Na Taça Paraná 2012, realizada nos dias 21 e 22 de abril na cidade de Curitiba e com a eficiente organização da Liga Metropolitana, a Liga União foi representada por 16 botonistas divididos nas categorias Sub-18, Adulto e Master.
Entre estes 16, podemos citar como destaque a volta às competições dos botonistas Marquinhos e Matheus, ambos do Clube Ajax de Ivaiporã.
Abaixo um resumo do que aconteceu em cada categoria:
SUB 18
Mostrando que a renovação em nosso esporte é um de nossos maiores adversários, o campeonato contou com a presença de apenas cinco botonistas na categoria SUB-18.
É por esse motivo que a Liga União, em parceria com o SESI, vem trabalhando e levando o Futebol de Mesa para crianças do Projeto Atleta do Futuro todas as segundas-feiras na escola Nilo Peçanha em Londrina.
Com a evolução nítida dessas crianças, muito provavelmente teremos um Campeonato Paranaense 2012 com um número bem maior de inscritos nesta categoria.
Ainda sobre o Projeto, a Liga União agradece a colaboração dos botonistas Marcel Maia e Denis do Clube Curitibano que, gentilmente, doaram goleiros, palhetas e bolas para os garotos.
Com a bola rolando, a disputa foi acirrada entre a garotada.
Os cinco postulantes ao título da Taça Paraná 2012, jogaram num sistema de todos contra todos em dois turnos, com os dois primeiros decidindo o título.
Pedro do Sexta Bola e Lucas do Racing, ambos de Curitiba, ficaram na 4ª e 5ª colocação respectivamente.
Gabriel Godoy que joga pela Princesa dos Campos, da cidade de Ponta Grossa, ficou na terceira posição, apenas um ponto atrás dos dois líderes.
Com o mesmo número de pontos na primeira fase, Matheus do Ajax de Ivaiporã e Leonardo do Belavistense decidiram o título.
Assim como em uma das partidas da primeira fase e mostrando o equilíbrio entre estes dois botonistas, o jogo terminou empatado em 5 x 5. Melhor para Leonardo que jogava pelo empate pela melhor campanha.
Léo, como é conhecido entre os amigos da Liga União, voltou para casa feliz da vida e não desgrudou do belo troféu nem enquanto dormia na van.
 |
Podium do Sub18 |
 |
Léo não largou o troféu nem para dormir |
MASTER
Tivemos apenas um representante (Ernani do Grêmio) entre os onze participantes da categoria Master.
Também esperamos que este número aumente consideravelmente no Campeonato Paranaense que será disputado na cidade de Londrina nos dias 20 e 21 de outubro.
Assim como na categoria Sub18, a Master também jogou no sistema de todos contra todos, porém com apenas um turno e com os quatro primeiros classificados para disputarem as semi-finais.
Nosso representante fez uma belíssima primeira fase e acabou terminando a primeira fase com a melhor campanha entre os onze, garantindo assim a vantagem de empate no restante da competição.
Na semi-final, Ernani enfrentou Marco Antonio do Sexta Bola de Curitiba e soube usar a vantagem a seu favor. Empate por 2 x 2 e passaporte carimbado para a grande final.
Na outra partida da semi-final, Dalla Stela do Sexta Bola, também se valeu da vantagem e com um novo empate contra seu companheiro de equipe Rubão, dessa vez por 5 x 5, também se classificou para a disputa final.
Na grande decisão, Ernani não conseguiu repetir o desempenho de todo campeonato e acabou sendo derrotado por 5 x 2 ficando com o vice campeonato.
 |
Podium do Master |
ADULTO
Nesta categoria, foram 32 botonistas (sendo13 da Liga União) divididos em quatro grupos, onde os primeiros quatro colocados seguiam para disputar a vaga na série Ouro e os quatro restantes cairam direto para a série Bronze.
Paroski, Fernando, Victor, Ednilson e Danilo avançaram para brigar por uma vaga na série Ouro.
Fabricio, Robertinho Dalcin, Lucas Jaca, Maicon, Ibsen, Leandro Dias, Marquinhos e Alexandre foram para a disputa da Bronze.
Fabricio do Grêmio e Maicon do Fênix foram nossos melhores representantes na série Bronze ficando, respectivamente na 3ª (19º no geral) e 4ª (20º no geral) colocação e garantindo uma medalha.
 |
Podium Adulto Bronze |
Na segunda fase, que decidiu quem ficaria na série Prata e quem continuaria na briga pelo título máximo da categoria, os 16 botonistas foram divididos em quatro grupos.
Nosso único representante no grupo A (Danilo do Grêmio) fez bonito e se garantiu na quartas de final da Ouro.
Se tivemos apenas um representante no grupo A/C e nenhum no D, no B foi uma verdadeira etapa da Liga União, com três dos quatro botonistas.
Paroski do Fênix surpreendeu a todos e ficou com a segunda vaga no grupo, eliminando Victor e Fernando, ambos do IVN, em dois grandes jogos.
Ednilson foi o primeiro de seu grupo e também avançou.
Na disputa na série Prata, Victor foi quem se saiu melhor ficando com o vice-campeonato (10º no geral).
Fernando ficou com a 4ª posição (12º no geral) no podium.da Prata.
 |
Podium Adulto Prata |
As quartas-de-finais da Ouro, foi um pesadelo para nossos atletas. Todos foram eliminados da competição nessa fase.
Danilo ficou com a 8ª posição, Paroski com a 7ª e Ednilson foi o 5º colocado.
Se não termos um representante entre os quatros primeiros foi uma surpresa, não podemos dizer o mesmo de quem foi o grande campeão.
Mais uma vez, e para aumentar ainda mais sua vasta coleção de troféus, Robertinho do Clube Curitibano foi o campeão vencendo seu companheiro de equipe, Marcel Maia na final por 4 x 3.
Denis, também do Curitibano ficou em 3º com Ricardinho do Princesa dos Campos em 4º.
 |
Podium Adulto Ouro |
 |
Momento de descontração entre um dia e outro |
 |
Toda galera da Liga União reunida |
O próximo compromisso oficial das Ligas é a 3ª Corrida de Prata que acontece no dia 12 de maio.