sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

...de tudo fica um pouco.

O festivo e vitorioso futebol de mesa paranaense, que nos últimos anos acostumou-se a ter seu nome projetado com grande destaque como o mais vitorioso do Brasil amanheceu triste esta sexta-feira, 19 de fevereiro. Faleceu em Londrina um dos mais queridos amigos e incentivadores do nosso esporte, José Luiz Negreti. Seu corpo será velado na capela da ACESF e o sepultamento será às 15:30h.
Poderia nesse momento de tristeza e perda elencar os inúmeros feitos que fazem de sua adorável figura um dos pilares dessa modalidade no Paraná. É possível afirmar, sem chance alguma de incorrer em equívoco, que sem José Luiz Negreti, ou simplesmente Zé Luiz como o chamávamos, o futebol de mesa de Londrina não seria o que é hoje.

Mas não. A falta das palavras para homenagear com a grandeza do sentimento de luto que nos envolve, nos faz apelar para um poema do grande escritor Carlos Drummond de Andrade:

RESÍDUO

“De tudo ficou um pouco
Do meu medo. Do teu asco.
Dos gritos gagos. Da rosa
ficou um pouco

Ficou um pouco de luz
captada no chapéu.
Nos olhos do rufião
de ternura ficou um pouco
(muito pouco).

Pouco ficou deste pó
de que teu branco sapato
se cobriu. Ficaram poucas
roupas, poucos véus rotos
pouco, pouco, muito pouco.

Mas de tudo fica um pouco.
Da ponte bombardeada,
de duas folhas de grama,
do maço - vazio - de cigarros, ficou um pouco.

Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio

um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.
Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.

Se de tudo fica um pouco,
mas por que não ficaria
um pouco de mim? no trem
que leva ao norte, no barco,
nos anúncios de jornal,
um pouco de mim em Londres,
um pouco de mim algures?
na consoante?
no poço?

Um pouco fica oscilando
na embocadura dos rios
e os peixes não o evitam,
um pouco: não está nos livros.

De tudo fica um pouco.
Não muito: de uma torneira
pinga esta gota absurda,
meio sal e meio álcool,
salta esta perna de rã,
este vidro de relógio
partido em mil esperanças,
este pescoço de cisne,
este segredo infantil...

De tudo ficou um pouco:
de mim; de ti; de Abelardo.
Cabelo na minha manga,
de tudo ficou um pouco;
vento nas orelhas minhas,
simplório arroto, gemido
de víscera inconformada,
e minúsculos artefatos:
campânula, alvéolo, cápsula
de revólver... de aspirina.

De tudo ficou um pouco.
(...)
Mas de tudo, terrível, fica um pouco,
e sob as ondas ritmadas
e sob as nuvens e os ventos
e sob as pontes e sob os túneis
e sob as labaredas e sob o sarcasmo
(...) e sob o soluço, o cárcere, o esquecido
e sob os espetáculos e sob a morte escarlate
e sob as bibliotecas, os asilos, as igrejas triunfantes
e sob tu mesmo e sob teus pés já duros
e sob os gonzos da família e da classe,
fica sempre um pouco de tudo.
Às vezes um botão. Às vezes um rato.”


Bem, se de tudo fica um pouco, que fique em nós a marca deixada por este grande amigo. A marca do exemplo, da conduta, do carisma e sobretudo de amor por este esporte que move e une a todos nós. Que guardemos esse exemplo, e que em nossa retina fique a imagem do parceiro que mesmo diante da dor e da limitação física esteve ao nosso lado em etapas e treinos no Grêmio Londrinense até poucos dias atrás, sorrindo, e comemorando gols.


À família, os mais sinceros sentimentos de todos os amigos e admiradores da Liga União.

por Jeferson Carvalho

38 comentários:

Alexandre disse...

Uma perda irreparável para o nosso esporte mas principalmente como amigo, professor.
Vá com Deus ZÉ !!!
Tenho certeza que de onde vc estiver, estará torcendo e vibrando conosco.
Ah, e leve um pouco desta sua alegria inconfundível, desta sua conduta para onde for.

DESCANSE EM PAZ !!

PAROSKI disse...

Descanse em PAZ meu amigo José Luiz,que Deus te receba de braços abertos...

Do seu eterno aluno.

Julio Paroski

obs:ele foi quem me deu o primeiro time da regra 12 toques para jogar...quando eu nao tinha condições nenhuma de comprar um time..

meus olhos se enchem de agua ao falar disso..

DESCANSE...

EM PAZ....

Unknown disse...

Com toda certeza Deus tem para esse amigo e Mestre de todos nós um lugar muito especial ao seu lado!!

O Zé, que em muitos momentos foi importante como um pai para mim, com suas palavras de incentivo e conselhos sempre certeiros, hoje vive entre os anjos e sábios, que sempre foi seu lugar!!

DESCANSE EM PAZ, MEU AMIGO!!

Fabricio disse...

Zé .. vai com Deus .. já sentimos muito com sua ausência .. o seu lugar é um que nunca será preenchido .. Que Deus o guarde ..

AILTON disse...

ZE QUE DEUS TE ABENÇOE E VOCE DESCANSE EM PAZ E A FAMILIA NOSSO PESSAMES.


E AQUELE AMIGO COM SEU RADINHO DE PILHA OUVINDO O JOGO DO PALMEIRAS NO MORINGÃO NO GREMIO QUANDO ESTAVA JOGANDO SEU BOTAO VAI NOS DEIXAR SAUDADES.

Fernando disse...

Zé Luiz descanse em paz, muito obrigado por todos seus ensinamentos, pois alem de você ter formado atletas seus ensimamentos formaram homens também....

Anônimo disse...

Zé Luiz...
o pequeno apelido que escondeu atras de si um grande homem, um amigo ,um conselheiro,um verdadeiro pai para nós botonistas de londrina...
que Deus te receba com muito carinho e te de um bom lugar no céu...
nunca esqueceremos você...
descanse em paz!

a toda fmilia um sincero abraco...

MAICON!!!

ALEX BAHR disse...

PERDA IRREPARÁVEL AO FUTMESA PARANAENSE.A TODA A FAMILIA MEUS SENTIMENTOS..
E AO ZÉ LUIZ, MAIS UMA ESTRELA A BRILHAR NOS CÉUS DO PARANÁ !!!

Anônimo disse...

Grande Zé... segura não mão de Deus e descanse em paz... Que Deus abençoe você e sua família...
Ferreirinha.

Anônimo disse...

Descanse em paz grande amigo Zé.

Pessoa de carater irrevogavel e perseverança latente.

o Futebol de mesa nacional sente muito esta perda, mais sempre se lembrerá do que você nos deixou de lição.

Descanse ao lado de Deus grande Zé.

Robertinho Dalcin

Anônimo disse...

Zé Luiz era um otimo amigo Pra todos e tenhu certeza que ele esta em um lugar privelegiado ao lado de Deus Descanse em Paz




DUDÚ

Matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

sentiremos muito a sua falta

ZÈ LUIZ

agora o anjo da guarda do futmesa

paranaense

Lucas Sotana disse...

è Zé Luis, descanse em paz
Grande companheiro de todos, e passava toda sua experiencia aos mais novos como eu..
Abençoe o Futebol de mesa e todos nós ai de cima grande amigo, José Luiz Negretti
e meus pesames a toda familia!

Jorge Farah disse...

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE MESA na pessoa de seu presidente J.Jorge Farah Neto transmite a família enlutada nosso mais sinceros sentimentos. Uma perda muito sentida.

Ernani disse...

Com certeza o futebol de mesa do Brasil já chora a saudade do bom e leal companheiro José Luiz.

Anônimo disse...

Aos amigos da Liga União que perderam seu Mestre, professor nas mesas e na vida, aos familiares do meu amigo Zé Luiz, os meus sinceros sentimentos !
Tá dificil acreditar que nosso amigo não estará mais fisicamente nas mesas conosco, to muito triste mesmo...mas com certeza ele continuará nos acompanhando e sorrindo a cada jogada e gol feito, mas principalmente a cada amizade conquistada e mantida nas mesas e fora delas....Vá com Deus meu AMIGO !!!!
Guilherme Valente

Anônimo disse...

Ê Zé...

Quanta coisa vc fez por nós...

Quantas lições nos ensinou...

Quantas aulas deu aos iniciantes, e tbm aos não iniciantes (rsss)...

Quantas... quantas... quantas...

Sem dúvida vc foi um personagem de primeira grandeza para todos nós.

Nos ensinou, juntamente com o Juquita, primeiramente a gostar do esporte... depois, nos ensinou a jogar o esporte... e o principal... nos ensinou a ser leal e honesto, como sempre foi.

São coisas que somente pessoas "grandes" podem fazer...

Vc foi um pai para todos nós!

Fique com Deus!

Victor Heremann.

marquinhos disse...

José Luiz, simplesmente Zé. Um grande amigo que me incentivou muito em Colorado e em Ivaiporã, por onde passei ele deixava marca com doação de goleiros, onibus, bolinhas, times até mesmo mesas. Agora este grande amigo e botonista acaba de deixar as mesas aqui na terra e se transfere para as mesas do céu.
Zé Luiz um nome que deve ser respeitado e lembrado estadualmente e nacionalmente. Com certeza ele nos deixa um BOM JOGO.

Anônimo disse...

Sou o Tadeu, botonista de São Paulo e quero deixar os meus pesamês a toda familia do José Luiz
em nome do Sport Club Corinthians Paulista.

Anônimo disse...

A Fefumerj se solidariza com a família e com os amigos nesta hora de dor. Mas com certeza, ele gostaria de ser lembrado como um adversário dificil, que dava muito trabalho nos seus jogos. O seu caráter e a pessoa José Luiz nós não teriamos palavras suficientes para qualificá-lo. Nós aqui do Rio lamentamos a perda do amigo botonista. Que tenha bons jogos no seu novo plano.Flavio Chammas

Anônimo disse...

Amigos do Futmesa paranaense e de todo o brasil esta de luto,perdemos um grande botonista e uma grande amigo um dos botonista do brasil que toda ves que jogava com ele eu aprendia sempre uma uma jogada amais com ele perdemos uma parte de nosso esporte, mais apartir de agora vamos jogar nosso futmesa(Botao)sempre lembrando, de um dos botonista mais Alegre e querido que ja tivemos no nosso querido esporte,a liga uniao perde demais,com sertesa as nossas etapas vai estar mais vazia apartir de hoje mais sempre vamos estar omenageando o nosso grande amigo Jose luiz Negrete.

e a familia do Ze Luis como nos Chamava ele, os meus sentimentos descanse em pais Ze.






Ueliton Banhos de Oliveira (macaco) e Familia

Descase em paz Ze sempre estaremos lembrando de vc

Anônimo disse...

Conheci o Zé Luiz há mais de 15 anos num dos primeiros Brasileiros realizados. Uma pessoa incrível, sempre de bom astral e interessado no esporte. Apesar de atualmente encontrá-lo com pouca freqüência, sempre que isso acontecia, eu ficava muito contente em vê-lo em plena atividade. Será uma perda muito sentida pelo Futebol de Mesa. Deixo meus sinceros sentimentos à família e aos botonistas paranaenses.

Michilin

Armando disse...

O Futebol de Mesa do Céu está mais bonito. Que Campeonato! Zé Luiz, Décourt e tantos outros abnegados, jogando e olhando por nós. Não conheci o Zé Luiz pessoalmente, mas conhecia a sua história. À família do Zé e a todos os botonistas paranaenses, os meus sinceros votos de pesar. Armando Pordeus - Recife (PE)

Erismar disse...

É com grande tristeza que Li a notícia da perda do nosso convívio do Zé Luiz, o pouco que convivi nos encontros dos Brasileiros, o Zé sempre me impressionou pela sua calma,pela sua de dicação ao futmesa, uma pessoa que nos transmitia muita paz,que Deus o tenha meus sinceros sentimentos a família.

Erismar -São Paulo

Unknown disse...

Grande Zé
Tenho certeza que Deus lhe reservou um lugar ao lado dele pq vc merece pelo grande Homen q vc sempre foi.
quardo com muito carinho tudo q me disseste na minha vida descanse em paz
Lucas Prando

Rangel disse...

Fiquei mto triste ao ler essa noticia.....infelizmente, por motivos profissionais e acadêmicos,por enquanto , nao estou podendo participar dessa familia que é do fut mesa mas sempre acompanho as noticias por esse blog.....e nao é uma noticia que eu gostaria de ter lido....me consola o fato de um dia eu ter participado da vida enquanto atleta do futebol de mesa junto com esse grande homem que foi o Zé Luiz, tendo jogado junto inclusive pelo mesmo clube na decado de 90, o Gremio Londrinense.À familia meus sinceros pêsames e que descanse em paz GRANDE Zé Luiz......

Unknown disse...

Uma perda difícil de acreditar.

Não sentiremos apenas saudades, e também a ausência de um grande experiente em nossos campeonatos.

Agora em diante todos nós do futebol de mesa paranaense sentiremos a presença de um anjo da garda em nossos torneios.

Sentirei muitas saudades desse meu Grande Amigo e conselheiro José Luiz. Uma pessoa que nunca irei esuqecer.

Abraços a amigos e familiares.

Isabela.

Unknown disse...

Uma perda difícil de acreditar.

Não sentiremos apenas saudades, e também a ausência de um grande experiente em nossos campeonatos.

Agora em diante todos nós do futebol de mesa paranaense sentiremos a presença de um anjo da garda em nossos torneios.

Sentirei muitas saudades desse meu Grande Amigo e conselheiro José Luiz. Uma pessoa que nunca irei esuqecer.

Abraços a amigos e familiares.

Isabela.

Joaquim disse...

Caros amigos do futmesa paranaense e familia.
Conhecemos o Zé nestes campos da vida e ficamos felizes compartilhar jogadas,dicas,palhetadas com um homem de grande carater e personalidade.Esperamos que Deus comforte a família e amigos
Maceió-AL está mais triste.
Joaquim,Roberto,Batistinha,Marcelo Carioca,Lyra e todos que fazem o Carcará Futmesa de Alagoas

Unknown disse...

Sou Luizinho do Cmsp de sp , quero desejar força para familiares e amigos de José luiz .

Anônimo disse...

Meus queridos, visitem o site do querido Armandinho de Recife onde há uma homenagem ao nosso não menos querido ZÉ...
http://www.armandinhofutmesa.com.br/destaques/2010/02/grande-perda-para-o-futebol-de-mesa/
Grande abraço,
Ferreirinha.

Bolla disse...

Os sinceros votos de sentimentos da "FAMÍLIA PALMEIRAS" a família do nosso GRANDE AMIGO Zé Luiz...

Fabio Bolla

Anônimo disse...

Aos familiares do Zé Luiz e amigos da Liga União, os nossos sinceros pesames.
Zé Luiz que conheci jogando brasileiros e em nossas visitas a Londrina, aprendi a respeita-lo por tudo que representou para o Futebol de Mesa brasileiro e paranaense.
Que descance em paz.
Atlântico Sul Futebol de Mesa, Itajaí-SC.

Danny disse...

Agradeço imensamente a todo o carinho, a todas as palavras e gestos que tiveram com meu pai durante toda sua vida.
Agradeço aqueles que o conheceram ontem, como aqueles amigos de longas datas. Tenho certeza de que ele tocou o coração de cada um com seus jeito de ser.
Apaixonado por esse esporte jamais deixou de se dedicar a ele....e até digo que sacrificou sua família as vezes....
Sei que este homem não passou por essa vida em vão e que deixou em cada um um pouquiho do que era e do que gostaria de ser.

Dói, ainda dói muito essa perda, mas tenho fé de que ela é apenas terrena, pois ´nos encontraremos ainda viu pai!!!!

Sei que de onde está, e sei que está melhor, vc nos ajuda.

sabemos o quanto lutou para sair dessa, o quão guerreiro foi contra essa doença tão....

Obrigado por ser o homem que sempre foi. Sabemos dos seus erros mas ressaltamos aqui suas qualidades e manias.....
afinal quem não se lembra do velho chevetinho marrom no moringão, do radinho de pilha pra escutar sua outra paixão (o palmeiras) nos treinos e até em campeonatos de botão. Quem não se lembra das suas histórias e do seu jeitinho sem graça qndo era homenageado. dos meninos que ensinou e acompanhou em diversas viagens (que o digam Lenadro e Rubinho). Das disputas nas finais em que disputava e mesmo indo bem ao longo do campeonato....era vice.....Nosso eterno vice, com todo respeito, mas que agora é o primeiro em cada coração que se deixou ser tocado....

Pai....só tenho a agradecer o homem que vc foi e tudo que me ensinou....

Descanse na paz de Cristo.

Amor eterno da sua pequenina filha

Dani

Alexandre disse...

Que mensagem maravilhosa Dani.
Não preciso dizer o quanto seu pai fará falta entre nós.
E para amenizar (se é que isso seja possível) a nossa dor, tenho comigo um pensamento.
Seu pai, nosso grande amigo e professor, não se foi em vão.
Ele, como sempre fez, foi preparar o terreno para nós botonistas.
Tenho certeza que cada botonista que se for daqui por diante, encontrará uma mesa montada no céu e um sorriso no rosto do Zé Luiz.
Fiquem com Deus !!

Abraços

Alexandre disse...

Dani, seguem aos links de blogs que fizeram uma justa homenagem a seu pai:

http://www.ajaxclube.blogspot.com/

http://www.armandinhofutmesa.com.br/

http://www.futeboldemesanews.com.br/parana

Se souber de mais algum, vou passando pra vcs.

Abraços

Prof DeGrossi disse...

Dani o Alexandre pediu para te enviar este link:
http://www.youtube.com/watch?v=azoiOxq0mmM
é um golaço do Zé Luiz no brasileiro de 2007 em campinas
Abraço