A noite desta quarta-feira. 30 de setembro, foi palco para a vigésima - quinta Copa Pastel, que contou com a presença de 14 botonistas, dentre eles uma ilustre figura, Flavinho de Bela Vista do Paraíso que participou pela primeira vez da famosa competição e pode conferir de perto toda a alegria e descontração da galera do pastel.

.....................................................
PRIMEIRA FASE:
Infelizmente o nosso ilustre visitante não teve vida fácil e logo de cara se deparou com Jeferson “el pastelero”, sofreu uma goleada e não passou da primeira fase. Ainda na primeira fase, em outra partida de destaque, Victor eliminou Ricardo Asso (o detentor do título) com uma belíssima apresentação. Nas demais partidas: Ednilson eliminou Fernando com goleada, Ernani eliminou Xande, Fabrício eliminou Pedro e Ibsen passou (nos pênaltis) Bruninho.
.....................................................
SEGUNDA-FASE:
Nas quartas de final, Ednilson acabou beneficiado pelo sorteio e foi agraciado com a vaga direto na faseseguinte. Os demais 6 pretendentes se pegaram em jogos eliminatórios que valiam as outras 3 vagas na semi-final. Victor venceu Fabricio, Jeferson eliminou Alexandre e Ernani atropelou Ibsen com uma sonora goleada.

Estavam definidos os 4 botonistas que disputariam o título da noite: Jeferson x Ernani; Victor x Ednilson. 3 detalhes curiosos dessas semi-finais:
I -
Juntos, estes 4 botonistas tinham faturado 20 (dos 24) títulos da Copa Pastel.
II -
Em ambos os confrontos estavam 10 títulos: Victor (6) x Ednilson (4); Jeferson (8) x Ernani (2).III -
Todos os 4 são atletas da equipe IVN-A......................................................
SEMI-FINAL:
(JEFERSON X ERNANI) fizeram uma semi-final bastante equilibrada e qualquer um que obtivesse a classificação certamente seria justíssimo. A partida no intervalo contava 2x2 e no segundo tempo foi um festival de chances perdidas de ambas as partes. Ernani, porém, conseguiu um gol importante quando a partida passava de metade do segundo tempo. Jeferson respondeu imediatamente na saída de bola com um chute de longa distância. Ernani teve a chance então de passar à frente. O chute pegou na trave e saiu para lateral. No contra-ataque, Jeferson transpôs a linha de zagueiros e então decidiu a partida a seu favor com um chute por sobre o goleiro – Jeferson 4x3 Ernani.
(VICTOR X EDNILSON) foi um jogo de dois tempos muito distintos. No primeiro tempo, uma partida extremamente equilibrada. Mesmo Ednilson tendo saído com a bola, Victor dominou as ações e virou para a segunda etapa vencendo por 3x2. E quando Victor parecia ter tudo a seu favor, vencendo a partida e saindo com a bola para abrir dois gols de vantagem, aconteceu justamente o oposto. Ednilson virou a partida de forma arrasadora com 5 gols em sequência enquanto Victor passou a segunda etapa inteira sem marcar. Final - Ednilson 7x3 Victor.
.....................................................
FINAL:
Ednilson vem dando mostras de estar retomando seu melhor nível técnico. Mais dedicado aos treinos e bastante motivado, o botonista de Cambé chegou à (pasmem) 3 finais no intervalo de 5 dias. Campeonato Londrinense, Campeonato Belavistense (do qual sagrou-se campeão) e da 25ª Copa Pastel. Um recorde! Seu oponente, Jeferson em contrapartida, vive um ano espetacular e para que se tenha uma idéia da sua intimidade com a Copinha, considere que das últimas 13 edições ele esteve em nada menos que 10 finais.

O jogo foi muito interessante e cheio de alternativas. Ednilson deu a saída e abriu o placar. Jeferson respondeu imediatamente com uma jogada pelo meio em que a bola parecia muito à frente e fez com que o adversário adiantasse seu goleiro até o limite da pequena área – 1x1. Foi a vez de Ednilson que tocava muito bem a bola e escolhia a mehor posição para chutar suas bolas (de dentro da grande área) descer ao ataque – no entanto, traído pela bola, pagou por seu preciosismo e perdeu a jogada sem conseguir chutar a gol.
Jeferson cobrou a falta e saiu para o contra-ataque numa jogada pela direita. A bola ficou novamente muito à frente e Ednilson pela segunda vez na partida adiantou seu goleiro até o limite da pequena área. Jeferson, não se intimidou e virou a partida para 2x1.
Algumas jogadas na sequência não resultaram em gol e a rede só voltou a balançar já próximo do final da primeira etapa. Ednilson veio à frente pelo meio, costurou a zaga de Jeferson com tranqüilidade e chutou com precisão no canto superior direito para empatar.
Pressentindo o final do primeiro tempo, Jeferson apressou-se na saída de bola e arriscou um chute forte da intermediária que encobriu o goleiro de Ednilson e deu números finais à primeira etapa – Jeferson 3x2.
Na saída do segundo tempo, Jeferson não se aproveitou de estar à frente no placar e sair com a bola para abrir vantagem, com isso deu chances a Ednilson que acabou empatando o jogo novamente com uma jogada de grande habilidade pelo centro (um pouco distante da área) 3x3. Na saída de bola, contudo, Jeferson marcou e pôs vantagem no placar novamente – 4x3.
Ednilson, abusando da habilidade com os toques (uma de suas características), parecia querer entrar sempre na grande área para definir suas jogadas e escolher a melhor posição para o arremate, acabou traído novamente pela bola e foi obrigado a chutar uma bola ruim numa hora importantíssima do Jogo. Com isso ofereceu um contra-ataque a Jeferson que, mesmo se enrolando bastante durante a jogada, conseguiu consertar uma bola espirrada e chutar uma bola perfeita no ângulo esquerdo e abrir 5x3 há pouco tempo do fim.
Ednilson deu a saída, rapidamente costurou a zaga e chutou no centro do gol indefensáfel diminuindo para 5x4. Jeferson então preparou-se para dar a saída, 1, 2, 3 toques... soou o cronômetro. Fim de jogo, fim de Copa pastel. Nono título de Jeferson (o pasteleiro) na Copinha.

Depois da grande e emocionante final, a galera foi bater o fortíssimo lanchão da meia-noite e jogar conversa fora como de costume.
Sábado tem Campeonato Ivaiporãense 2009 e dia 11 em Bela Vista do Paraíso tem a aguardadíssima Copa Integração de Equipes com a estréia de 12 mesas novas adquiridas pelo Belavistense Futebol de mesa.

Estão todos convidados a prestigiar esses dois belos eventos que servirão certamente como boas prévias da 7ª e decisiva etapa da Corrida de Prata 2009.Nos vemos lá.