Foi realizada na tarde do último sábado, dia 26/02, a 1ª Etapa 2011 da Liga União. O escaldante ginásio de esportes do Grêmio Londrinense, que mais parecia uma sauna, serviu como palco desta disputa que abriu a briga por preciosos pontos no Ranking Rotativo, que classifica atletas paranaenses para as disputas nacionais.
Esta etapa também marcou a despedida do Futebol de Mesa de Londrina do Grêmio Londrinense já que a partir da próxima quarta-feira, a Copa Pastel, já deverá ser disputada em um outro local.
Abaixo um resumo do que acontceu com a bolinha de feltro rolando .
![]() |
Vista geral do ginásio do Grêmio Londrinense |
SÉRIE C
Contando com a volta de dois grandes botonistas (Leandro Campos - IVN e Shindler - Grêmio) após um longo período de afastamento e a estréia de mais uma promessa do Futebol de Mesa da cidade de Bela Vista do Paraíso (Taffarel - Belavistense), a série C contou com a presença de dez botonistas.
Este número de participantes permitiu que a série C fosse disputada na mesma fórmula que as séries A e B, ou seja, no sistema todos contra todos.
Leonardo e Taffarel do Belavistense, Ailton, Carlos Eduadro e Carlos Alberto, da recém criada equipe do Londrina Wolfs e Leandro Dias do Fênix não tiveram um desempenho que permitisse uma melhor classificação e permanecem na série C para a próxima etapa.
Com as quatro vagas na série B já definidas, a briga pelo título foi acirrada e, no final, apenas três pontos separaram o campeão do 4º Colocado.
Leandro Campos do IVN, utilizando-se do novo regulamento das etapas das Ligas que determina o saldo de gols como primeiro critério de desempate, venceu a disputa contra Danilo do Gremio Londrinense pela terceira posição.
Schindler ficou com vice campeonato da série enquanto que o título ficou com Prando, ambos botonistas do Grêmio.
Classificação Final Série C
1- Prando - Grêmio
2- Schndler - Grêmio
3- Leandro Campos - IVN
4- Danilo - Grêmio
5- Leonardo - Belavistense
6- Leandro Dias - Fênix
7- Ailton - Londrina Wolfs
8- Carlos Eduardo - Londrina Wolfs
9- Carlos Alberto - Londrina Wolfs
10- Taffarel - Belavistense
![]() |
Danilo (4º), Schindler (2º) e Prando (1º) |
SÉRIE B
Com a exceção de Ruy do Londrina Wolfs que estava numa tarde de muita infelicidade, ficando distante dos demais particpantes, a briga para se manter na série foi bem acirrada sendo decidida nos detalhes da última rodada.
Matheus e Isabela, ambos do Ajax de Ivaiporã, fizeram campanhas bem parecidas, terminaram como mesmo número de pontos e terão que disputar a série C na próxima etapa.
A supresa da série ficou por conta de Pedrinho Dalcin, botonista acostumado a jogar série A, mas que acabou terminando na sétima posição o que rendeu um inesperado rebaixamento.
Rony e Pedro, atletas da equipe Fênix, se não foram tão bem, pelo menos jogaram o suficiente para se manter na série B na próxima etapa.
Se Matheus e Isabela foram rebaixados, o outro botonista do Ajax de Ivaiporã, Marquinhos, fez bonito e ficou com a quarta e última vaga para série A.
Paroski e Maicom, ambos do Fênix, proporcionaram uma briga caseira na disputa pelo vice campeonato.
Maicon se valeu da mudança de regulamento e acabou levando a melhor nos critérios de desempate, garantindo assim o vice campeonato da série.
O campeão foi Robertinho Dalcin do Belavistense que volta para a série A depois de ter caída na última etapa do ano passado.
Classificação Final Série B
1- Robertinho Dalcin - Belavistense
2- Maicon - Fênix
3- Paroski - Fênix
4- Marquinhos - Ajax
5- Pedro - Fênix
6- Rony - Fênix
7- Pedrinho Dalcin - Belavistense
8- Matheus - Ajax
9- Isabela - Ajax
10- Ruy - Londrina Wolfs
![]() |
Marquinho (4º), Paroski (3º), Maicon (2º) e Robertinho (1º) |
SÉRIE A
Na principal série em disputa, a única falta do dia.
Macaco do Ajax de Ivaiporã não pode comparecer e acabou sendo rebaixado para a série B.
Alexandre do Fênix, Ernani do Grêmio e Ricardo Asso do IVN, em tarde pouco inspirada, também farão companhia a Macaco na série B na próxima etapa.
Jeferson do IVN e Bruninho do Grêmio se não foram brilhantes, pelo menos conseguiram se manter na série A na próxima etapa.
Fernando do IVN, nos critérios de desempate, venceu a disputa com Bruninho e ficou com o quarto lugar e levou para casa a última medalha em disputa.
Os três primeiros colocados ficaram bem distantes do quarto colocado, mostrando que vivem grande fase e iniciam muito bem o ano de 2011.
Na terceira posição e subindo, ficou o capitão do Grêmio Lonsdrinense, Fabricio com seis vitórias em oito partidas.
O mesmo número de vitórias e derrotas, porém um saldo de gols bem superior, garantiu o vice campeonato a outro capitão de equipe, Victor do IVN.
O ano de 2011 começou como terminou 2010, com Ednilson do IVN ficando na posição mais alta da principal série em disputa.
O atual campeão da Copa do Brasil, com uma campanha invicta (apenas um empate), pode comemorar mais um título em sua vitoriosa carreira.
Classificação Final Série A
1- Ednilson - IVN
2- Victor - IVN
3- Fabricio - Grêmio
4- Fernando - IVN
5- Bruninho - Grêmio
6- Jeferson - IVN
7- Ricardo Asso - IVN
8- Ernani - Grêmio
9- Alexandre - Fênix
10- Macaco - Ajax - WO
![]() |
Fernando (4º), Fabricio (3º), Victor (2º) e Ednilson (1º) |
A próxima etapa será realizada no dia 19/03 e a briga promete ser emocionante pois vai definir as vagas do estado do Paraná para a disputa da Copa do Brasil 2011 que será realizada na cidade de Itajaí/SC.
O Paraná tem direito a quatro vagas nas categorias Adulto e Master, além das vagas para os atuais campeões (Ednilson do IVN na categoria adulto e Fernando Rodrigues do Independente de Curitiba na categoria Master).