quanto na década de 80. Ansioso para um dia ter o prazer de ver o mito da mesa em ação!

Roger Ferracin disse...

kkkk Quase isso Nando
Mas foi difícil escrever a matéria, triste ver que temos mesas, gente com times tal, mas falta o incentivo.

Unknown disse...

Bela matéria Roger,
E PARABÉNS pelos 10 anos.

Alexandre disse...

Mais uma matéria SHOW DE BOLA do nosso amigo Roger que abraçou o blog com muita COMPETÊNCIA.
Muito mais que títulos, estas e outras tantas historias e, principalmente, as amizades são o que realmente importam.
BVP é um verdadeiro celeiro de craques.
Muito bom rever a foto do professor COPEN com seu pupilo TIÃO... rsrsrs

Abraços

Anônimo disse...

EXLENETE Matéria Roger!!

Foi exatamente essa a trajetória da LBFM, ou Belavistense, como nacionalmente a equipe ficou conhecida.

Lembro-me como se fosse hoje, de estarmos dentro da Van, retornando do Brasileiro de Blumenau-SC, em 2003, e eu dizer: CHEGA... VAMOS CRIAR UM TIME FORTE E TERMOS ESTRUTURA DE PONTA!!!!

Todos (Tião, Flavinho, ET, Pedro Heremann) pararam por um instante e me olharam... pasmos... E PERGUNTARAM... Mas como? E eu disse: "Sei lá... mas vai ser assim!!".

Após 7 dias exatos, a LBFM estava criada, como Logo, Estatuto, material de ponta, e dentro de pouco tempo (mas muuuuito trabalho) já tínhamos 40 Botonistas filiados.

Quando li a matéria escrita pelo Roger confesso que me emocionei... Vivi tudo isso. Ensinei o jogo a todos que por aqui passaram. Vi muita gente conquistando títulos importantes. E acima de tudo: FIZ MUITAS AMIZADES VERDADEIRAS.

Acho que o Roger conseguiu ascender a chama que faltava dentro de mim: ANO QUE VEM O BELAVISTENSE TERÁ TIME FORTE.

Parabéns ao Roger pela matéria, e parabéns a todos que já vestiram a tão tradicional camisa AMARELA desta equipe que muito me orgulha.

Um abraço a todos.

Victor Heremann.

Alexandre disse...

Boa noite galera da LIGA UNIÃO!!

No próximo final de semana o SESI estará realizando um evento na cidade de Ibiporã (dias 28/29 sábado e domingo) e através de um de seus diretores pediu a Liga União que montasse uma oficina para ensinar e divulgar nosso esporte no local.
Eu não vejo como a Liga União dizer não a esse pedido uma vez que o SESI tem nos ajudado muito.
estou então pedindo pra que os que puderem em algum horário no final de semana me ajudar ficando lá , por favor me falem pois sozinho eu não vou conseguir!!!
O evento sera das 8:00 h as 18:00 tanto no sábado como no domingo...
Desde já conto com a colaboração de vocês...

quem puder me responda por favor!!!

obrigado!!