quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jeferson deca-campeão da ”Copinha”

A 27ª edição da Copa Pastel foi realizada nesta quarta-feira, 14 de outubro no CT do Grêmio Londrinense com a participação de 8 botonistas, incluindo seus maiores papões, como Jeferson, Victor, Ednilson, Ernani e Ricardo Asso.
Além destes, Fabrício, Cotonete (de Bela Vista do Paraíso) e Maicon prestigiaram a Copinha numa noite em que a seleção brasileira de futebol disputava seu último (e sofrível) jogo na fase de eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 frente à (igualmente sofrível) seleção venezuelana. E a animação e entusiasmo dessa galera para palhetar foi maior que a vontade de ver o jogo da seleção – que acontecia no mesmo horário do treino, às 19h – e tivemos uma 27ª edição bastante disputada e cheia de gols.
Já na primeira rodada Fabrício eliminou Cotonete num jogo de bastante equilíbrio (4x3). Mais equilibrado ainda foi o jogo entre os ex-campeões Ernani e Victor, em que um empate em 3x3 no tempo normal levou a decisão para a cobrança de pênaltis – vencida por Victor. Outro jogo entre ex-campeões – Jeferson e Ricardo Asso - também acabou empatado. Ricardo vencia o jogo com tranqüilidade e abriu 4x1 na saída de bola já no segundo tempo. Foi quando Jeferson partiu para o tudo ou nada e conseguiu reagir, empatar e levar o jogo para os pênaltis, onde terminou o serviço e eliminou Ricardo.
Nesta primeira fase, o único jogo que não apresentou esse equilíbrio todo foi o atropelamento de Ednilson pra cima de Maicon. Inspirado ainda pelo título da Copa Integração, conquistada no domingo em Bela Vista do Paraíso, Ednilson aplicou incríveis 9x2 em Maicon e avançou às semi-finais.
SEMI-FINAIS:
As semi-finais foram disputadas então por Victor e Ednilson na mesa 3 e por Jeferson e Fabrício na mesa 2. Em ambas as partidas o “tal do equilíbrio”, visto na fase anterior foi pro espaço: Jeferson não tomou conhecimento de Fabrício (7x2) e Ednilson seguindo sua série implacável de gols, aplicou 6x2 em Victor. A Final então seria entre Jeferson e Ednilson.
FINAL:
Uma final entre dois botonistas de estilos bem diferentes. Enquanto Ednilson investia nas melhores bolas, sempre tentando penetrar a zaga adversária e chutar de sua zona mais efetiva, ou seja, de dentro da área, Jeferson acreditava em uma zaga bem postada e em chutes da entrada da grande área. E foi assim que se iniciou essa grande final. Ednilson tinha a posse de bola e vinha costurando a zaga adversária. Quando se preparava para entrar na grande área, o toque saiu milímetros mais curta do que deveria, o suficiente para impedir seu chute a gol em função da presença do goleiro – forçando-o a queimar a jogada pela linha de fundo.
Jeferson foi ao ataque e abriu o marcador com um chute frontal a quatro dedos da linha da grande área. Ednilson desperdiçou uma chance na saída de bola, pela esquerda e Jeferson também. Irreconhecível na partida, Ednilson perdeu ainda um terceiro ataque, com uma bola que explodiu no travessão e saiu para lateral. Jeferson então começou a dar contornos reais a mais um título. Cobrou o lateral e aproveitando-se da formação da zaga adversária, preparou um chute praticamente do mesmo local de onde já marcara seu primeiro gol. Aí foi inevitável, chute no centro do gol encobrindo o goleiro.
Com 2x0 contra (e sabendo que Jeferson sairia com a bola no 2º tempo) Ednilson desceu para o ataque sob muita tensão. Talvez por isso tenha desperdiçado mais um ataque. Jeferson pressentindo o soar do cronômetro, rapidamente organizou um último lance de muito longe. Assim que a bola cruzou o meio campo, pediu “para o gol” e o cronômetro soou. Aconteceu então, provavelmente o gol mais importante dessa decisão. Um chute forte, encobrindo o goleiro de Ednilson - 3x0.

Jeferson, agora cheio de confiança, saiu com a bola no segundo tempo e abriu 4x0. Ednilson tentou alguns artifícios, como mudar a sua formação de defesa, o que de certa forma atrapalhou alguns ataques de Jeferson e lhe deu uma certa sobre-vida chegando a diminuir para 3x4. No entanto, Jeferson sempre esteve no comando da partida e ainda marcou um último gol – dando números finais à 27ª Copa Pastel: 5x3. Este foi o décimo título da Copinha de Jeferson, que a cada edição parece fazer mais jus à alcunha de “El pastelero”.

Depois do apito final, ainda rolaram alguns amistosos e a galera partiu para a mesa redonda de costume, o conhecido lanchão da meia-noite, que invadiu os primeiros minutos da quinta-feira.
No cardápio: hamburger, bacon, calabresa, táticas e muita gargalhada. Quarta que vem tem mais, lógico. O óleo já está esquentando.

47 comentários:

Alexandre disse...

Saudade dos treinos de quarta !!
Saudade do Lanchão da meia-noite !!
Parabéns DECA Campeão !!!
Vc é, LITERALMENTE, 10 !!! rsrsrsrs

Abração

Ernani disse...

Alexandre pipoqueiro só faz fogueira.....
Jf vc é deca ga..rsrsrsrsr
Brincadeirinha, mereceu,soube se recuperar e ganhar na hora certa.
Quanto ao Sr. Prof Degaffo, AFF... e quanto a mim perdi até pro contundido, sem comentários...

Alexandre disse...

É tática.. faço fogueira porque a CHAMA da Copa Pastel não pode se apagar.. rsrsrsrs

Ontem eu iria, estava tudo certo, mas aos 47 do segundo tempo...

Abraços

Vitrine do Botão disse...

Valeu Ernani pelas palavras (gostei do DECA GA) rsrsrrss...
Obrigado também ao Alexandre. Cara, vc tem de dar um jeito nessa sua agenda... É inadmissível não tê-lo conosco nas Copa Pastel, Alexandre.
Um grande abraço aos amigos.
E dá-lhe PASTEL!!!

PAROSKI disse...

Parabens Jeferson vc merece...

cade nossos times??????????

hehehhe...

nos vemos amanha e leve meu futuro time heim...

abraço

Anônimo disse...

Bom dia meus amigos

Po Ednilson ta pipocando na final cara, ta parecendo alguém q eu conheço..Cade a bola de confiança???

Sai pra lá Jeferson, temos que abrir espaço a novos campeões da Copinha, quem sabe Fabricião Pressão..

Parabens Deca..

Abraços galera..

Robertinho Dalcin

Anônimo disse...

Parabéns Jeferson!!!
Deca, parece nome de "bomba"... rs!!!
Ainda com o Ed do lado... combinou, kkkk!!!
Grande abraço,
Ferreirinha.

Vitrine do Botão disse...

Valeu julio, continuamos sentindo sua falta nas quartas de treino e de lanchão cara.
E aí Robertinho? Obrigado pelas palavras. Só faltou vc (entre os ex-campeões) pra completar uma Copa Pastel perfeita com peso total. Vê se aparece cara. Que houve? perdeu o alvará foi??? larga de manha e vem gritar Berbatov!!!

Valeu Ferreirinha. Tá aí um cara que ainda não estreiou em Copas Pastel... pega a estrada qualquer quarta e vem sentir o cheiro de fritura fiii.
rsrrsrss
abraço a todos

Anônimo disse...

Valeu Jef, um dia vou aí pagar uns lanchão da meia noite!!
Outra coisa, chegaram os times de vcs????
Ferreirinha.

Vitrine do Botão disse...

Time???
que times???
rsrrsrs
aquilo lá é presente de natal meu amigo.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Pessoal, acabei de ligar para nosso querido reprodutor de times, "The Flash Lorival Man" e o mesmo informou que meu time está pronto e vai junto com o de vcs. "Alguns" times ainda estão na secanagem, e portanto, somente fim do mês estarão prontos. Portanto, como tenho que entregar meu time ao nosso artista Jeferson para que o mesmo faça minha decoração, aproveitarei para mandar junto com vossa encomenda. Preciso do nº da conta do responsável pelo depósito (é o Juliaum?)e que me passe o vlr do sedex. Grande abraço e agora, quer dizer, fim do mês chega!
Abração,
Ferreirinha.

Giovanni Nobile Dias disse...

como que joga botão na chuva?!
gorduuuuura de costela vai bem prof. Degaffo, ou teremos que apelar para outros produtos?!

degaffo disse...

pessoal , daqui uns dias vou poder dar uma aula de como ganhar uma final , mais poringuanto só posso posso ensinar a chegar em uma final rs.
em 15 dias : 2 vice na copa pastel , 1 no londrinense ,titulo em bela vista sao 2 rsrs
vo joga só em bela vista agora !!!
kkkkkkkkkk

degaffo disse...

veja bem, caro amigo giovani ,hj vc vai se deparar com umidade das mesas portanto tire bem o excesso da gordura de seus botoes antes de jogar !!!
rsrsrsr!

Anônimo disse...

Pessoal, falei com o Almo sobre o Brasileiro de "dadinho" e disse que ainda dá para se inscrever, só pra nós... nguém vai de Londrina? Ninguém afim? Tô inscrito, vou representar Londrina, mas não queria ir só... muita responsa...rs!! Vejam bem, importante participarmos e representarmos a 3ª melhor equipe do Brasil 12 tqs. Nunca joguei, vou um dia antes e estou estudando a regra. Juliaum, levo seu time e vendo ele lá... só não tenho como pegá-lo! Se souber de alguém que venha para Maringá mande que pego onde quer que esteja... Grande abraço a todos e torçam para que pelo menos ganhe a copinha, rsrsrsrs!!!
Ferreirinha

Anônimo disse...

Tenho ajuda da Liga União para participar do BRASILEIRO DE DADINHO?
Acho que deveríam motivar o grupo a participar, não pq vou participar, mesmo pq já estou inscrito, mas temos pessoas capacitadas a chegar e fazer história sem nunca jogar esta regra. O Juliaum é um exemplo, já teve a oportunidade de jogar e me parece pelo que tenho ouvido,se dado bem qdo testou a regra, até time ele tem!
Ferreirinha

Giovanni Nobile Dias disse...

O pessoal aí tá dizendo que não vai nesse campeonato pq ninguém tem dado em casa. Sei não, hein?!
asuidhuashdudhsiudsahsdaiuahuidsa

Vitrine do Botão disse...

Ferreirinha...
A gente mal consegue jogar com bola redonda. Imagine começar mexer com bola quadrada!! Sem chances.
Outra coisa foda é que minha religião não permite jogos de azar.
E jogar com dado, você sabe... pode dar qualquer coisa. É uma loteria. Rsrsrrsrs
Espero que pra você fique sempre de 6... porque se ficar de 4. Ixxxx, mano, abandona o torneio antes que a fama se espalhe.
rsrrsrrsrrsrsrs

Mas falando sério. Boa sorte lá, cara e parabéns pela vontade e entusiasmo pelo esporte.
Grande abraço e boa viagem.

Anônimo disse...

kkkkkk!!!!
Valeu pelo apoio ao DADO!
rs!
Ainda bem que não tenho preconceito...
Ferreirinha

Vitrine do Botão disse...

Oloko meu amigo Ferreirinha...
Voc~e falando assim parece que eu tenho preconceito contra o dado... o que não é verdade.
Eu só não gosto e nem pratico essa modalidade.
Mas respeito todos que gostam de futebol de botão (independente da regra)

Grande abraço e boa sorte lá cara

Anônimo disse...

Bom dia Galera.

Seguinte Ferreirinha adoraria ir porem minha situação financeira no momento nao me permite....ainda estou vendo se poderei ir.

Quem te falou que me dei bem na regra?

soh joguei 3 partidas e venci as tres nada dimais...

Gostaria de expressar minha opiniao sobre as piadinhas de mal gosto feito a regra dadinho 9x3.

O futebol de mesa nao se resume a apenas uma modalidade a 12 toques e sim diversas regras.as vezes pessoas que nao conseguem se adaptar a 12toques podem ser verdadeiros campeões em outras regras.

Aee me pergunto: ele deixou de ser Botonista? resposta não.

Portanto,nós que se intitulamos Botonistas com B maiusculo, deveriamos SIM apoiar outras regras.

A liga união deveria pensar com carinho sobre esse assunto e principalmente seus diretores.

Quanto ao dadinho ser jogo de azar ou que "pode dar qualquer coisa" se engana quem pensa assim. regra dadinho usa-se muito mais a sua capacidade estratégica nivelando assim seu botonistas.

Um grande abraço a todos desculpe os erros de portugues.


Julio Paroski.

Botonista da regra 12 toques e apoiador do futebol de mesa seja lah que regra for.

Vitrine do Botão disse...

Rsrsrsrss
Ahh pára Julio.
Fala sério. Que mané piadinhas de mal gosto o que?
As piadinhas foram fracas - mas nenhuma de mal gosto.
No próprio corpo da piada já disse que se tratava de uma brincadeira e deixei bem claro que "respeito" outras regras do nosso esporte, embora não goste.

Agora, muito me surpreende vc, botonista com B maiúsculo, que acha que deveríamos tanto apoiar outras regras, não ter se programado para participar do Brasileiro de dadinho - visto que o Almo (organizador e entusiasta maior dessa modalidade) te abriu todas as portas (inclusive da casa dele) e se ofereceu até para te ajudar com translado dentro de Ctba... visto que este convite, e a roganização do próprio evento se deram há quase 6 meses.
e o pior... Se gosta e defende tanto a regra dadinho, porque vai "se livrar" de seu único time dessa modalidade?

Rsrrsrsrrss
Calma amigo Julio.
Tudo não passou de uma brincadeira.
Eram só piadinhas.

Aqui na Liga União quando queremos criticar alguma coisa não usamos piadinhas, falamos sério, bem sério.

O que vale é o respeito a todas as regras, embora, como já vimos, aqui na nossa região tem mais chance de vingar campeonatos de lentinha (da qual temos muitos adeptos) do que da regra carioca do dadinho.

Um grande abraço.
Um superdomingo pra vc, amigo.

PAROSKI disse...

Tah certo Jeferson...

Blog foi feito para isto...quando expomos nossa ideia opiniao sobre algo,temos que saber que seremos respondidos....

Entendo voce e outros que nao gostam da regra dadinho...

Almo disponibilizou tudo isso não para o brasileiro e sim para o paranaense no qual por motivos particulares nao fui....

grande abraço e super domingo a vc tambem...

PAROSKI disse...

Lembrando a todos que nao dirigi meu comentario a ngm só quiz expor minha ideia...

se ofendi alguem desculpe...

abraço..

Alexandre disse...

Bom, vou tb dar meu pitaco.
Acho que, sinceramente, de minha parte, não faltou apoio Julio.
Sempre falei que vc leva jeito pra coisa, te incentivei algumas vezes,
Intermediei a compra do seu primeiro e único time, etc...
Disse que se tivesse interesse poderia criar um dia de treinos para esta regra, etc...
A única coisa que fui contra e ainda sou, é misturar as regras, ou seja, usarmos para treino de dadinho, os mesmos dias de treino da 12 toques. E continuo com a mesma opinião, acho que não dá certo.
Mas não cabe a mim, ou a própria Liga impor uma nova regra na nossa região.
Joga quem quer, quem gosta e aqui, pelo que tenho visto, só vc mesmo se interessou pela regra.
Quem sabe isso mude algum dia.
No mais, desejo toda sorte do mundo ao Ferreirinha que, tenho certeza, vai nos representar muito bem em Curitiba.

Abraços

degaffo disse...

Nossa meu que coisa nao!!!
rs
Entre tapas e beijos !!!
o prando e fabriçao tao melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

Boa tarde meus queridos!!!
Juliaum, que te elogiou foi o Almo, disse que vc se adaptou muito rápido, haja visto ter jogado três partidas e ter vencido as 3! Quanto a questão de misturar as regras em dias de treino, concordo com o Alexandre, apesar de não participar com vcs exponho minha opinião. Mas Juliaum, apenas queria que vc fosse, pois sei que desempenharia BEM melhor que eu no campeonato nacional e seria muito bom para o estado e para região norte do PR, além de que, não ficaria "isolado", sem ningém para torcer e apoiar. Meu intuito não é mudar de regra, mesmo pq a q sempre joguei e sempre vou jogar é a 12tqs, é a que eu acho mais perfeita. Realmente, jogar com dado é meio estranho... mas como respeito todas as regras e gostaria de aprender todas, resolvi participar como experiência deste campeonato e representar a Liga União na medida do possível. Grande abraço amigos e fiquem com Deus,
Ferreirinha.

Unknown disse...

Ferreirinha....como vc irá para lá? e qual dia pensa em ir?entre em contato cmg amanha para que eu possa me programar e tentar ainda participar...

abraço..

qto ao time nao venderei mais....

Giovanni Nobile Dias disse...

Eita!

uma questão bem prática: se, quando usar gordura de costela, o botonista acertar o dado no cesto, vale 3 pontos também?!

...

auishdiuhsiudhiudashads

Roger Ferracin disse...

Boa noite a todos ...
Venho sugerir que seja feita uma modificação no calendário 2009, com relação à data do campeonato paranaense e finais interclubes, visto que, nos dias 5 e 6, ocorrerão as provas do ENEM e de outros vestibulares importantes no Paraná, como o da UEL e da UFPR .
Sei que não cabe a mim julgar se é certo ou errado alterar uma data previamente marcada ... Porém como a Categoria sub-20, trata com uma faixa etária em fase pré universitária, creio que não custa rever. É a minha opinião, podem achar que é uma mudança em benefício próprio ou não, mas fica dada a sugestão, já que é para isto
que serve um blog.
Obrigado

Marco Antonio disse...

Sobre os "dadinhos", também vai lá meu pitaco...
Não jogo, não jogarei e nem tenho vontade. Sobre experimentar outras regras, acho engraçado, só isso... joguei uma vez uma partida de 1 toque, ganhei de uma cara que foi campeão gaúcho (1x0) e só me ajudou em uma coisa: ter certza que nunca mudarei de regra... jogo a 12 toques e adoro ela.
Não é preconceito ou falta de vontade com outras regras... acho que elas têm que existir, pois a variedade é uma coisa legal. Só não me interesso... futebol é com bola, não com "caixa". E nesse jogo o botão corre mais que a bola (?)... não dá...
E finalizo dizendo que perdi até a vontade de experimentar depois que ví no RJ um adepto dizer que o "dadinho" é o "futuro" do Futebol de Mesa... que vai substituir a bola...
Olha, se eles estão querendo conquistar seu espaço, façam isso com parcimonia, não querendo o lugar da regra que tem mais adeptos no Brasil, que é a 12 toques.

Abraços a todos e nos vemos na próxima etapa, em Londrina!!

Luiz disse...

Eu joguei, na real a regra do jogo é interessante, é mais "estratégica" que a 12tqs, isto porque previlegia mais a defesa, sugeri inclusive que se jogasse a regra do dadinho com bolinha, só pra testar.
Mas sem dúvida, pra quem joga com bola, fica difícil se acostuamr com a "rebeldia" do dadinho, principalmente para que mtem um estilo de jogo mais "detalhista" e com jogadas "perfeitas".
Mas acho q temos que respeitar todas as modalidades, e joga quem quiser.
Vlw.

Anônimo disse...

Roger;

Há dias a FPFM já se manifestou no sentido de manter a data previamente marcada, vez que com vc, 5 Botonistas deixarão de jogar "por conta" do ENEM, o que não justificaria a mudanca no calendário.

Caso a data seja modificada, pode ser que mais pessoas sejam prejudicadas.

Entendo o problema, mas, infelizmente, temos também que pensar no problema daqueles que não tem nada haver com isso.

Grande abraço e larga de ser grosso e passa no vestiba sem ENEM. Rssssssss.

Victor Heremann.

Anônimo disse...

Tem curso de botonista na UEL?

Ernani disse...

Caros amigos botonistas,
Estou tranqüilamente acompanhando o debate sobre novas regras (mais no foco a regra dadinho) desde que houve o primeiro comentário sobre a solicitação de apoio da Liga União com relação à viagem de apenas 01, ou talvez 02 botonistas, ao campeonato brasileiro da referida regra.
Apesar de ser apenas um simples secretário da federação paranaense de futebol de mesa quero externar minha opinião, pois fui participante direto na confecção do calendário e principalmente na elaboração do orçamento prévio da Liga União aonde tentamos adequar ao máximo todas as receitas e despesas da Liga para o ano de 2009, já que as receitas, como todos devem saber, são muito limitadas.
Desculpem-me pelo alongamento de meu comentário, pois fiz questão de colocar este “pano de fundo” para explicar bem a realidade de nosso querido esporte.
Sendo assim posso afirmar que a Liga União sempre terá o prazer de apoiar qualquer tipo de expressão que possa vir a difundir mais este esporte, mas, pelo orçamento super limitado, nunca apoiaremos questões individuais em detrimento do coletivo. Exemplifico esta afirmação lembrando que o nosso atleta CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, presidente atual da federação paranaense de futebol de mesa e no ano anterior presidente da Liga União não receberia nenhum centavo para que representasse Londrina na provável copa do Brasil deste ano em Recife por se tratar de uma viagem cara e que beneficiaria provavelmente a um atleta apenas.
E com relação a novas regras e/ou esportes creio que cada um é livre para escolher aquilo que mais lhe agrada na vida, lembrando apenas que a Liga União foi criada para difundir o futebol de mesa em Londrina e região com base na regra que mais se aproximava da regra que jogávamos na época. Acredito também que nós da Liga União não somos pessoas “engessadas” que não nos abrimos a debates que possam surgir novos rumos e oportunidades ao nosso querido esporte, porém temos que ter a coerência de escolhermos melhor o local e o modo que colocamos nossas opiniões, pois nem sempre as mesmas serão expressão única da verdade, assim como este meu comentário.
Abraço a todos! Sem exceções!
Avante Liga União!!!

Anônimo disse...

Tem esse curso em Londrina sim...
Idade Média do Botão: ProfºJuquita
Direito do Botão: ProfºDr.Victor Heremann
Administração Financeira: Profº
Dr.Paroski
Marketing: Jeferson
Jornalismo: Giovanne
Química Gordurosa: ProfºEdGaffo
Distúrbios do Sono: ProfºFabrício e ProfºDanilão
Abraço,
Ferreirinha.

Anônimo disse...

Língua Estrangeira: ProfºRicardo Asso

Prof DeGrossi disse...

Galera, se agente joga num campo aonde temos as dimensões e formatos idênticos ao do futebol de campo, jogamos com um time que é formado por 01 goleiro e 11 jogadores de linha , idêntico ao do futebol de campo, por que a nossa bola não seria redonda?
Talvez tem gente por ai está tomando uma ceveja quadrada e está querendo enxergar o jogo quadrado também rsrsrsrsr

Marco Antonio disse...

Quando eu era menino, lá na 7ª ou 8ª série, no Vicente Rijo, tinha um campão de terra onde nós jogávamos com laranja, caixinha de suquinho, aquelas embalagens de suquinho que parecem um cacho de uva (lembra?) cheias de papel para dar peso. Na sala de aula, entre um professor e outro, chutávamos até borrachas... e achavamos que era futebol.

Mas devo dizer; com BOLA era mais gostoso.

Estou com o Prof. DeGrosso... tem gente tomando a cerveja errada e vendo bola onde ela não existe...

E antes que alguém fale grosso comigo... eu estou brincando!! Só estava lembrando a infância e me divertindo um pouco...

Até o dia 31, na 7ª etapa...

Luiz disse...

Prof. DeGrosso:

11 jogadores de linha???

Não é muita gente pra um time só??? ou o Sr. estaria contando com o árbitro no seu time???

HAUAHUAHUAHUAHAUHAU...

Quando eu comecei a jogar, lá em 80 e fumaça, meu avô e meu pai, faziam a bola com uma rolha de garrafa de vinho, usando uma faca de cozinha e uma licha de unha.
Eu continuo afirmando, jogar a regra do dadinho com bola deve ser "batuta", como diria meu avô.
Vou testar isso hoje, veremos...

Inclusive vou postar no SEXTA BOLA uma coluna sobre mudanças nas regras que acho pertinentes, eu sei que vou ser apedrejado por isso, mas não custa tentar.

Gol neles...

Fabricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabricio disse...

Galera não vou poder jogar hj .. gostaria de saber o horário que alguém chegará no grêmio (o que for chegar primeiro de preferência) que então eu encontro com este na portaria para entregar a caixa de travinhas, ou se eu posso deixar na portaria, não sei,

abraçosss !!!!!!!

Fabricio disse...

Já acertei com o Ernani .. bom treino aos que irão ..

Abraços

CARLOS ALBERTO disse...

Alô Galera do Futmesa!!!
Gostaria também de dar o meu pitaco no tema "dadinho". Em agosto desse ano estive no Rio de Janeiro, e para minha surpresa observei que várias crianças saiam das lojas com mesas tipo "Estrelão", com certeza não era para jogar a regra de 12 toques, fui até uma loja e não tinha peças iguais as nossas. Pela internet vemos que existem clubes como: Portuguesa,Bangu,Vasco e outros que possuem departamentos de outras regras além da de 12 toques. Com esse comentário apenas quero chamar a atenção para algo que me preocupa aqui no Norte do Paraná, que é a renovação, aqui em Londrina por exemplo, tirando o Pedro, qual outra criança começou a jogar...somente o Bruninho. Eu somente vim conhecer a regra 12 toques aqui no Paraná, joguei a vida toda com pastilha e sei o quanto foi difícil para me adaptar... ainda continuo tentando...rsss. O meu exemplo não é de renovação...rsssss. A regra 12 toques é dispendiosa financeiramente. No RJ, as crianças hoje tem mais facilidade para ter acesso a regra 12 toques e podem migrar do "estrelão" para a mesa grande. Abraços
Carlos Alberto

Prof DeGrossi disse...

Meu amigo Carlos estamos saudosos de bater uma bolinha contigo.
Com relação a renovação, VSa pode verificar que nas cidades menores, como Bela Vista e Ivaiporã, temos mais sub20 e 15 do que nos grandes centros (londrina/Curitiba), portanto creio que isto não deve significar que o problema é o material que utilizamos, mas sim, talvez a geração video game que atinge principalmente os maiores centros.
Agora pastilha..., depois de dadinho..., só falta mudarmos o nome de nosso esporte: de futebol de mesa para hóquei de mesa kkkkkkk
Brincadeirinha
Um enorme abraço

Alexandre disse...

Aliás, o carioca, em se tratando de Futebol de Mesa, é um felizardo.
Pode testar todas as regras para, finalmente, se dedicar a que mais gosta, a que mais se adapta.
Incluvise, este ano, uma nova modalidade está sendo disponibilizada pro pessoal do RJ, o SUBBUTEO, que não tem nada a ver com o Futebol de BOTÃO, mas não deixa de ser um Futebol de MESA.
E Carlos, vc tem toda razão. Pecamos e muito na questão RENOVAÇÃO aqui em nossa região. Temos que rever isso e logo.

Giovanni Nobile Dias disse...

quem não apareceu na quarta para comer lá no Lourival lanches, perdeu!

foi bruto!