terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Fator CASA


Neste último final de semana, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na capital do mundo (Bela Vista do Paraíso), aconteceu o Campeonato Paranaense de futebol de mesa 2014, competição esta, que encerrou o ano com chave de ouro.
 
Bela Premiação em disputa

Apesar da grande importância do torneio, foi apenas 29, o número de inscritos para a competição, que decidiu tanto o Campeão Paranaense, quanto à Coroa de Ouro (premiação esta que premia os atletas mais regulares e mais comparecedores das etapas).

A Liga União contou mais uma vez com o apoio da AABB de Bela Vista do Paraíso 


Vista geral do segundo dia de competição 


À direita, Paroski num chute não usual, pra frente da intermédiária


A categoria Master contou com 9 inscritos, que no formato todos contra todos, decidiram os quatro botonistas que avançariam para a fase final. Dalla Stela terminou em primeiro lugar da chave, seguido por Ronycamisasete, com os mesmos 22 pontos. Atrás deles Bittencourt (19) e Nilson (18) completaram o quarteto que disputaria o título. Rubão, Paulo Roberto Duleba, Zaílton e Osvaldox tiveram que se contentar em disputar o 5º lugar e Ruy amargou a nona posição da chave.

Classificação Final Master






Na categoria Subs, não a Sub-zero, que jajá será descrita, mas a Sub-18, contou com apenas 4 inscritos, acarretando na junção das categorias Adulto e Sub-18. Os vinte botonistas foram divididos em 2 grupos com 10 atletas cada. Infelizmente Ronaldo não pode comparecer, e tornou o grupo B, um grupo com 9 botonistas. 

A fórmula de disputa foi a seguinte: sistema Todos contra Todos, 2 avançavam para a chave Ouro, 2 para a Prata, 2 para a Bronze, 2 para a Mandioca´s Cup e 2 para a Taça da Amargura.

 Partida válida pelo Grupo A, Paroski chutando de perto, como sempre


 Boooa Léo jogando contra Leandro Guamps, o contador de histórias

No grupo A, tudo foi decidido na última rodada. Leandro, Mantena, Asso e Ednilson estavam empatados com 16 pontos, e Léo seguia atrás com 13. Victor era o único classificado até então, com 22 pontos. Asso derrotou Victor, Léo venceu Ednilson e Guamps e Manteiga empataram, culminando na eliminação de Edboi para a bronze, este que só dependia de si para classificar, dado seu elevado saldo de gols. Na parte de baixo da tabela, Chico e Julio Paroski, o filho do Rubão, tiveram que se contentar com a disputa da Taça Mandioca enquanto Luan e Raphael, amarguraram as duas últimas colocações. 

Classificação Final grupo A

No grupo B, as coisas também se decidiram na última rodada, mas um pouco mais de leve. Pedro Prando dependia só de si para avançar para a Ouro, porém, tomou um gol no sino de Maicon, que com o empate entre Robertinho e Rogério, que foram os classificados, tirou o garoto do tubarão da ouro, porém, a disputa da prata, garantia o título da categoria Sub-18. A prata ainda contaria com o professor Carvalho, enquanto Maicon e Roger disputariam a bronze. Lucas Jaka e Pedro Coxinha compuseram a Taça Mandioca enquanto Vitinho, que por sinal entubou Lucas Jaka, foi para a última série disputar o troféu de 3º lugar do Sub-18.


Pedro Prando e Coch Carvalho, partida válida pelo grupo B


Classificação final grupo B

Na disputa pelo cobiçado troféu Sub-ZERO, Julio Paroski não pestanejou, e ficou com o troféu após derrota por 2 x 0 contra chico. O troféu, que já passou pelas mãos de Roger, Léo, Fabrício e Lucas Jaka, no presente ano, termina agora com o filho do Rubão.

Na taça da Amargura, Raphael venceu seus dois jogos e sagrou-se campeão. Já o jogo que interessava ali era a partida Luan X Vitinho, revelações da Liga União no ano de 2014 e que disputavam o terceiro lugar da categoria Sub-18. Melhor para Vitinho, 8x2. Léo que disputou a bronze ficou com a segunda colocação e Pedro Prando sagrou-se o campeão.

Pódio - Categoria Sub-18   (À esquerda Thiago Carvalho, Secretário de Esportes de Bela Vista do Paraíso, À direita Jean Palú (Branco), vice prefeito de Bela Vista e Reinaldo Ferracin (Presidente AABB))

Na taça Mandioca, após as três partidas Chico Sagrou-se campeão, mas a partida que marcou a disputa foi a última rodada, entre Pedro e Paroski, um Coxa branca iludido e um Atleticano fora da capital. Num jogo de muitas gritarias, Pedro levou a melhor, 7 x 6, e Paroski no final do dia, ainda perdeu uma aposta, datada de 24 de Setembro, para Leandro Guamps, que ganhou um time argola à escolha, após o não rebaixamento do Palmeiras para a série B.

Na Bronze, Léo só cumpriu tabela. Maicon ficou com o terceiro lugar e Roger, após vencer as duas partidas anteriores, ficou com a prata após perder a "Final" contra Ednilson, 7 x 5.

Pódio - Adulto Série Bronze
  
Na Prata, todos sentiram pena de Pedro Prando, que teve que enfrentar 3 adversários, no mínimo complicados. Leandro Guamps e Mantena pelo converseiro, e Jeferson pela concentração e calma do atleta. Melhor para Jeferson, que saiu campeão. Manteiga, o melhor das princesas, ficou em segundo lugar e Guamps ficou com a terceira colocação.

Pódio - Adulto Prata

Na categoria Master, o fator casa pesou e Rony sagrou-se campeão. Por sinal, excelente fase do botonista do Fênix. Além de gente finíssima, na humilde opinião deste blogueiro, é o jogador que mais se adaptou à mudança da bolinha na Liga União. Seguido por Dalla Stela, Bittencourt e Nilson. Na disputa pelo quinto lugar, quem se deu bem foi o pai do menino Paroski, Rubens, que levou uma bela medalha pra casa.

Pódio - Categoria Master

Na chave Ouro, o fator casa, que até então garantiu os primeiros lugares em todas as categorias e em todas as séries com premiação, pesou denovo, e Victor sagrou-se campeão. Em segundo lugar ficou Robertinho, seguido por Rogério e Asso.

Pódio - Categoria Adulto

O Campeonato Paranaense também é marcado pela reunião de final de ano da Federação Paranaense. Na reunião deste ano, algumas das coisas que ficaram decididas foram:
- Extinção da disputa por séries, e todas as etapas (5 no ano) serão em formato "Open", tal como cada Liga achar adequado para o número de participantes.
- Em circunstância disso, quando houver a presença de iniciantes nos torneios, o saldo de gols que contará para súmula será de no máximo 3 gols, a fim de que o botonista mais experiente ensine o garoto durante a partida, e não use da oportunidade para angariar saldo de gols.
- Mudança dos pesos das pontuações: A última etapa do ano terá um peso maior do que as outras, afim de prender o atleta após o Brasileiro.
- Volta dos torneios Cidade de Londrina, Curitiba, Bela Vista, etc ... no calendário da FPRFM
- Mudança da proporção das pontuações, por exemplo, Paranaense vale X pontos, etapas X/3 e última etapa X/2
- Eleição da nova gestão, formada por, Luiz Ricardinho (Presidente), Rogério (D.Técnico), Duleba (D. Patrimônio) e Dalla (D,Financeiro).

Além da reunião, o fim do ano também é o momento de homenagear aqueles que fizeram o nome do estado ser lembrado em âmbito regional ou nacional. Os homenageados deste ano, que receberam a Comenda Verde 2014, foram Robertinho (Tetracampeão da Copa do Brasil) e Soneca dos Botões (Tricampeão Brasileiro Sub-15), que por sinal é filho do irmão gêmeo do Og Girão, Og Gireuds.

Gabriel Godoy recebendo a Comenda Verde 2014


Robertinho, recebendo a Comenda Verde 2014

Por fim, foram entregues às Coroas de Ouro do ano de 2015. E como o título da reportagem já antecipava, todas as coroas ficaram no Norte do estado. Na categoria Sub-18, Léo levou a melhor. Rony foi o premiado na categoria Master, e Victor, que até então estava empatado com Rogério, ficou com a Coroa de Ouro da categoria Adulto.

 Coroas de Ouro 2014

Apesar do calor que abraçou a cidade no final de semana, em especial no Domingo, em função do horário, tudo transcorreu bem. Apesar do piso sem um tapete ou proteção para os botões, todas as mesas e bolinhas eram novas e permitiram um bom futebol de mesa. Tirando a questão do som e da impressora, que foi uma infelicidade por falta de comunicação, o campeonato deixou poucas críticas. Críticas essas, que são sempre bem vindas, pois a questão é sempre melhorar.

A Liga União, em especial, a equipe de Bela Vista, agradece a presença de todos, e a compreensão da realização do evento longe de uma cidade com mais recursos, como Londrina ou Ponta Grossa, porém, todos sabemos que nosso esporte está em declínio constante, e esses torneios servem para movimentar o futebol de mesa na cidade, que é ainda, um pólo formador de atletas.

Desejamos à todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, e que 2015 seja um ano repleto de alegrias para o futebol de mesa Paranaense, que sediará 4 importantes torneios no ano: Sul-americano (12 Toques e Subbuteo) - Curitiba, Brasileiros Interclubes Master e Adulto - Curitiba e Sul-brasileiro - Bela Vista do Paraíso.

Abaixo, algumas outras fotos do evento:

Premiação


 AABB/P.M.B.V.P


 Sexta Bola


Londrina Esporte Clube 


Fênix

5 comentários:

FPRFM disse...

Excelente matéria Roger. Parabéns a todos os participantes. Como era de se esperar Bella Vista do Paraíso encerrou com chave de ouro o Futebol de Mesa do Paraná em 2014.
Gabriel

Leandro Dias disse...

Parabéns pela matéria e achei muito importante as mudanças para 2015.

Unknown disse...

Parabéns a Matéria e a todos os presentes, que venha 2015.

Ronaldo - Curitiba disse...

Parabéns pela matéria. Muito bacana!! Gostaria de ter participado do campeonato, mas, infelizmente, por motivo de força maior, não pude comparecer.
Parabéns a todos os participantes.
Abraços

Ronaldo

Roger Ferracin disse...

Na aba direita, já está atualizado o demonstrativo financeiro do ano de 2014. Dêem uma olhada.

Grato

Roger Ferracin