terça-feira, 20 de novembro de 2012

CAMP. BRASILEIRO - PR CADA VEZ MAIS NO TOPO !

E acabou no último domingo, dia 18/11, mais um Campeonato Brasileiro.
Campeonato que este ano foi realizado no Clube Curitibano na cidade de Curitiba. E quando se fala em Campeonato realizado na cidade de Curitiba e neste conceituado clube, a primeira coisa que vem a cabeça é qualidade, tanto dentro das mesas como fora delas.
Mas desta vez nossos amigos da Liga Metropolitana se superaram e fizeram simplesmente o melhor Brasileirão já realizado.

Pessoal da organização: Show !!!
E se falamos em organização, não podemos deixar de citar o blog do Círculo Militar de São Paulo que fez a melhor cobertura do evento, com informações diárias do andamento da competição.
Se a organização do evento foi um sucesso, o desempenho dos botonistas paranaenses foi ainda melhor. O nosso estado mostrou, mais um vez, que atualmente é o local onde é jogado o melhor Futebol de Mesa do Brasil, conquistando nada menos do que 7 títulos em 11 disputados.
E o que é melhor, fazendo campeões inéditos em 3 das principais séries em disputa.

Vista geral do salão de jogos

Abaixo um resumo do que aconteceu em cada categoria.

SUB 15

O Brasileirão da garotada contou com 14 inscritos de vários estados do Brasil. Se a idade era pouca, o futebol era de gente grande para boa parte desses meninos. Na primeira fase, todos jogaram contra todos em turno único, com os oito primeiros colocados se classificando para a segunda e decisiva fase.
Na segunda fase, os oito classificados foram divididos em dois grupos de onde sairiam os dois primeiros colocados para a disputa das semi-finais.
Os dois representantes da Liga União nesta categoria se classificaram entre os oitos, com Leonardo ficando invicto e fazendo a melhor campanha da primeira fase e Matheus logo em seguida.
A boa campanha de Léo não se repetiu nesta fase e ele acabou ficando com a última posição do grupo, encerrando assim sua participação no Brasileiro. Neste grupo se classificaram Soneca também do Paraná e  Pedro de Minas Gerais.
Já Matheus fez sua parte vencendo todos seus três jogos e se classificou em primeiro lugar deixando Murilo de Goiás com a segunda vaga.
Nas semi-finais dois belos jogos que foram  decidido nos detalhes.
Enquanto numa grande partida, Soneca eliminou Murilo com uma vitória por 7 x 6, Matheus bateu Pedro por 4 x 3.
Em uma final paranaense, Matheus do Ajax de Ivaiporã, entrou na mesa com a vantagem do empate contra Soneca do Princesa dos Campos.
Mas o garoto da equipe Princesa dos Campos de Ponta Grossa, que cresceu muito durante a competição, passou por cima da vantagem de Matheus e venceu a partida por 3 x 2, se sagrando pela primeira vez Campeão Brasileiro.
E este final de semana foi muito especial para Soneca, o dia ainda reservava grandes emoções para este pequeno grande botonista.

O pequeno grande Soneca no lugar mais alto

Classificação Final Sub 15
1- SONECA - PR
2- Matheus - PR
3- Murilo - GO
4- Pedro - MG
5-Vinicius - RJ
6- Pedro Neto - SP
7- Leonardo - PR
8- Gustavo Guru - RJ
9- Lucas - PR
10- Rodrigo -PR
11- Daniel - RJ
12- Tiel - RJ
13- Ansrei - RS
14- Guilherme Gomes - SP

SUB 18

Esta categoria contou com onze inscritos, sendo apenas um do PR, Pedro do Sexta Bola de Curitiba.
Assim como na categoria Sub 15, estes meninos fizeram uma primeira fase onde todos se enfrentaram para que oito se classificaram para a segunda fase.
Pedro fez bonito e fechou a primeira fase com a melhor campanha entre os onze presentes.
Na fase dos grupos, Pedro manteve o desempenho e passou em primeiro no seu grupo seguido de perto por Guilherme de São Paulo.
No outro grupo Rhaniery do Rio de Janeiro ficou com a primeira colocação seguido por Léo Rodrigues de São Paulo.
Nas semi-finais, Pedro que jogava pelo empate, não conseguiu segurar Léo Rodrigues e viu o sonho do título parar por aí com a derrota por 4 x 5.
No outro jogo, Rhaniery  nem precisou da vantagem de empate para bater seu adversário também por 5 x 4 e se garantir em mais uma final de Brasileiro.
Se nas outras três categorias em disputa, tivemos campeões inéditos, aqui não teve surpresa.
Mais uma vez, o super campeão Rhaniery do Rio de Janeiro, levou a melhor e venceu por 4 x 2, chegando a seu sexto título nacional.
Rhaniery vem, desde as categorias menores, conquistando tudo o que disputa no cenário nacional. Vai chegar na categoria adulto super credenciado e como um dos favoritos nas próximas disputas.

Rhaniery do RJ e sua incansável fome por títulos Brasileiros

Classificação Final Sub 18
1- RHANIERY - RJ
2- Léo Rodrigues - SP
3- Pedro - PR
4- Guilherme - SP
5- Dedê Sirio - SP
6- Araújo - SP
7- João Pedro Gall - SP
8- Yago - GO
9- Matheus - PE
10- Leo Armani - SP
11- Bruno - RJ

MASTER

Dois botonistas da Liga União seguiram para Curitiba nos representar no  Brasileiro, Ernani e seu pai Juquita, ambos do Wolfs, foram nossos representantes neste campeonato onde tivemos um grande feito, uma conquista memorável de um botonista paranaense.
Ernani conseguiu a classificação para a fase seguinte, ficando em quarto no seu grupo. Já Juquita não conseguiu passar pelo primeiro dia de competições e foi para a disputa da Bronze/Extra.
Com os resultados, Juquita fechou sua participação com a 11ª colocação na série Extra, e 59ª na geral.
Muito mais do que resultados, Juquita leva alegria a todo lugar que vai e é sempre uma presença muito festejada por todos.
Por tudo o que fez pelo nosso esporte, Juquita será sempre um verdadeiro campeão.

Juquita em mais um Brasileirão

Ernani, se passou com certa dificuldade pela primeira fase, passeou na fase seguinte ficando na primeira colocação de um grupo com oito e seguindo firme na disputa pelo título máximo.
Na terceira fase, Ernani não deu sorte no chaveamento e acabou caindo no grupo mais forte, com dois super campeões nacionais, Almo também do Paraná e Rodolfo do Rio, atual bi campeão Brasileiro.
Com a quarta colocação no grupo, Ernani deu adeus a disputa pelo título e ficou com a 11ª colocação no final.
Se Ernani ficou pelo caminho, outros botonistas paranaenses seguiram na disputa. Uma pena que, pelo chaveamento, um foi eliminando o outro pelo caminho.
Dalla Stella antes de chegar a final, eliminou outros dois paranaenses da disputa, Almo nas quartas de final e Fernando na semi-final.
Na grande final, com a vantagem do empate, Dalla enfrentou o carioca Marcelo Lages.
Mas para Dalla, não bastava o título, ele queria fechar o campeonato com uma campanha perfeita, com 100% de aproveitamento e conseguiu.
Venceu por 6 x 4 e entrou para a história com a melhor campanha de um campeonato brasileiro em todas categorias.
Lembrando que Nelson Forbeck do Sexta Bola, outro paranaense levou o título da série Prata.

Dalla Stella e seu feito histórico: 100% de aproveitamento

Classificação Final Master Série Ouro
1- DALLA STELLA - PR
2- Marcelo Lages - RJ
3- Rodolfo - RJ
4- Fernando - PR
5- Baby - SP
6- Almo - PR
7- Humberto - PE
8- Joaquim - AL
9- Sirio - SP
10- Armando - RJ
11- Ernani - PR
12- Zanella - SP
13- Leandrin - SP
14- Rubão - PR
15- Éder Sérgio - PE
16- Edu Redonso - SP

Para ver classificação das séries Prata, Bronze e Extra, basta acessar o o maior portal de Futebol de Mesa do Pais: www.futebolmdemesanews.com.br.

ADULTO

Diversos títulos estaduais, alguns nacionais e até dois títulos mundiais. Não precisaria dizer mais nada para comprovar a qualidade e a dificuldade que seria alcançar o título da categoria adulto na sua principal série, a Ouro.
Das 96 vagas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, apenas duas não foram preenchidas.
Com isso foram 94, dos melhores botonistas do país, que brigaram pela glória de ser Campeão Brasileiro 2012.
Da Liga União foram nove representantes.
No primeiro dia de disputa, seis dos noves permaneceram com chances de conquistar a Ouro.
Outros três, Fabrico do Grêmio, Paroski e Maicon do Fênix teriam que disputar a séria Extra/Copinha.
Maicon que disputou a Copa Curitiba, chegou ao alto do podium, conquistando o primeiro lugar da série, sendo o 81º colocado na classificação geral.

Maicon, jogando pelo título da Copa Curitiba

Fabricio e Paroski não foram felizes na Extra e ficaram na 15ª (79ª no geral) e 16ª (80ª no geral) respectivamente.
Ibsen do Belavistense e Marquinhos do Ajax que passaram de fase no primeiro dia, não tiveram o mesmo sucesso no segundo dia de disputas e acabaram disputando a série Bronze onde acabaram na 29ª (61ª na geral) e 14ª (46ª na geral) respectivamente.
A série Bronze não contou com nenhum botonista da Liga União, mas foi um paranaense que levou o titulo para casa, Faro do Princesa dos Campos de Ponta Grossa.
Até a série Prata, foram três representantes da Liga União.
Jeferson do IVN ficou na 10ª (26ª no geral) colocação enquanto que seu companheiro de equipe, Fernando ficou em 7º (23º no geral).
Quem foi  mais longe na séria Prata foi Roger do Belavistense que chegou a final, mas acabou sendo derrotado por Bira do Rio de Janeiro por 7 x 5 e ficou com o vice campeonato (18º no geral).
Victor do IVN foi o único representante da Liga União na série Ouro. O botonista londrinense que já tem em seu curriculum um título de Copa do Brasil e um Brasileiro por equipes, queria melhorar sua melhor colocação, um 6º no Brasileiro de 2000.
Na terceira fase, jogando num grupo de quatro, onde dois seguiriam na briga pelo título, Victor foi para a última partida precisando vencer Kenga (Ricardinho Faoro) do Princesa dos Campos.
Numa partida emocionante,nosso atleta venceu no sino por 7 x 6 e se garantiu nos mata-matas.
Na quartas de final, Victor enfrentou um botonista carioca, Igor do Vasco da Gama. Jogando de forma tranquila e eficiente Victor venceu por 6 x 3 e passou para a semi-final.
Neste momento do campeonato, onde sobraram apenas quatro botonistas, é bom ressaltar que três eram paranaenses e mais, nenhum dos três figuravam entre os favoritos do campeonato segundo alguns blogs do Futebol de Mesa.
Enquanto numa semi-final o super campeão Quinho do Palmeiras usava toda sua experiência e eliminava Denis do Clube Curitibano, no outro jogo Thiago do Princesa dos Campos de Ponta Grossa, que por nós é conhecido por Elds, eliminava Victor por 4 x 2, e colocava um ponto final no nosso sonho de conquista do título.

Victor, estreando em semi-finais de Brasileiro

Na disputa pelo terceiro lugar, Denis derrotou Victor por 8 x 5. Se o título não veio, Victor volta pra casa com a alegria de ter alcançado sua melhor posição num Campeonato Brasileiro.
A grande final reservou fortes emoções.
De um lado Quinho, um cara acostumado as conquistas nacionais e com até um título Mundial no curriculum, do outro um paranaense, Elds,  que contava com a torcida de todo o estado anfitrião e mais a torcida do filho Soneca que acabara de se sagrar campeão da categoria Sub 15.
A disputa mais parecia um jogo de xadrez de tão estudado, mas Elds não deixou passar a oportunidade de se consagrar jogando dentro de casa e com a torcida do filho, 4 x 2 e título inédito garantido.
Quem teve a oportunidade de ver a cena de comemoração de pai e filho, garante que foi a cena mais emocionante nessas mais de vinte edições de Campeonatos Brasileiros.
Festa completa e final de semana perfeito para a família de Elds que foi campeão do Adulto Ouro, viu seu filho Soneca levantar o caneco na Sub 15 e de sobra o irmão Faro conquistar a Adulto Bronze.

Só fera no podium do adulto Ouro
Classificação Final Adulto Ouro
1- THIAGO (ELDS)- PR
2- Quinho - SP
3- Denis - PR
4- Victor - PR
5- Robertinho - PR
6- Rodrigo Pedreira - RJ
7- Alessandro - SP
8- Igor - RJ
9- Kenga - PR
10- Vinicius - SP
11- Rogério - PR
12- Marcus Vinicius - RJ
13- Michilin - SP
14- Farinha - SP
15- Celsinho - RJ
16- Bad - RJ

Para ver a classificação das demais séries, acessem o portal do Futebol de Mesa: www.futeboldemesanews.com.br.
Ano que vem, quem irá receber a festa do Campeonato Brasileiro, será o estado de Goiás.
Desejamos muita sorte e sucesso aos amigos goianos neste grande desafio.

8 comentários:

Ernani disse...

Quero deixar meu agradecimento pelo excelente campeonato realizado e pelo carinho enorme que todos trataram meu pai.

As palavras são poucas pela emoção do evento e pelas conquistas paranaenses.

Agradeço também a todos que coloboraram enquanto estava como presidente, desejo continuidade a estas inúmeras e inéditas conquistas paranaenses nas mesas nestes últimos anos.

Um grande abraço A TODOS.

PAROSKI disse...

Como sempre excelente matéria Alexandre...

Parabéns Victor pela quarta colocação foi por pouco, mas seu titulo ainda vem voce merece..

Matheus Parabens pelo vice campeonato com calma voce chega lá..

Aos companheiros de viagem aquele abraço.. ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Paroski

Alexandre disse...

Vlw Julião !
A matéria só foi possível porque vc e o Fabricião foram meus olhos e meus ouvidos em Curitiba... rsrs

Obrigado !!

Abração

Unknown disse...

Parabéns a todos , e 2013 está chegando e teremos novidadades aqui em Maringá.

Abraços
Emerson

Anônimo disse...

galera sábado tem treino no colégio Nilo Peçanha. As chaves ja estão comigo !!!!

abraços


MAICON

Anônimo disse...

Parabéns Alexandre pela matéria. Realmente no Paraná se pratica o melhor. Conto com todos para recolocar a Liga União no alto do podium.

Um grande abraço

Gabriel Giordano Lima

Dalla Stella disse...

Grande matéria Alexandre...
Obrigado tbm pelas palavras que postou sobre mim...
Fico feliz de ter feito tal campanha e com isso a gente sabe que no PR, se joga o melhor futmesa do Brasil e com sobra...
Abraço a todos do Norte e ano que vem a gente continua juntos....

Alexandre disse...

Vlw Gabriel, lhe desejo muita sorte e muito sucesso a frente da FPFM.

Grande Dalla !! Não disse nada demais meu caro, só a pura verdade. Feito HISTÓRICO !!! Parabéns novamente.

Abração e t+