Regulamento Etapas/Opens





REGULAMENTO DAS ETAPAS E OPENS DAS LIGAS
02/01/2012

A. DAS FINALIDADES
A.1) Esse regulamento tem por objetivo unificar a fórmula de disputa dos torneios (Etapas e Opens) das Ligas, para a Federação Paranaense de Futebol de Mesa.
A.2) Neste ano de 2012, a finalidade da pontuação do Ranking Rotativo é escolher os representantes do estado do Paraná nos torneios nacionais quando esses eventos exigirem indicação com número limitado de atletas.
A.3) Neste ano de 2012, a finalidade do Ranking Anual será a de apontar o campeão Coroa de Prata e de Ouro.
A.4) No ano de 2012 serão realizadas 6 etapas e 2 Opens (Corridas de Prata) por cada Liga, sendo que as datas serão registradas no calendário oficial da FPFM, e após definido o calendário do ano, nenhuma das Ligas terá autonomia para modificar as datas sob qualquer pretexto, mesmo que com a unanimidade dos botonistas a ela filiados. Caso a data de uma etapa seja modificada por determinada Liga descumprindo esta cláusula, os botonistas filiados nesta Liga não receberão os pontos no ranking. 

B. INSCRIÇÕES
B.1) As inscrições para as etapas das ligas deverão ser feitas pelo representante de cada clube, subordinado a respectiva Liga, ao Diretor Técnico da mesma, através de e-mail, por contato telefônico ou pessoalmente respeitando a data limite das 24h00 anterior da última terça feira que antecede à Etapa.
B.2) Para que as inscrições sejam efetivadas, todos os inscritos bem como os clubes aos quais pertencerem, deverão estar em dia com suas obrigações junto a Diretoria Financeira da entidade organizadora.
B.3) Aos participantes das Etapas e Opens das Ligas (Corrida de Prata) serão conferidos pontos de acordo com os itens “F” e “G” deste regulamento, para efeito da composição do Ranking Oficial da FPFM (Rotativo e Anual-Coroa de Ouro) e das respectivas Ligas (Coroa de Prata).
C. MANUTENÇÃO E FILIAÇÃO NA FPFM

C.1) A filiação junto a FPFM, e conseqüentemente às Ligas, dar-se-á duas vezes ao ano, ou seja, de forma semestral, sempre com datas a serem definidas pela FPFM no início de cada semestre, sendo a primeira até o dia 27/01/2012, e a segunda até o dia 02/07/2012.
C.2) Caso o Botonista chaveado e ranquiado não se re-filie junto a FPFM e conseqüentemente à sua Liga nas datas previstas na cláusula C.1, automaticamente este atleta será retirado da sua série, ou melhor, retirado do chaveamento e colocado o próximo atleta do chaveamento em seu lugar, respeitado o item E deste regulamento.
C.3) Somente no início de cada semestre, nas datas contidas na cláusula C.1, a FPFM terá poderes para manusear o chaveamento de cada Liga, atualizando o chaveamento com apenas os atletas re-filiados.

D. FORMA DE DISPUTA DAS ETAPAS

D.1) Os torneios serão disputados com todas as categorias jogando juntas (Sub-18, Adulto e Máster).

D.2) A disputa das etapas (número 01 a 06) seguirá a fórmula de divisões, aqui chamadas: Séries “A”, “B”, “C” e série “EXTRA”.

D.3) Na Série A,B e C terão no máximo 10 atletas cada série, exceção se faz quando, para formação da série seguinte (caso seja a última série) não houver o mínimo de 06 atletas inscritos, neste caso as séries A, B e C poderão ter até 15 atletas no máximo.

D.4) No caso de qualquer série ser composta de no máximo de 10 atletas o sistema de disputa será de todos contra todos.

D.5) Se qualquer série for composta com mais de 10 atletas estes serão divididos em dois ou mais grupos jogando todos contra todos dentro dos seus respectivos grupos. Se a série for formada por apenas dois grupos, para a classificação geral haverá um cruzamento olímpico entre os dois primeiros colocados de cada grupo para definir quem disputará a final e quem disputará o 3º e 4º lugar. Pela classificação dos demais lugares, se houver, disputarão assim: 3ºX3º de cada grupo para definir o quarto e quinto colocados, 4ºX4º de cada grupo para definir o sexto e sétimo colocados e assim por diante. No caso de haver mais do que 02 grupos, a fórmula de disputa será definida pela referida Liga desde que não ultrapasse 09 rodadas para que as outras séries não sejam prejudicadas.

D.6) A série extra somente se realizará se houver o número mínimo de 06 atletas inscritos nesta série, após a formação das séries A, B e C. Como é a última série contará com o número ilimitado de jogadores. A princípio a forma ideal para realizar esta série será igual a formula do parágrafo anterior. Somente será dividido em mais grupos se o número de atletas, para este sistema, for atrapalhar a realização natural do campeonato, sendo que a comissão da Liga realizadora do evento julgará em quantos grupos será dividida esta série, quantos se classificarão e como serão feitos os critérios de classificação para confrontos e finais.

D.7) A passagem de uma Série a outra será por ACESSO e DECENSO, e a cada etapa “caem” (descem) os 4  últimos colocados da Série para a de baixo e “sobem” (acendem) os 4  primeiros de cada série para a Série acima.

D.8) O Botonista, mesmo após sua desfiliação, não sairá do chaveamento, salvo após o período de re-filiação para cada semestre, oportunidade em que o mesmo será retirado do chaveamento entrando o seguinte CHAVEADO no seu lugar, conforme já consta na cláusula C.


E. COMPOSIÇÃO DAS SÉRIES

E.1) Os torneios que formarão o chaveamento
serão denominados como Etapas e serão constituídas respeitando sempre a classificação final da última Etapa realizada, sendo respeitados os acessos, descensos e a re-filiação de cada semestre.

E.2) Para ocupar esta vaga, o critério adotado será o melhor classificado dentro do chaveamento após a realização da última etapa, ou seja, havendo exclusão de um atleta chaveado pela não re-filiação no começo de algum semestre, forçará a todos os seguintes classificados ocuparem a vaga seguinte em aberto gerando o efeito “cascata”. Ao final de cada etapa a classificação para chaveamento seguirá a seguinte fórmula:





E.3) A série A será composta pelos 06 atletas melhores classificados na última etapa da série A e mais 04 atletas melhores classificados na série B da última etapa realizada. Exceção se faz para:

E.3.1. Se na última etapa não foi jogada a série B por falta de atletas, sendo assim a série A será composta pelos 10 melhores classificados da última etapa; ou,

E.3.2. Se a série A foi realizada com mais de 10 atletas na última etapa, sendo assim a série A será composta pelos 10 melhores classificados e o restante (11º em diante) comporá a série B, adicionados os melhores chaveados, os quais comporão pela ordem as séries C e extra se houver necessidade. Caso os atletas estejam empatados no sistema de chaveamento, serão definidas suas colocações no chaveamento por sorteio; ou,

E.3.3. Se na última etapa a série A foi realizada com menos de 10 atletas, esta será composta pelos atletas que participaram da última etapa adicionando os melhores chaveados para que se complete o número de 10. Neste caso os próximos atletas chaveados comporão as séries B, C e Extra se for necessário inclusive o sorteio.

E.4) A série B será composta pelos 04 últimos colocados da série A do última etapa, mais o quinto e sexto colocados da série B da última etapa e mais os quatro melhores classificados da série C da última etapa. Exceção se faz para:

E.4.1. Se na última etapa a série C não foi jogada por falta de atletas, a série B será composta pelos 04 últimos colocados da série A mais o 5º ao 10º colocados na série B da última etapa sendo que os últimos classificados, após o 10º colocado (11º em diante) comporão a série C, adicionados com os melhores chaveados os quais comporão, também, a série extra se necessário; ou,

E.4.2. Se na última etapa a série C não foi realizada e a série B foi realizada com 10 atletas ou menos, esta será composta pelos 04 últimos colocados da série A mais os atletas que participaram da última etapa adicionando os melhores chaveados para que se complete o número de 10. Neste caso os próximos atletas chaveados comporão as séries C e Extra se for necessário.

E.5) A série C será composta pelos 04 últimos colocados da série B da última etapa, mais o quinto e sexto colocados da série C da última etapa e mais os quatro melhores classificados da série Extra da última etapa. Exceção se faz para:

            E.5.1. Se na última etapa a série Extra não foi jogada por falta de atletas, a série C será composta pelos 10 melhores classificados na série C da última etapa sendo que os últimos classificados, após o 10º colocado, comporão a série Extra adicionados com os melhores chaveados; ou,
E.5.2. Se a série C foi realizada com menos de 10 atletas, esta será composta pelos atletas que participaram da última etapa adicionando os melhores chaveados para que se complete o número de 10. Neste caso os próximos atletas chaveados comporão a série Extra se for necessário.

E.6) A série EXTRA será composta com no mínimo 06 atletas e com o número máximo ilimitado, sendo que a princípio esta será composta pelos 04 últimos colocados da série C adicionados de todos os outros atletas chaveados e/ou que pelo menos estejam inscritos e em dia em sua respectiva liga.

E.7) Sempre deve se lembrar que para a composição de uma nova série, após a série A, o número mínimo exigido é de 06 atletas chaveados.

E.8) Sempre que uma série (B, C ou EXTRA) possuir o mínimo de 06 botonistas filiados, a série anterior (A, B ou C) será realizada apenas com os 10 botonistas que estarão chaveados de acordo com o critério da cláusula E.3 deste regulamento.

E.9) Para composição das séries para a primeira etapa de cada semestre após a re-filiação, caso exista uma série (A, B ou C) que esteja incompleta, mas, o número de filiados inscritos para o evento obrigue a formação desta série e/ou mais alguma série, ocorrerá um sorteio entre os “filiados novos” (não chaveados), para que se complete a chave incompleta.


 F. PONTUAÇÃO DE CADA ETAPA PARA O RANKING
F.1) A pontuação que cada atleta receberá para o Ranking da respectiva Liga que esteja disputando e que também contará pontos para o Ranking Paranaense 2012, dependerá  de sua colocação, em cada Etapa, dentro de sua série, a saber:






F.2) A Série EXTRA é a série limite. Ou seja, em havendo um número de atletas inscritos para uma etapa superior a 35 atletas, sendo 30 para as Séries A, B e C e no mínimo 06 para ocorrer a série EXTRA, do 31º chaveado em diante, todos disputarão a série EXTRA no sistema de formação de grupos (constituídos por sorteio), conforme descrito na cláusula D.
F.3) A pontuação por colocação será somada a cada etapa e será válida apenas para efeito de Ranking, nunca para a classificação por série. O acesso à série acima ou o descenso será determinado apenas pela colocação do atleta a cada etapa, conforme a cláusula E.
F.4) Se houver atletas que se classifiquem abaixo da 10ª colocação na Série EXTRA, independente de quantos forem, todos receberão 10 pontos para efeito de somatória do Ranking.
F.5) O Ranking da Liga, denominado Coroa de Prata, será único, não distinguindo categoria. Será considerada a categoria, apenas na indicação de atletas para torneios estaduais, levando em consideração os atletas melhores colocados no ranking, por categoria.
F.6) Somente os inscritos que participarem integralmente de uma Etapa ou de um Open é que receberão os pontos para o ranking do torneio disputado, ficando de fora os não inscritos, mesmo ranquiados, e os inscritos mas que não participaram.
F.7) Além da pontuação das 06 Etapas, para a formação do ranquing da corrida para a Coroa de Prata, haverá ainda a somatória dos 02 Opens a serem realizados no ano de 2012. Para a Coroa de Prata se somará as pontuações das Etapas e Opens somente de sua respectiva liga. Já para a Corrida da Coroa de Ouro o atleta terá somado em seu ranquing todos os pontos conquistados nas 06 Etapas, 02 Opens e 02 Estaduais nos quais ele participou e pontuou.

G. FORMA DE DISPUTA DOS OPENS E PONTUAÇÃO
G.1) Nos Opens poderão participar qualquer pessoa interessada, filiada ou não, desde que se submeta aos regulamentos e códigos disciplinares nacionais e estaduais da regra 12 toques. Não haverá divisões por categoria, nem por chaveamento e nem por ranquing.
G.2) O sistema de disputa dos Opens será definido por cada Liga após o término das inscrições. Para uma melhor distribuição ou sorteio dos atletas em grupos será utilizada a colocação de cada atleta no chaveamento após a realização da Etapa anterior ao Open. Os inscritos para o Open que ainda não tiverem seus nomes no chaveamento serão colocados todos num mesmo sorteio. Apenas sugerimos às Ligas que procurem não ultrapassar de 10 rodadas para a realização dos Opens, pois os Opens tem por critério iniciar no período da tarde e se finalizarem no mesmo dia, no mesmo formato das etapas.
G.3) A pontuação distribuída aos atletas que participarem de cada Open será:





G.4) A pontuação do Open será válida para o ranquing da Coroa de Ouro, para o ranquing Rotativo e somente será válida para a Coroa de Prata dentro da Liga que o atleta disputou o Open.

H. HORÁRIO DE INÍCIO DAS ETAPAS E OPENS
H.1) A chamada dos participantes deverá ser feita as 13:45 horas horas e a 1a. rodada deverá ser iniciada  as 14:00 horas. Haverá tolerância de 15 minutos para o início da 1ª rodada.
H.2) Aos botonistas que se atrasarem para o evento, haverá tolerância apenas até o início da 2a rodada, sendo que a partir da qual serão considerados ausentes e em conseqüência, excluídos do torneio.

 I. UNIFORMES
I.1) Em competições da FPFM e das Ligas afiliadas será obrigatório o uso de uniforme pelos botonistas, da seguinte forma:
I.2) Neste ano de 2012, a FPFM concede a cada Liga os poderes para regulamentarem a forma da utilização da indumentária dos Botonistas para a disputa das etapas (Corrida de Prata).
I.3) Todos os botonistas deverão se apresentar devidamente trajados e uniformizados com camisas, calção/calça oficiais dos clubes pelos quais estiverem inscritos. Não serão admitidas quaisquer improvisações vedadas pela Liga e a falta do uniforme impedirá a participação no evento. Os uniformes nos eventos estaduais deverão ser iguais a todos os atletas de um mesmo clube/time.

J. SEMELHANÇA DE TIMES
J.1) No caso da disputa de partida entre botonistas que se apresentarem com times semelhantes, impossibilitando a sua normal realização e não havendo acordo para substituição de um dos times, o impasse deverá ser solucionado por sorteio efetuado pelo Representante Oficial da FPFM presente ao evento ou pela troca dos dois times se assim preferirem os atletas.
 
K. ABANDONO DA COMPETIÇÃO
K.1) O não comparecimento de qualquer botonista para a disputa das partidas após o mesmo ter iniciado sua participação no torneio, será considerado abandono.
K.2) Em caso de abandono da competição por qualquer dos botonistas inscritos, todos os seus resultados serão revertidos para WxO em favor do seu adversário considerando o placar de 0x3, com exceção dos botonistas do mesmo clube do abandonante, que neste caso terão os resultados das partidas realizadas mantidos, e o mesmo receberá a punição imediata de proibição de participação no próximo torneio aberto da liga e sem ter direitos a receber pontos por essa etapa da liga, além de prováveis punições previstas no RD.

 L. 1) FALTA Á COMPETIÇÃO
L.3) Em caso de falta na competição por qualquer dos botonistas inscritos, todos os seus resultados serão WxO, considerando o placar de 0x3, sem ter direito de receber pontos por essa etapa da liga, alem das punições previstas no RD.

M. ARBITRAGEM
M.1) As partidas deverão ser disputadas dentro do maior respeito e da ética que o esporte exige, não estando, portanto, prevista a possibilidade de arbitragem. Porém, caso um dos botonistas venha a solicitar arbitragem, o Representante Oficial da FPFM presente deverá designar um botonista disponível, para atender a solicitação.

N. PONTUAÇÃO
N.1) A vitória em cada partida terá valor de 3 (três) pontos, o empate 1 (um) ponto para cada botonista e a derrota não pontuará. A partida que tiver como resultado WxO, contará 3 (três) pontos para o botonista presente, com placar numérico de 3 x 0. Se os botonistas relacionados para a realização da partida não se apresentarem, o resultado será WxW e não haverá marcação de pontos para nenhum dos participantes.


O. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
O.1) Nas etapas da Ligas os critérios de desempate, no caso de mesma pontuação de uma mesma fase, são os seguintes:
            1) Maior número de pontos ganhos em todas as fases;
            2) Maior saldo de gols em todas as fases;
            3) Maior número de gols marcados em todas as fases;
            4) Maior número de vitórias em todas as fases;
            5) Maior número de pontos ganhos na fase;
            6) Maior saldo de gols na própria fase;
            7) Maior número de gols marcados na própria fase;
            8) Maior número de vitórias na própria fase;
            9) Sorteio.

P. PREMIAÇÃO
P.1) Cada Liga possui autonomia para premiar seus Botonistas da forma como entender mais adequada, tanto nas Etapas, Opens e Coroa de Prata.
Q. TRANSFERÊNCIA DE BOTONISTAS ENTRE-CLUBES

Q.1) Será permitido pela FPFM a transferência de Botonistas de um clube para outro durante o mesmo ano-calendário, entretanto, o transferido de um clube para outro somente poderá jogar os torneios individuais, sendo-lhe vedada a participação em torneios interclubes representando o clube ao qual fora transferido no mesmo ano.

Q.2) O Botonista transferido de um clube para outro no mesmo ano, mesmo que regresse ao seu clube de origem, no ano/calendário estará impedido de participar de campeonatos interclubes.

Q.3) Para efeito das regras de transferência citadas nas cláusulas N1 e N2, basta a inscrição do Botonista em determinada equipe, pouco importando se o atleta tenha ou não atuado no campeonato interclubes ou mesmo individual.

Q.4) O Botonista poderá se filiar em uma equipe de determinada Liga e participar de torneios individuais na outra Liga defendendo as cores da sua equipe. Referido Botonista somente poderá disputar torneios interclubes pela equipe a qual estiver filiado.

R. 1. TRANSFERÊNCIA DE BOTONISTAS ENTRE-LIGAS

R.4) Será permitido pela FPFM a transferência de Botonistas de uma Liga para outra durante o mesmo ano-calendário, respeitando-se o item anterior quanto à filiação em clubes. Importante salientar que o Botonista, ao se transferir de Liga, manterá os pontos conquistados no Ranking Rotativo e no Ranking Anual (Coroa de Ouro), no entanto, irá compor a última série da Liga receptora para fins de chaveamento.

S. CASOS OMISSOS
S.1) Os casos omissos a este regulamento que, porventura, puderem vir a prejudicar o andamento do evento, deverão ser resolvidos pelo Conselho Disciplinar da Liga, ou em caso de impossibilidade deste resolver no ato o caso irá para federação que resolverá em diretoria.
S.2) Os casos omissos a este regulamento que, porventura venham a acontecer quanto à interpretação de chaveamento de séries de disputa ou de ranquing, serão julgados pela FPFM.

T. VIGÊNCIA
T.1) Este regulamento possui vigência a partir de 02 de janeiro de 2012, e valerá por prazo indeterminado.
Londrina, 02 de janeiro de 2012.

ERNANI EUZEBIO GROSSI
PRESIDENTE FPFM