Abaixo um resumo do que aconteceu em cada uma das cidades sedes da Liga União.
LONDRINA
O Grêmio Londrinense foi, mais uma vez, palco de um importante campeonato realizado em Londrina.
Poderíamos resumir o campeonato num simples ditado:
"Quem já foi rei, nunca perde a majestade".
Ricardo Asso que acabou de retornar do Japão, nem parece que ficou tanto tempo fora.
Já ficou com o título no primeiro torneio oficial que disputou e com 100% de aproveitamento.
Os 21 participantes foram divididos em 4 grupos onde os 2 primeiros garantiam vaga nas quartas de final.
Depois de muitos jogos na fase de grupos, alguns equilibrados outros nem tanto, os 8 classificados ficaram assim divididos para a disputa das quartas de final.
Ricardo Asso x Victor
Ferreirinha x Marcelo Indio
Fabricio x Fernando
Ernani x Jeferson
Apenas o Ricardo Asso conseguiu vencer sua partida (4 x 3). Nos outros jogos, empate e vaga decidida no critério de desempate. Ferreirinha, Fabricio e Ernani seguiram em frente.
Nas semi-finais, enquanto Ferreirinha eliminava Ernani com um 5 x 3, no outro jogo Ricardo Asso despachava Fabricio com outra goleada, 8 x 3.
Assim a decisão ficou entre nosso ilustre visitante de Maringá, Ferreirinha, contra o recém retornado do Japão, Ricardo Asso.
Jogo digno de uma decisão e quem acabou levando a melhor foi o ex-Campeão Brasileiro Ricardo Asso, 6 x 3.
Em uma tarde que marcou a volta de botonistas importantes, estréia das novas mesas adquiridas junto a TempSports, o CRB de Bela Vista do Paraíso voltou a ser palco de grandes disputas do Futebol de Mesa local.
Jogos muito disputados, muito ânimo por parte de todos presentes e alguns jogos sendo definidos apenas nos critérios de desempate adotados na competição.
No total, 16 botonistas estiveram presentes, sendo divididos em quatro grupos. Os dois primeiros se classificavam para as quartas de final da chave ouro, enquanto que os demais disputaram a chave prata, que teve Ibsen como campeão. As quartas de final da chave ouro, ficaram assim definidas:
Robertinho x Roger
Leonardo x Abelha
Cotonete x Andrezinho
Flavinho x Lucas
Abelha e Flavinho, depois de um tempo parado, estão de volta e em grande estilo, já disputando uma semi-final. Mas não foram páreo para dois botonistas que vivem grande fase. Robertinho Dalcin e Cotonete se credenciaram para a grande final.
Na disputa do terceiro lugar, Flavinho venceu com tranquilidade Abelha por 7 x 4.
E a grande final não poderia ser melhor. Num jogo de 15 gols, Cotonete acabou levando a melhor por 8 x 7 e ficando mais uma vez (já é Tri Campeão) com o título da Taça Cidade de Bela Vista.
Com o sucesso deste campeonato, Bela Vista do Paraíso mostra que está no caminho certo, se reestruturando e se organizando para voltar a brilhar no cenário não só paranaense mas também nacional.
IVAIPORÃ
Dez botonistas se fizeram presentes para a disputa da Taça Cidade de Ivaiporã.
Divididos em dois grupos de cinco, os jogadores duelaram por duas vagas (em cada gupo) nas semi-finais.
No grupo A, Matheus em segundo e Rato em primeiro, deixaram para trás Digo, Gusão e Isabela.
Já no grupo B, Elyvelton, pelo critério de desempate, acabou na liderança seguido por Marquinhos. Téia, Dudu e Caio foram os eliminados desse grupo.
Em uma das semi-finais, Rato que jogava pelo empate, não precisou usar a vantagem e com um 4 x 3 sobre Marquinhos, garantiu a vaga na finalíssima e o direito de defender seu título conquistado no ano anterior.
No outro jogo, Elyvelton foi soberano, fez 4 x 1 sobre o Matheus e seguiu em frente em busca do tão cobiçado troféu.
Na disputa pelo terceiro lugar, Marquinhos fez valer a experiência e venceu Matheus pelo placar de 5 x 3.
A grande final, como não poderia deixar de ser, foi emocionante do início ao fim. Um empate levaria o confronto para a disputa de penaltys.
O jogo estava 4 x 3 para Elyvelton e o Rato com uma bola pra chutar no sino.
Silêncio total, expectativa geral e.... bola na trave !
Assim, Elyvelton conquista com méritos a Taça Cidade de Ivaiporã e põe fim, pelo menos por enquanto, no reinado de Rato.


Ao final das quatro fases eliminatórias, Jeferson foi o grande campeão da noite, vencendo Fernando por 4x2 na finalíssima, depois de passar por Ricardo Asso, Alexandre e Fabrício.

Uma homenagem mais do que justa, já que o torneio, que tem sempre um sistema de disputa muito simples (o mata-mata) desbravou as fronteiras locais e ganhou projeção nacional. Não é um exagero afirmar que todo mundo que pratica futebol de mesa nos quatro cantos do Brasil já ouviu falar da deliciosa Copa Pastel. Os botonistas de Londrina puderam comprovar este fato no contato e interesse de botonistas dos quatro cantos desse país no último Campeonato Brasileiro de Clubes disputado em Curitiba e principalmente no Campeonato Brasileiro Individual no Rio de Janeiro. 


Enquanto uns jogavam, outros aguardavam a vez.





E neste clima de "quem pode mais chora menos" sobressaiu-se novamente um atleta que vive uma fase vitoriosa. Jeferson do IVN-A sagrou-se campeão pela terceira vez este ano e disparou de vez na disputa pela Coroa de Prata da Liga União. O Atleta que acabara de se sagrar campeão interclubes abre agora 80 pontos de vantagem para Victor (seu principal oponente e companheiro de equipe) faltando 3 etapas para o término da temporada 2009. 


Já na série D, uma barbada. Ou melhor... uma "Berbatovada". Robertinho Dalcin de Bela Vista do Paraíso, um atleta que retornou a poucos dias com seu artilheiro implacável - o búlgaro Berbatov, não tomou conhecimento de seus adversários na série Extra e conquistou o título com uma média de gols absolutamente espetacular - um recorde: 8,38 gols por jogo. Restou a Cotonete (também do Beleavistense), que conseguiu lhe arrancar um empate logo na primeira rodada por 5x5, contentar-se com o vice-campeonato. Carlos Alberto (IVN-D) foi o terceiro e Gusão (Ajax-Objetivo) completou o pódio. Estes quatro sóbem para a série C na 6ª etapa que será disputada em 12 de setembro na cidade de Londrina.
A Liga União cumprimenta aos campeões das suas respectivas séries, aos botonistas que conseguiram promoção de série para a próxima etapa, bem como a quem soube dirigir de forma brilhante este campeonato na cidade de Ivaiporã.