IVN - CAMPEÃO BRASILEIRO INTERCLUBES 2011

Depois de bater na trave em duas oportunidades (3º lugar em 2009 e vice campeão em 2010), chegou a hora da equipe de Londrina pintar o Brasil de vermelho e comemorar um título inédito e histórico para o Futebol de Mesa paranaense. 
Victor, Fernando, Ricardo Asso e Ednilson entram para a história como primeiro grupo a trazer para o Paraná o título por equipes.
A outra equipe de Londrina, o Grêmio Londrinense formado por Fabricio, Ernani, Prando e Danilo, também fez bonito e por muito pouco não traz o título de campeão da série Prata, fazendo a dobradinha da Liga União em solo carioca.
A quinta edição do Campeonato Brasileiro de equipes foi realizado na cidade de Petrópolis/RJ no período de 12 a 15 de novembro de 2011 e contou com a participação de treze equipes de diversos estados do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco).
Abaixo um resumo de como foi este campeonato.
PRIMEIRA FASE

As treze equipes foram divididas em dois grupos, com todos jogando contra todos dentro de seus próprios grupos. Os quatro primeiros colocados disputariam a série Ouro, enquanto que os demais times disputariam a série Prata.
No grupo 1 a equipe do Grêmio enfrentou alguns dos principais candidatos aos títulos como Palmeiras, América/RJ e Vasco da Gama e outras boas equipes como Clube dos 500 do Rio e Sociedade Mineira de Minas Gerais.
Jogando com apenas quatro botonistas, a equipe do Grêmio foi valente, mas não o suficiente para ficar entre os quatros primeiros de seu grupo e foi para a disputa da série Prata.
Já no grupo dois, também jogando com apenas quatro guerreiros, o IVN começava a escrever mais um belíssimo capítulo do Futebol de Mesa Paranaense.
Numa primeira fase irrepreensível, o vermelhinho de Londrina foi batendo seus adversários (Corinthians/SP, Fluminense/RJ, Friburguense/RJ, AABB/PE, Ginástico/PR e Petropolitano/RJ) um a um e terminou a fase com nada menos que seis vitórias em seis jogos.
Umas dessas vitórias (32 x 11), foi a reedição da final do Brasileiro do ano passado contra o também favorito e último campeão brasileiro, Corinthians.
Com estes resultados o IVN se credenciou como primeiro lugar do Grupo e se garantiu na série Ouro.

SEGUNDA FASE - SÉRIE PRATA

Os cinco times jogaram em sistema de todos contra todos em turno único, com o campeão sendo o time com maior número de pontos.
O Grêmio foi muito bem nesta fase. Com resultados expressivos, o time foi brigando ponto a ponto pelo título até a última rodada.
No final, por apenas um ponto de diferença para o Petropolitano do Rio de Janeiro, o time grená e branco de Londrina acabou ficando com o vice campeonato e trazendo para a Liga União um belíssimo troféu.
Fabricio, Ernani, Prando e Danilo foram os representantes do Grêmio e merecem todos os elogios pelas dificuldades que passaram e pelo resultado alcançado. Lembrando que este mesmo Grêmio, já tem vaga garantida no Campeonato Brasileiro de 2012, de onde promete vir com um resultado ainda melhor.
SEGUNDA FASE  SÉRIE OURO

As oito melhores equipes do Brasil foram dividias em dois grupos de onde passariam os dois primeiros para a  disputa das semi-finais e final.
No grupo 1, Corinthians em primeiro e  América/RJ em segundo, não tiveram grandes dificuldades para avançar de fase, eliminando os cariocas do Ginástico e Clube dos 500.
No grupo 2, chamado grupo da morte, o IVN  teve a companhia das fortes equipes do Palmeiras, Vasco da Gama e Fluminense.
Na primeira partida um grande susto. O time não se encontrou e acabou sendo derrotado pelo Palmeiras. Restavam os jogos contra os cariocas e um novo insucesso seria adeus sonho de título.
Mas nossos heróis recuperaram o futebol da primeira fase e com duas vitórias incontestáveis conseguiram se classificar em segundo no grupo, atrás do time paulista.

SEMI-FINAIS

Como primeiro colocado do grupo 2, o Palmeiras  repetiu o confronto da primeira fase contra o América/RJ.
Se na primeira fase o jogo foi equilibrado e decidido nos detalhes, desta vez nem a vantagem do empate salvou o time paulista. Jogando com tranquilidade, o time rubro do Rio de Janeiro venceu a disputa por 30 x 12 e garantiu um time da casa na disputa da grande final.
Na outra semi-final, um confronto que já virou um clássico na disputa interclubes.
IVN e Corinthians, assim como fizeram na primeira fase e na decisão do último Campeonato Brasleiro, voltaram a se enfrentar.
Assim como na primeira fase e diferente do que foi a final do ano passado, a equipe do IVN não deu chances ao time do Corinthians e venceu a partida por 29 x 17.
Com o resultado, o IVN chega a sua segunda decisão seguida de Campeonato Brasileiro e coloca fim na hegemonia paulista na competição.

FINAL

Antes da bola rolar na grande final, uma única certeza, que o título seria VERMELHO.
A primeira rodada foi nervosa e terminou empatada em 5 x 5.
Na segunda rodada, a equipe londrinense impôs seu jogo e saiu vencedora por 7 x 4.
Embalado pela vantagem conseguida na rodada anterior e com a vantagem do empate debaixo do braço, o IVN repetiu o placar da rodada passada, 7 x 4.
Na última e decisiva rodada, bastava uma única vitórias em qualquer uma das quatro mesas para garantir o título inédito.
Mas nossos guerreiros fizeram mais, muito mais do que isso.
Venceram em três das quatro mesas e fecharam a rodada em 9 x 3.
O placar final foi 28 x 16.
Depois disso o quer se viu foi um grande festa de todo pessoal de Londrina (IVN e Grêmio). Festa que já é conhecida e está virando rotina em campeonatos por equipes.
A equipe que à  poucos dias já tinha conquistado o inédito tri campeonato paranaense (seguido), agora chegava a glória máxima em nosso esporte, o título nacional.
Os pontuadores da grande final foram:
Fernando Mazini 10/12, Victor Heremann 7/12, Ricardo Asso 6/12 e Ednilson 5/12.
Apesar do Fernando ter  sido o grande pontuador da grande final, não dá pra dizer que ele foi o grande destaque do campeonato, mesmo porque na semi-final ele tinha passado em branco, não pontuando em nenhuma partida.
O grande destaque dessa incrível conquista foi o ESPIRÍTO DE LUTA (não é fácil jogar um Brasileiro sem reservas e sem equipe de apoio), a UNIÃO e principalmente a AMIZADE de toda equipe.

Campanha do Campeão:
1ª  Fase
IVN 32 X 11 Corinthians/SP
IVN 42 X 6 AABB/PE
IVN 40 X 7 Friburguense/RJ
IVN 40 X 7 Ginástico/RJ
IVN 37 X 7 Fluminense/RJ
IVN 29 X 17 Petropolitano/RJ

2ª Fase
IVN 17 X 29 Palmeiras
IVN 32 X 14 Fluminense/RJ
IVN 33 X 12 Vasco da Gama/RJ

Semi-final
IVN 29 X 17 Corinthians/SP

Final
IVN 28 X 16 América/RJ

Vale ressaltar também, a importantíssima colaboração do botonista Erik do Friburguense que ficou reponsável pelo preenchimento das súmulas durante a vitoriosa campanha.
Com o título, o estado do PARANÁ fecha 2011 com chave de ouro, tendo conquistado quase todos os títulos nacionais possíveis.
IMAGENS DE UMA CONQUISTA INESQUECÍVEL