Depois de bater na trave em duas oportunidades (3º lugar em 2009 e vice campeão em 2010), chegou a hora da equipe de Londrina pintar o Brasil de vermelho e comemorar um título inédito e histórico para o Futebol de Mesa paranaense.
Victor, Fernando, Ricardo Asso e Ednilson entram para a história como primeiro grupo a trazer para o Paraná o título por equipes.
A outra equipe de Londrina, o Grêmio Londrinense formado por Fabricio, Ernani, Prando e Danilo, também fez bonito e por muito pouco não traz o título de campeão da série Prata, fazendo a dobradinha da Liga União em solo carioca.
A quinta edição do Campeonato Brasileiro de equipes foi realizado na cidade de Petrópolis/RJ no período de 12 a 15 de novembro de 2011 e contou com a participação de treze equipes de diversos estados do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco).
Abaixo um resumo de como foi este campeonato.
 |
Vista geral do local dos jogos (Petropolitano - RJ) |
PRIMEIRA FASE
As treze equipes foram divididas em dois grupos, com todos jogando contra todos dentro de seus próprios grupos. Os quatro primeiros colocados disputariam a série Ouro, enquanto que os demais times disputariam a série Prata.
No grupo 1 a equipe do Grêmio enfrentou alguns dos principais candidatos aos títulos como Palmeiras, América/RJ e Vasco da Gama e outras boas equipes como Clube dos 500 do Rio e Sociedade Mineira de Minas Gerais.
Jogando com apenas quatro botonistas, a equipe do Grêmio foi valente, mas não o suficiente para ficar entre os quatros primeiros de seu grupo e foi para a disputa da série Prata.
Já no grupo dois, também jogando com apenas quatro guerreiros, o IVN começava a escrever mais um belíssimo capítulo do Futebol de Mesa Paranaense.
Numa primeira fase irrepreensível, o vermelhinho de Londrina foi batendo seus adversários (Corinthians/SP, Fluminense/RJ, Friburguense/RJ, AABB/PE, Ginástico/PR e Petropolitano/RJ) um a um e terminou a fase com nada menos que seis vitórias em seis jogos.
Umas dessas vitórias (32 x 11), foi a reedição da final do Brasileiro do ano passado contra o também favorito e último campeão brasileiro, Corinthians.
Com estes resultados o IVN se credenciou como primeiro lugar do Grupo e se garantiu na série Ouro.
SEGUNDA FASE - SÉRIE PRATA
Os cinco times jogaram em sistema de todos contra todos em turno único, com o campeão sendo o time com maior número de pontos.
O Grêmio foi muito bem nesta fase. Com resultados expressivos, o time foi brigando ponto a ponto pelo título até a última rodada.
No final, por apenas um ponto de diferença para o Petropolitano do Rio de Janeiro, o time grená e branco de Londrina acabou ficando com o vice campeonato e trazendo para a Liga União um belíssimo troféu.
Fabricio, Ernani, Prando e Danilo foram os representantes do Grêmio e merecem todos os elogios pelas dificuldades que passaram e pelo resultado alcançado. Lembrando que este mesmo Grêmio, já tem vaga garantida no Campeonato Brasileiro de 2012, de onde promete vir com um resultado ainda melhor.
 |
Grêmio - vice campeão da série Prata |
SEGUNDA FASE SÉRIE OURO
As oito melhores equipes do Brasil foram dividias em dois grupos de onde passariam os dois primeiros para a disputa das semi-finais e final.
No grupo 1, Corinthians em primeiro e América/RJ em segundo, não tiveram grandes dificuldades para avançar de fase, eliminando os cariocas do Ginástico e Clube dos 500.
No grupo 2, chamado grupo da morte, o IVN teve a companhia das fortes equipes do Palmeiras, Vasco da Gama e Fluminense.
Na primeira partida um grande susto. O time não se encontrou e acabou sendo derrotado pelo Palmeiras. Restavam os jogos contra os cariocas e um novo insucesso seria adeus sonho de título.
Mas nossos heróis recuperaram o futebol da primeira fase e com duas vitórias incontestáveis conseguiram se classificar em segundo no grupo, atrás do time paulista.
SEMI-FINAIS
Como primeiro colocado do grupo 2, o Palmeiras repetiu o confronto da primeira fase contra o América/RJ.
Se na primeira fase o jogo foi equilibrado e decidido nos detalhes, desta vez nem a vantagem do empate salvou o time paulista. Jogando com tranquilidade, o time rubro do Rio de Janeiro venceu a disputa por 30 x 12 e garantiu um time da casa na disputa da grande final.
Na outra semi-final, um confronto que já virou um clássico na disputa interclubes.
IVN e Corinthians, assim como fizeram na primeira fase e na decisão do último Campeonato Brasleiro, voltaram a se enfrentar.
Assim como na primeira fase e diferente do que foi a final do ano passado, a equipe do IVN não deu chances ao time do Corinthians e venceu a partida por 29 x 17.
Com o resultado, o IVN chega a sua segunda decisão seguida de Campeonato Brasileiro e coloca fim na hegemonia paulista na competição.
FINAL
Antes da bola rolar na grande final, uma única certeza, que o título seria VERMELHO.
A primeira rodada foi nervosa e terminou empatada em 5 x 5.
Na segunda rodada, a equipe londrinense impôs seu jogo e saiu vencedora por 7 x 4.
Embalado pela vantagem conseguida na rodada anterior e com a vantagem do empate debaixo do braço, o IVN repetiu o placar da rodada passada, 7 x 4.
Na última e decisiva rodada, bastava uma única vitórias em qualquer uma das quatro mesas para garantir o título inédito.
Mas nossos guerreiros fizeram mais, muito mais do que isso.
Venceram em três das quatro mesas e fecharam a rodada em 9 x 3.
O placar final foi 28 x 16.
Depois disso o quer se viu foi um grande festa de todo pessoal de Londrina (IVN e Grêmio). Festa que já é conhecida e está virando rotina em campeonatos por equipes.
A equipe que à poucos dias já tinha conquistado o inédito tri campeonato paranaense (seguido), agora chegava a glória máxima em nosso esporte, o título nacional.
 |
IVN - Campeão Brasileiro Interclubes 2011 |
Os pontuadores da grande final foram:
Fernando Mazini 10/12, Victor Heremann 7/12, Ricardo Asso 6/12 e Ednilson 5/12.
Apesar do Fernando ter sido o grande pontuador da grande final, não dá pra dizer que ele foi o grande destaque do campeonato, mesmo porque na semi-final ele tinha passado em branco, não pontuando em nenhuma partida.
O grande destaque dessa incrível conquista foi o ESPIRÍTO DE LUTA (não é fácil jogar um Brasileiro sem reservas e sem equipe de apoio), a UNIÃO e principalmente a AMIZADE de toda equipe.
Campanha do Campeão:
1ª Fase
IVN 32 X 11 Corinthians/SP
IVN 42 X 6 AABB/PE
IVN 40 X 7 Friburguense/RJ
IVN 40 X 7 Ginástico/RJ
IVN 37 X 7 Fluminense/RJ
IVN 29 X 17 Petropolitano/RJ
2ª Fase
IVN 17 X 29 Palmeiras
IVN 32 X 14 Fluminense/RJ
IVN 33 X 12 Vasco da Gama/RJ
Semi-final
IVN 29 X 17 Corinthians/SP
Final
IVN 28 X 16 América/RJ
Vale ressaltar também, a importantíssima colaboração do botonista Erik do Friburguense que ficou reponsável pelo preenchimento das súmulas durante a vitoriosa campanha.
Com o título, o estado do PARANÁ fecha 2011 com chave de ouro, tendo conquistado quase todos os títulos nacionais possíveis.