O bom final de ano que estamos tendo na Liga União, fez crescer a expectativa pela realização do último Campeonato Individual oficial da Liga União em 2011.
E a expectativa não só se confirmou, como foi superada devido a presença de dezoito animados botonistas que colocaram os times na mesa em busca do título do Campeonato Londrinense 2011.
Como sempre é realizado nos torneios municipais da Liga União, a tabela e a fórmula de disputa foram decididas na hora, conforme o número de presentes.
Os dezoito botonistas foram divididos em três grupos onde o campeão e vice de cada grupo se classificavam para as quartas-de-final, juntamente com os dois melhores terceiros colocados.
O GRUPO A foi formado pelos botonistas Leandro Campos, Ricardo Asso, Ernani, Ruy, Danilo e Felipe. Invicto e com apenas um empate, Rony foi o primeiro colocado do grupo. Leandro Campos também terminou a primeira fase sem derrota, mas teve um empate a mais que Rony e ficou com a segunda vaga.
Ernani, com sete pontos, foi um dos dois terceiros colocados que avançaram para a fase seguinte.
![]() |
Ernani avança como melhor terceiro colocado |
No GRUPO B, tivemos Ricardo Asso, Robertinho Dalcin, Gabriel, Juquita, Ailton e Pedro. Campeão Brasileiro Interclubes pelo IVN, Ricardo Asso não deu chance aos adversários e, invicto, foi o campeão do grupo e se garantiu na próxima fase. Com apenas uma derrota, Robertinho Dalcin foi o segundo colocado. Pedro fez bela campanha e avançou de fase como um dos melhores terceiros colocados. Cabe ressaltar também o bom desempenho do estreante Gabriel que fez cinco pontos (uma vitória e dois empates), sendo um desses pontos contra o campeoníssimo Ricardo Asso. Gabriel vem se esforçando nos treinos e tem mostrado grande evolução. Se continuar assim, tem tudo pra ir muito bem em 2012.
O GRUPO C teve a presença dos botonistas: Colorado, Alexandre, Prando, Joba, Victor e Maicon. Diferente dos dois grupos anteriores, não tivemos ninguém invicto neste grupo. Com uma derrota para cada lado, Victor e Prando terminaram empatados em números de pontos e se classificaram como primeiro e segundo respectivamente.
QUARTAS-DE-FINAIS
Logo no primeiro jogo das quartas, uma surpresa.
Mesmo jogando com uma tala no dedo de uma das mãos, Pedro conseguiu segurar Victor e venceu pelo apertado placar de 3 x 2 e passou para a semi-final.
Robertinho Dalcin fez uma bela partida e virou o jogo contra Leandro Campos, vencendo por 7 x 4.
Um confronto se repetiu nesta fase da competição.
Rony e Ernani, que ja tinha se enfrentado na fase de grupos, voltaram a se enfrentar.
Desta vez quem levou a melhor foi Ernani por 6 x 4.
Na última partida, Ricardo Asso bateu Prando por 6 x 4 e também se classificou.
![]() |
Com a mão machucada, Pedro elimina um dos favoritos |
SEMI-FINAIS
Repetindo o placar das quartas de final, Robertinho passou por Pedro por 7 x 4 e se garantiu na grande decisão.
Ricardo Asso, que jogava pelo empate, pegou pela frente Ernani, que após uma primeira fase de altos e baixos, cresceu no campeonato.
A vantagem do empate não foi suficiente e Ricardo acabou sendo eliminado por 4 x 3. Ernani decidiria o título contra Robertinho Dalcin.
![]() |
Asso não resistiu e foi eliminado por Ernani |
FINAL
Pelo futebol que os dois finalistas estavam jogando, todos esperavam um grande jogo, de muitas emoções.
E foi realmente o que aconteceu. Os dois melhores botonistas da tarde, fizeram uma grande partida se alternando na dianteira do placar algumas vezes.
Ernani desta vez não conseguiu reverter a vantagem do empate que era de Robertinho.
O botonista da equipe Belavistense jogou com o regulamento debaixo do braço e após o apito final, pode comemorar o título com o empate em 5 x 5.
Após o toque do sino, o alívio de Robertinho foi grande, pois Ernani ia para o ataque para tentar o sexto gol.
![]() |
Ernani (2º) e o grande Campeão Robertinho Dalcin |
Robertinho Dalcin, com grandes méritos, é o CAMPEÃO LONDRINENSE de 2011.
Agora só falta a COPA TOCA BOLA (torneio que é jogado em duplas) , que será realizada no dia 10 de dezembro, para fecharmos o calendário 2011 da Liga União.
Mais do que o número de participantes, mais do que grandes jogos, o que realmente nos deixa animados, é que dos dezoito participantes, três eram estreantes em campeonatos da Liga União e além disso, tivemos no local, mais dois interessados em jogar. Everton e Lucas, acompanharam empolgados quase que todo o campeonato e ainda puderam dar as primeiras palhetadas numa mesa montada a parte, justamente para este fim.
Depois de um 2011 difícil, 2012 promete muita alegria para todos nós que gostamos do esporte aqui em Londrina e região.