quinta-feira, 29 de outubro de 2009

29ª Copa Pastel - Nos penaltis, Ernani é Tetra !!

Mais uma noite de muita descontração e bola na rede.
Foi isso que vimos nesta quarta, dia 28/10, na nossa sala de treinos no Grêmio.
Nada menos que 14 botonistas (entre eles um novato - Lucas, também conhecido como Genaro) estiveram presentes para mais uma edição da competição mais gostosa do Brasil.
Pessoal animado e feliz pela proximidade da chegada de novos times (que estão a caminho) e até uma "bola" diferente (dadinho) foi vista, testada e aprovada (nem por todos.. rsrs) no local.
Com a bola rolando, jogos bem jogados, gols no sino, disputa de penaltys, enfim não faltou emoção e alegria o que, felizmente, já não é surpresa para quem pode participar destes treinos de quarta-feira.

PRIMEIRA FASE
Como de costume, os 14 botonistas foram divididos por sorteio em jogos eliminatórios que tiveram os seguintes resultados:
Ednilson 3x6 Ernani, Ricardo Asso 6x3 Paroski, Marcelo Indio 2 x 3 Bruninho, Alexandre 1 x 0 Genaro, Giovanni 0 x 5 Fernando, ,Victor 5 x 1 Jeferson Ibsen 1 x 5 Robertinho Dalcin, .
Destaque para o confronto entre ex-campeões da Copinha, Victor x Jeferson e Ernani x Ednilson.
SEGUNDA FASE
Como foram 7 partidas e com isso 7 classificados, o oitavo integrante das quartas de finais teve que ser conhecido por sorteio entre os eliminados.
E o sortudo da vez foi Ednilson.
Sorte que não durou muito tempo, pois jogou e foi eliminado (5 x 7) pelo reverendo Almeida, também conhecido como Victor Heremann.
Nos outros jogos, Ricardo Asso passou por Alexandre por 4 x 3, Fernando despachou Robertinho Dalcin por 6 x 3 e Bruninho não resistiu a ótima fase de Ernani 3 x 5.

SEMI FINAIS
Dois jogos, 24 gols. Isto mostra bem o nível desta Copa Pastel.
Enquanto numa mesa Fernando, sem medo de pecar, sapecava sonoros 7 x 4 no reverendo Almeida (Victor), na outra mesa, um jogo equilibradíssimo e cheio de gols definia o outro finalista. Ernani e Ricardo fizeram um jogo digno de grandes campeões, mas no final, por diferença mínina, Ernani passou adiante (7 x 6).

FINAL
A final colocou frente a frente, dois grandes botonistas. Um deles, Ernani, por três vezes sentiu o gostinho do pastel. O outro, Fernando, buscava pela primeira vez o título mais gorduroso do Brasil.
Fernando teve uma bola no sino para decidir o confronto a seu favor, mas a palheta pesou muito e ele mandou a bola pra fora.
Jogo empatado 5x5, decisão nos penaltis.
Como fez o Brasil no Sub 20, Fernando, por duas vezes, teve a bola do título e acabou falhando.
Ernani, valendo-se de sua maior experiência em decisões, não perdeu a oportunidade e faturou seu quarto título da Copa Pastel, igualando-se assim a Robertinho Dalcin e a Ednilson, todos agora são tetra-campeões da copinha.

Após os jogos, como de costume, teve o tradicional Lanchão da Meia-noite.
E lá não poderia faltar os vacilos.
Ednilson esqueceu de pedir o lanche, ainda estava traumatizado pela má noite nas mesas.
Se por um lado Ednilson se esqueceu, Victor foi o premiado da noite.
Foi quem fez o pedido primeiro e o último a receber, depois de várias "brigas" com os garçons.
Quarta que vem tem mais.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Robertinho tetra-pastelão!

Tivemos na noite desta quarta-feira, 21 de outubro a 28ª Copa Pastel. Novamente prestigiada por todos os seus ex-campeões, a edição apresentou um excelente nível técnico e mostrou que essa galera está afiadíssima para a disputa da 7ª etapa da Coroa de Prata que acontece daqui 10 dias em Londrina.

Primeira-fase:
Na primeira série eliminatória Jeferson eliminou Fernando (5x4), Victor eliminou Bruninho (4x2), Ernani eliminou Maicon 6x4, Robertinho eliminou Ibsen (7x4), Xande eliminou Giovanni (3x0) e no grande clássico da primeira fase, no jogo entre ex-campeões do pastel, Ednilson com atuação extraordinária eliminou Ricardo Asso (8x4).

Segunda fase:
Na segunda fase, jogos mais difíceis, confrontos de maior peso. Entre os que permaneciam na disputa pelo título, somente Xande não havia conquistado a “Copinha” ainda. E sua incursão entre os campeões parou justamente por aí. Victor foi quem o eliminou (4x3). Por esta mesma fase, Jeferson eliminou Ednilson por 5x2. E a mesa 1 assistiu a um super-jogo: Confronto direto entre dois tri-campeões do Pastel. Ernani e Robertinho fizeram um jogo excepcional, assim como ta tinham feito na primeira fase. Ao soar do cronômetro, jogo empatado 6x6. Na disputa dos pênaltis, Robertinho levou a melhor e seguiu na competição.

Terceira fase :
E olha que a vitória suada de Robertinho contra Ernani na segunda-fase valeu mais do que ele poderia prever. Como nesta fase estavam classificados apenas 3 botonistas (além dele, Jeferson e Victor), um destes seria beneficiado pelo sorteio e se qualificaria para a grande final sem a necessidade de disputar uma semi-final. E o sorteio definiu que a semi-final seria então entre os dois maiores vencedores da Copa Pastel: Jeferson e Victor. Tecnicamente este foi um dos jogos mais fracos da noite, mas serviu para classificar Jeferson (vitória por 3x1) para a grande final: sua 15ª nas últimas 20 edições.


FINAL:
E mesmo com tanta experiência em tantas finais, Jeferson não foi capaz de segurar um outro grande campeão, Robertinho. Mais seguro nas suas bolas de confiança - de média e longa distância – principalmente no primeiro tempo, Robertinho deu a saída no segundo tempo vencendo por 3x1. Jeferson então investiu num jogo rápido, de recuperação, não muito comum às suas características de jogo. A tática de pressionar Robertinho parecia estar funcionando e por duas vezes a distância no placar diminuiu perigosamente. No entanto, Robertinho soube aproveitar duas belas bolas pela esquerda e quando vencia por 5x4, deu a saída e repetiu a jogada anterior. Quando marcou o 6º gol, o cronômetro já havia soado. Final: Robertinho 6x4.
Com este êxito, Robertinho , agora tetra-campeão da Copa Pastel, ultrapassa Ernani na galeria de campeões e passa a ser o terceiro recordista em número de conquistas (ao lado de Ednilson, que também detém 4 títulos)

Depois da Copa Pastel, a galera em comunhão, liderada pelo Reverendo Almeida (nova alcunha de Victor Heremann), dirigiu-se para a confraternização de costume.


Após os comes e bebes, todos receberam a bênção final e foram dormir de barriguinha cheia felizes e sorridentes.
Viva a Copa Pastel, Aleluia!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jeferson deca-campeão da ”Copinha”

A 27ª edição da Copa Pastel foi realizada nesta quarta-feira, 14 de outubro no CT do Grêmio Londrinense com a participação de 8 botonistas, incluindo seus maiores papões, como Jeferson, Victor, Ednilson, Ernani e Ricardo Asso.
Além destes, Fabrício, Cotonete (de Bela Vista do Paraíso) e Maicon prestigiaram a Copinha numa noite em que a seleção brasileira de futebol disputava seu último (e sofrível) jogo na fase de eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 frente à (igualmente sofrível) seleção venezuelana. E a animação e entusiasmo dessa galera para palhetar foi maior que a vontade de ver o jogo da seleção – que acontecia no mesmo horário do treino, às 19h – e tivemos uma 27ª edição bastante disputada e cheia de gols.
Já na primeira rodada Fabrício eliminou Cotonete num jogo de bastante equilíbrio (4x3). Mais equilibrado ainda foi o jogo entre os ex-campeões Ernani e Victor, em que um empate em 3x3 no tempo normal levou a decisão para a cobrança de pênaltis – vencida por Victor. Outro jogo entre ex-campeões – Jeferson e Ricardo Asso - também acabou empatado. Ricardo vencia o jogo com tranqüilidade e abriu 4x1 na saída de bola já no segundo tempo. Foi quando Jeferson partiu para o tudo ou nada e conseguiu reagir, empatar e levar o jogo para os pênaltis, onde terminou o serviço e eliminou Ricardo.
Nesta primeira fase, o único jogo que não apresentou esse equilíbrio todo foi o atropelamento de Ednilson pra cima de Maicon. Inspirado ainda pelo título da Copa Integração, conquistada no domingo em Bela Vista do Paraíso, Ednilson aplicou incríveis 9x2 em Maicon e avançou às semi-finais.
SEMI-FINAIS:
As semi-finais foram disputadas então por Victor e Ednilson na mesa 3 e por Jeferson e Fabrício na mesa 2. Em ambas as partidas o “tal do equilíbrio”, visto na fase anterior foi pro espaço: Jeferson não tomou conhecimento de Fabrício (7x2) e Ednilson seguindo sua série implacável de gols, aplicou 6x2 em Victor. A Final então seria entre Jeferson e Ednilson.
FINAL:
Uma final entre dois botonistas de estilos bem diferentes. Enquanto Ednilson investia nas melhores bolas, sempre tentando penetrar a zaga adversária e chutar de sua zona mais efetiva, ou seja, de dentro da área, Jeferson acreditava em uma zaga bem postada e em chutes da entrada da grande área. E foi assim que se iniciou essa grande final. Ednilson tinha a posse de bola e vinha costurando a zaga adversária. Quando se preparava para entrar na grande área, o toque saiu milímetros mais curta do que deveria, o suficiente para impedir seu chute a gol em função da presença do goleiro – forçando-o a queimar a jogada pela linha de fundo.
Jeferson foi ao ataque e abriu o marcador com um chute frontal a quatro dedos da linha da grande área. Ednilson desperdiçou uma chance na saída de bola, pela esquerda e Jeferson também. Irreconhecível na partida, Ednilson perdeu ainda um terceiro ataque, com uma bola que explodiu no travessão e saiu para lateral. Jeferson então começou a dar contornos reais a mais um título. Cobrou o lateral e aproveitando-se da formação da zaga adversária, preparou um chute praticamente do mesmo local de onde já marcara seu primeiro gol. Aí foi inevitável, chute no centro do gol encobrindo o goleiro.
Com 2x0 contra (e sabendo que Jeferson sairia com a bola no 2º tempo) Ednilson desceu para o ataque sob muita tensão. Talvez por isso tenha desperdiçado mais um ataque. Jeferson pressentindo o soar do cronômetro, rapidamente organizou um último lance de muito longe. Assim que a bola cruzou o meio campo, pediu “para o gol” e o cronômetro soou. Aconteceu então, provavelmente o gol mais importante dessa decisão. Um chute forte, encobrindo o goleiro de Ednilson - 3x0.

Jeferson, agora cheio de confiança, saiu com a bola no segundo tempo e abriu 4x0. Ednilson tentou alguns artifícios, como mudar a sua formação de defesa, o que de certa forma atrapalhou alguns ataques de Jeferson e lhe deu uma certa sobre-vida chegando a diminuir para 3x4. No entanto, Jeferson sempre esteve no comando da partida e ainda marcou um último gol – dando números finais à 27ª Copa Pastel: 5x3. Este foi o décimo título da Copinha de Jeferson, que a cada edição parece fazer mais jus à alcunha de “El pastelero”.

Depois do apito final, ainda rolaram alguns amistosos e a galera partiu para a mesa redonda de costume, o conhecido lanchão da meia-noite, que invadiu os primeiros minutos da quinta-feira.
No cardápio: hamburger, bacon, calabresa, táticas e muita gargalhada. Quarta que vem tem mais, lógico. O óleo já está esquentando.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O fim de semana na Liga União.

Realizado no domingo 11 de Outubro de 2009 na AABB em Bela Vista do Paraíso uma competição inédita. A Copa Integração de clubes, contou com os botonistas das Equipes do LBFM de Bela Vista e membros das equipes de Londrina, IVN-A e IVN-B.
Com a presença de 18 botonistas, divididos em 4 equipes nomeadas com as cores de seus uniformes, Amarela, Branca, Rosa e Azul, definidas por sorteio instantes antes do inicio da competição, não faltaram grandes disputas no decorrer da Copinha. As equipes ficaram assim definidas, Amarela, Jeferson, Robertinho, Pedrinho e Andrezinho, equipe Branca, Ednilson, Roger, Lucas e Ibsen, equipe Rosa, Ricardo Asso, Cotonete, Leonardo e Chocolate, e por fim a equipe Azul com Ernani, Fabricio, Maicon, Danilo Menon e os suplentes Gabriel e Fernando. Após as 3 rodadas, estes foram os resultados:

1ª RODADA
Amarelo 14x32 Branco2
Rosa 16x28 Azul

2ª RODADA
Amarelo 35X11 Azul
Branco 22X22 Rosa

3ª RODADA
Amarelo 29X17 Rosa
Branco 33X12 Azul

Diante disso, sagrou-se campeã a equipe Branca, seguida pela Amarela (em segundo) e pela Azul (em terceiro). A equipe Rosa de nosso eterno campeão brasileiro de 1992, Ricardo Asso, amargou a última colocação.

Individualmente falando, os atletas com melhor aproveitamento na Copa Integração 2009 foram:
Ednilson – 9 vitórias/ 3 empates (invicto e com média de 8 gols por jogo),
Robertinho – 9 vitórias/ 1 empate (segundo melhor ataque)
Jeferson – 7 vitórias/ 2 empates (defesa menos vazada)
Roger – 7 vitórias/ 2 empates

Este é um torneio que ao que tudo indica, veio pra ficar. A organização e local excederam as expectativas. O clima entre os participantes não poderia ser melhor, mais cordial e divertido. É o que vocês poderão ver neste terceiro vídeo da série “Olho Crínicu”. Divirtam-se!

Até a próxima, pessoal. Não deixem de comentar o vídeo!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

OLHO CRÍNICU

Devido ao enorme sucesso de crítica e de acessos (via YOUTUBE) dos curtas lançados aqui no blog, decidimos efetivar o programa "Olho Crínicu" de forma semanal. A partir de hoje, 9/10 o programa será sempre veiculado aqui às sextas-feiras com a análise criteri-horrorosa do que de interessante (leia-se ridículo) aconteceu nos últimos 7 dias no futebol de mesa do norte do Paraná.
Como esta semana estávamos ainda ensaiando e muito sem um foco dirigido, o material colhido foi bem abrangente (material colhido parece coisa de exame de fezes né?)... Acabamos gerando 2 curtas pra essa semana. Como sabem, o primeiro está na postagem anterior (e versa mais especificamente sobre o tri-campeonato de Ernani na Copa Pastel).
Com vocês agora (então): o segundo programa OLHO CRÍNICU.



Se quiserem ver o vídeo em HQ (high quality) clique sobre o ícone do Youtube no canto inferior direito do vídeo.
Se tiver críticas, idéias, sugestões para as próximas abordagens aproveitem o espaço coments para deixar sua colaboração.

Ernani tri-campeão na 26ª Copa Pastel

Quem esteve no centro de treinamento do futebol de mesa londrinense nesta quarta-feira, 07/10 pode apreciar uma noite de gala do botonista Ernani Grossi, um dos melhores da categoria master no estado do Paraná. Com apresentações requintadas e um jogo pra lá de consistente, atropelou quem quer que tenha ousado atravessar seu caminho (ou que tenha tido o azar no sorteio de ter de enfrentá-lo).
O primeiro a cair, foi Xande (5x2) na primeira fase. Nesta fase ainda, um confronto entre os dois últimos finalistas: Ednilson 4x2 Jeferson. Além destes dois jogos, Robertinho passou por Fabrício, Victor por Matheus, Ibsen por Giovanni e Fernando por Marcelo Índio.
Na segunda fase, grandes jogos acabaram definindo os classificados:
Fernando 7x5 Robertinho; Ednilson 7x3 Ibsen e Ernani (ainda inspirado) 5x4 Victor.
Na fase semi-final, Ednilson foi beneficiado pelo sorteio e ganhou (sem precisar jogar) a vaga na grande final. Enquanto isso, na mesa 5 começava o Showtime de Ernani. Numa partida extraordinária, aplicou incontestáveis 7x4 em Fernando Mazini e qualificou-se para a final contra Ednilson.


A final foi um jogo bastante equilibrado no primeiro tempo. Os atletas estudavam sempre a melhor jogada e queriam concluir sempre das melhores posições. Ernani esteve sempre muito constante. Tanto na armação das jogadas quanto nas finalizações. Por conta dessa regularidade, o jogo acabou definido num erro de Ednilson, que dera a saída para empatar o jogo em 3x3. A bola acabou muito espremida entre um zagueiro de Ernani e seu goleiro, fazendo com que Ednilson não pudesse concluir sua jogada ao gol. No contra-ataque Ernani abriu dois gols sobre seu adversário e não permitiu mais que este o ameaçasse efetivamente.
Ednilson ainda chutou três incríveis bolas de muito longe, tendo aproveitado todas, mas Ernani continuou firme e preciso no ataque convertendo os gols necessários para comemorar o seu terceiro título da Copa Pastel. Final: Ernani 7x6 Ednilson.

Após o campeonato, a galera se reuniu para algo que já se tornou tão tradicional quanto a própria Copa Pastel – o Lanchão da meia-noite. Prova desse prestígio, é que dois botonistas (Ricardo Asso e Cotonete) que nem participaram da 26ª edição da Copinha deram o ar da graça e vieram rir com a galera e aproveitar o bate-papo com os amigos que invadiu a quinta-feira despreocupadamente.

Um dos presentes, Giovanni Nobile (botonista profissional e jornalista nas horas vagas) trouxe debaixo dos braços um motivo a mais para a felicidade de todos. O número 37 da revista Piauí (Editora Abril). A edição que entrou em circulação esta semana em todo o país, traz uma matéria escrita por ele (Giovanni) com o título “ O Armani dos botões” abordando o sucesso que fazem as artes (decorações) criadas por Jeferson e vendidas para vários estados do Brasil através do blog http://vitrinedobotão.blogspot.com/



TORNEIO INTEGRAÇÃO INTER-EQUIPES:
Lembrando todos que neste domingo, 11 de outubro acontece o Torneio Integração Inter-Equipes na cidade de Bela Vista do Paraíso. O evento marcará a “inauguração” das 12 novas mesas Temp Sports adquiridas pela Liga Belavistense, e visa sobre-tudo o amadurecimento do espírito de disputa dessa modalidade (equipes) entre os atletas da Liga União. Um belíssimo churrasco será oferecido aos atletas participantes no intervalo entre os dois poeríodos torneio (almoço). Estão todos convidados a prestigiar essa belíssima festa.

OLHO CRÍNICU:
Pós-análise da rodada dessa quarta-feira. Divirta-se!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mais um sábado para celebrar a amizade.

O clima na tarde de sábado estava agradabilíssimo! Não, não falo da temperatura. Esta estava quente. Fervendo. De derreter o asfalto e sair fumaça dos botões! É que o calor estava forte. Mas o clima... Ah! Este estava bom demais!
Vários botonistas compareceram ao centro de treinamentos no Grêmio Londrinense e fizeram jogos muito bons!
Dentre estes, a presença ilustre de dois queridos atletas: José Luiz Negreti, o Zé. E José Grossi Sobrinho, o grande Juquita.
“Estive afastado por causa de uma doença. Mas quer saber, a maior doença que existe é ser botonista. Só sendo doente pra vir aqui neste calor”, brincou Zé Luiz, que com muita alegria em seu jogo marcou um golaço na gaveta. E está aí a imagem na foto que é pra não deixar dúvidas!


O fato de vê-lo jogando de volta no meio da galera chegou a emocionar muita gente.
Com toda a humildade de um campeão (espaço para risos...)... então... O Fabrício foi esperto e trouxe água. Os outros, menos agraciados de tamanha esperteza, tiveram que apelar pra Coca-cola, quase tão quente quanto os jogos. Mas valeu!
O sábado foi animado, com a presença, inclusive, de novos botonistas.
Danilo, com sua palheta top de tiptiptileno, compareceu. Aliás, esse será um assunto a ser debatido na próxima vídeo-aula com professor Degaffo: qual a melhor palheta: a besuntada com sebo de costelada de almoço de domingo? Ou uma tiptiptileno original de fábrica? Hein?! O fato é que aquela palheta era A VERDADEIRA!
Verdades à parte, verificou-se, neste sabadão, um gol contra de Julio contra Giovanni. Giovanni não disse, mas certamente pensou, após aquela bola: put* que parooooooooski! O jogo terminou 3x2 pro Julio. Não fosse a besteira de não observar o goleiro, seria empate. E diga lá: empate, nessa altura do campeonato, é vitória! Mas não foi dessa vez. Humpf!


No mais, jogos descontraídos. Disputas acirradas. Juquita chamando o pobre Pedrinho de suicida, que agora já assume a alcunha de Pedrinho Kamikaze. Avecredo!
E, lá no final da noite, quando todos já se arrumavam para ir embora, eis que surge Ednilson. E ele veio no gás! Quem estava lá, sabe do que estou falando. Imagina só ele jogando depois de uma costelada? Eita pipoco!

Giovanni Nobile

UM PARÊNTESE ESPECIAL:

Como os amigos puderam ler na bela matéria escrita por nosso jornalista “esse é profissional mesmo” Giovanni Nobile, o sábado foi muito divertido no CT do Grêmio Recreativo e Literário Londrinense. E um dos motivos com o qual a galera mais encontrou razão pra sorrir, pra se alegrar (fora as bolinhas na rede, é lógico), foi rever uma das pessoas mais queridas do futebol de mesa em todo o Brasil.
Sim, Nosso amigo José Luis Negretti, que está afastado do nosso convívio e das competições há vários meses tratando-se de um problema de saúde veio ao Grêmio e foi recebido com enorme felicidade por todos – realmente todos (sem exceção).
Se alguém, mais novo de Liga ou menos avisado desconhece a amizade e o carinho que todos do futebol de mesa de Londrina nutrem por este “cara”, separei este vídeo para ajudar a entender um pouco do que ele significa para todos nós. Trata-se de um vídeode dezembro de 2008 da final da Copa Toca Bola, um torneio disputado em duplas que visa de congraçamento dos botonistas londrinenses e marca o final do calendário oficial da temporada.
Naquela ocasião, a partida entre as duplas finalistas Zé Luis & Ibsen e Jeferson e Lucas Sotana acabara empatada e a decisão do campeonato aconteceu na cobrança de penaltis. Aproveitem!!



Zé, ver você bem, na mesa, jogando, dando boas gargalhadas, e metendo bola na rede (como nesse golaço que o Giovanni fotografou) nos encheu de vontade de ver você mais vezes entre nós. Estamos todos torcendo pela sua recuperação e esperamos o quanto antes ter você conosco em definiivo, nos treinos, nos jogos, nas viagens, enfim, nas alegrias que essa verdadeira família que temos aqui em Londrina (e que você ajudou a formar) estamos acostumados a conviver.

Jeferson Carvalho

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jeferson enea-campeão da Copinha.

A noite desta quarta-feira. 30 de setembro, foi palco para a vigésima - quinta Copa Pastel, que contou com a presença de 14 botonistas, dentre eles uma ilustre figura, Flavinho de Bela Vista do Paraíso que participou pela primeira vez da famosa competição e pode conferir de perto toda a alegria e descontração da galera do pastel.


.....................................................
PRIMEIRA FASE:
Infelizmente o nosso ilustre visitante não teve vida fácil e logo de cara se deparou com Jeferson “el pastelero”, sofreu uma goleada e não passou da primeira fase. Ainda na primeira fase, em outra partida de destaque, Victor eliminou Ricardo Asso (o detentor do título) com uma belíssima apresentação. Nas demais partidas: Ednilson eliminou Fernando com goleada, Ernani eliminou Xande, Fabrício eliminou Pedro e Ibsen passou (nos pênaltis) Bruninho.


.....................................................
SEGUNDA-FASE:
Nas quartas de final, Ednilson acabou beneficiado pelo sorteio e foi agraciado com a vaga direto na faseseguinte. Os demais 6 pretendentes se pegaram em jogos eliminatórios que valiam as outras 3 vagas na semi-final. Victor venceu Fabricio, Jeferson eliminou Alexandre e Ernani atropelou Ibsen com uma sonora goleada.


Estavam definidos os 4 botonistas que disputariam o título da noite: Jeferson x Ernani; Victor x Ednilson. 3 detalhes curiosos dessas semi-finais:

I - Juntos, estes 4 botonistas tinham faturado 20 (dos 24) títulos da Copa Pastel.
II - Em ambos os confrontos estavam 10 títulos: Victor (6) x Ednilson (4); Jeferson (8) x Ernani (2).
III - Todos os 4 são atletas da equipe IVN-A.

.....................................................
SEMI-FINAL:

(JEFERSON X ERNANI) fizeram uma semi-final bastante equilibrada e qualquer um que obtivesse a classificação certamente seria justíssimo. A partida no intervalo contava 2x2 e no segundo tempo foi um festival de chances perdidas de ambas as partes. Ernani, porém, conseguiu um gol importante quando a partida passava de metade do segundo tempo. Jeferson respondeu imediatamente na saída de bola com um chute de longa distância. Ernani teve a chance então de passar à frente. O chute pegou na trave e saiu para lateral. No contra-ataque, Jeferson transpôs a linha de zagueiros e então decidiu a partida a seu favor com um chute por sobre o goleiro – Jeferson 4x3 Ernani.
(VICTOR X EDNILSON) foi um jogo de dois tempos muito distintos. No primeiro tempo, uma partida extremamente equilibrada. Mesmo Ednilson tendo saído com a bola, Victor dominou as ações e virou para a segunda etapa vencendo por 3x2. E quando Victor parecia ter tudo a seu favor, vencendo a partida e saindo com a bola para abrir dois gols de vantagem, aconteceu justamente o oposto. Ednilson virou a partida de forma arrasadora com 5 gols em sequência enquanto Victor passou a segunda etapa inteira sem marcar. Final - Ednilson 7x3 Victor.


.....................................................

FINAL:
Ednilson vem dando mostras de estar retomando seu melhor nível técnico. Mais dedicado aos treinos e bastante motivado, o botonista de Cambé chegou à (pasmem) 3 finais no intervalo de 5 dias. Campeonato Londrinense, Campeonato Belavistense (do qual sagrou-se campeão) e da 25ª Copa Pastel. Um recorde! Seu oponente, Jeferson em contrapartida, vive um ano espetacular e para que se tenha uma idéia da sua intimidade com a Copinha, considere que das últimas 13 edições ele esteve em nada menos que 10 finais.



O jogo foi muito interessante e cheio de alternativas. Ednilson deu a saída e abriu o placar. Jeferson respondeu imediatamente com uma jogada pelo meio em que a bola parecia muito à frente e fez com que o adversário adiantasse seu goleiro até o limite da pequena área – 1x1. Foi a vez de Ednilson que tocava muito bem a bola e escolhia a mehor posição para chutar suas bolas (de dentro da grande área) descer ao ataque – no entanto, traído pela bola, pagou por seu preciosismo e perdeu a jogada sem conseguir chutar a gol.
Jeferson cobrou a falta e saiu para o contra-ataque numa jogada pela direita. A bola ficou novamente muito à frente e Ednilson pela segunda vez na partida adiantou seu goleiro até o limite da pequena área. Jeferson, não se intimidou e virou a partida para 2x1.
Algumas jogadas na sequência não resultaram em gol e a rede só voltou a balançar já próximo do final da primeira etapa. Ednilson veio à frente pelo meio, costurou a zaga de Jeferson com tranqüilidade e chutou com precisão no canto superior direito para empatar.
Pressentindo o final do primeiro tempo, Jeferson apressou-se na saída de bola e arriscou um chute forte da intermediária que encobriu o goleiro de Ednilson e deu números finais à primeira etapa – Jeferson 3x2.
Na saída do segundo tempo, Jeferson não se aproveitou de estar à frente no placar e sair com a bola para abrir vantagem, com isso deu chances a Ednilson que acabou empatando o jogo novamente com uma jogada de grande habilidade pelo centro (um pouco distante da área) 3x3. Na saída de bola, contudo, Jeferson marcou e pôs vantagem no placar novamente – 4x3.
Ednilson, abusando da habilidade com os toques (uma de suas características), parecia querer entrar sempre na grande área para definir suas jogadas e escolher a melhor posição para o arremate, acabou traído novamente pela bola e foi obrigado a chutar uma bola ruim numa hora importantíssima do Jogo. Com isso ofereceu um contra-ataque a Jeferson que, mesmo se enrolando bastante durante a jogada, conseguiu consertar uma bola espirrada e chutar uma bola perfeita no ângulo esquerdo e abrir 5x3 há pouco tempo do fim.
Ednilson deu a saída, rapidamente costurou a zaga e chutou no centro do gol indefensáfel diminuindo para 5x4. Jeferson então preparou-se para dar a saída, 1, 2, 3 toques... soou o cronômetro. Fim de jogo, fim de Copa pastel. Nono título de Jeferson (o pasteleiro) na Copinha.

Depois da grande e emocionante final, a galera foi bater o fortíssimo lanchão da meia-noite e jogar conversa fora como de costume.
Sábado tem Campeonato Ivaiporãense 2009 e dia 11 em Bela Vista do Paraíso tem a aguardadíssima Copa Integração de Equipes com a estréia de 12 mesas novas adquiridas pelo Belavistense Futebol de mesa.


Estão todos convidados a prestigiar esses dois belos eventos que servirão certamente como boas prévias da 7ª e decisiva etapa da Corrida de Prata 2009.Nos vemos lá.