segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

No interclubes foi o fim do Tabu !!! E no individual ... deu Robertiiiiinho

Neste último final de semana, na chuvosa princesa dos Campos Gerais paranaenses, Ponta Grossa, cidade do famoso Mantena, aconteceu o Campeonato Paranaense 2013, pra encerrar as atividades botonísticas do ano de 2013. Também aconteceram as finais do Interclubes, que puseram fim ao mais longo tabu da história do botão.

Sábado de madrugada, os bravos atletas da Liga União partiram pra mais um campeonato. Na manhã do sábado ocorreram as semifinais da disputa por equipes. O Grêmio, que ganhou a vaga com a desistência do IVN enfrentou o Clube Verde, e foi derrotado por 32 x 14, (Léo 3 Pts, Lucas Jaka 6 Pts e Roger 5 Pts). Infelizmente o capitão Fabrício não estava numa manhã feliz e foi entubado pelos pontagrossenses.

Na outra semifinal, o Fênix enfrentou o Sexta bola, e depois de vencer a primeira rodada por 9x3 permitiram o empate e levaram a disputa para a prorrogação (jogo extra). Infelizmente, apenas Julio Paroski, o melhor dos Fênix, empatou sua partida, e o 10x1 pôs fim à disputa.

No domingo, após a disputa da segunda fase do Indivudual, ocorreram as finais. Ponta Grossa saiu vencedor da final contra o sexta bola, depois de buscarem o jogo e levarem a partida empatada para a quarta e decisiva rodada. Parabéns ao clube Verde, Princesa dos Campos, pelo título Paranaense Interclubes, abraço em especial ao Mantena, o melhor dos princesas.

Clube Verde Princesa dos Campos, Campeão Interclubes

Sexta Bola, Vice Campeão Interclubes

No individual, estavam presentes 8 Masters, que se enfrentaram em dois turnos. No pódio, nenhuma surpresa, o bicampeão brasileiro Master Dalla Stella, mostrou que ainda tem fôlego e botão de alto nível e venceu. Em segundo lugar, o nosso Rony, único representante da Liga União mostrou que não é fera apenas no subbuteo e que continua com seu regular jogo. Em terceiro lugar ficou o também pé vermelho e carismático Duleba.

Pódio Categoria Master
Em pé, da esquerda para a direita, Dalla Stella (1º), Rony (2º), Duleba (3º)
No chão, Bittencourt (5º) e Nilson (4º)

A categoria sub-18 infelizmente ainda conta com poucos integrantes, e os 3 que se fizeram presentes disputaram entre os adultos. Os três permaneceram na série prata e deram trabalho ao pessoal de suas chaves. Leonardo, o boa Léo, foi entupido pelo seu irmão na primeira rodada, o que lhe proporcionou a última colocação dentre a molecada, em caso de vitória sairia com o título e com a coroa de ouro. Em segundo lugar ficou o elegante Pedro, do sexta bola, e o campeão foi Gabriel, do Princesa dos Campos.

Pódio Sub-18, Pedro (2º), Gabriel (1º) e Léo (3)

A categoria adulto contou com 21 atletas divididos em 4 grupos, onde os dois melhores passavam para a ouro, os dois seguintes para a prata e os últimos e entupidos para a bronze.
No domingo pela manhã foram disputadas as séries decididas no dia anterior.
Na série Bronze, o campeão foi Jeferson, do IVN, seguido por Julio Paroski, o melhor do Fênix, e Eliando, do Sexta bola. Lucas Jaka e Emerson não conseguiram o pódio e terminaram o campeonato nas duas últimas posições, atrás dos subs.

Pódio Adulto Bronze: Eliando(3º), Jeferson (1º) e Paroski (2º) 

A série prata foi muito disputada do início ao fim. A diferença entre o 3º e o 8º lugar foi de apenas 3 pontos. O campeão foi Faro, do Pricesa dos Campos, seguido por Luiz e André Leal, ambos do Sexta bola. O favorito Mantena, ficou apenas na 6ª colocação.

Pódio Adulto Prata: André Leal (3º), Faro (1º) e Luiz (2º)

Na Ouro, após os 7 jogos, deu ele, o multicampeão Robertinho garantiu o favoritismo e saiu com o título. Em segundo e terceiro lugar os pontagrossenses Ricardinho e Gonzo. Na quarta posição, Victor do Fênix seguido por Elds também de PG.

Pódio Ouro:Victor (4º), Ricardinho (2º), Robertiiiinho (1º), Gonzo (3º) e Elds (5º)

As coroas de ouro, que representam a regularidade e competência dos botonistas durante todo o ano, ficaram bem representadas nas mão de Marco Antônio (Master), Gabriel (Sub-18) e Robertinho (Adulto).

Coroa de Ouro: Marco Antônio, Robertinho e Gabriel

O campeonato paranaense também proporcionou a reunião para fechamento das contas da Federação e definição dos novos rumos do futebol de mesa no estado. Como de conhecimento de todos, a bola de microfribra mf200 foi aprovada, e a mesma foi utilizada neste final de semana. Ano que vem o PR sedia o Brasileiro no feriado de 1º de maio, e nas datas que sobram serão disputados 1 Open (que decidirá quem começa o ano nas séries A, B ou C), 4 etapas, 1 Campeonato Paranaense Individual, e 1 Campeonato Paranaense de Clubes, o primeiro neste formato, que reunirá todas as equipes do estado num final de semana inédito, em busca da glória e do lugar mais alto no pódio do estado. Também foram propostas as mudanças para o ano de 2013 na Liga União, na gestão do novo presidente, Roger, mas isso é assunto pra outro post, e vamos ao que interessa.

No clássico mais charmoso da Liga União, depois de Belavistense e Ajax, o Grêmio enfrentou o Fênix na disputa pelo terceiro lugar do paranaense Interclubes. Nunca antes na história o Grêmio havia perdido. São 4 anos de entubadas atrás de entubadas. Mas não foi desta vez, o Fênix, pode ter vencido pela primeira e última vez a equipe do Grêmio, já que ambas as equipes vão se desfalcar e não se conhece o futuro de cada time, fato é que o Fênix continua com ou sem Victor, que com certeza foi um dos responsáveis por fazer a ave ressurgir das cinzas.

Na primeira rodada, muito equilíbrio, três empates e apenas uma derrota. Lucas Jaka perdeu pro Maicon, Léo, Roger e Fabrício empataram seus jogos contra Rony, Paroski e Victor respectivamente. 6 x 3 e o Fênix saia na frente no placar. No meio dessa rodada, ocorreram as primeiras reclamações sobre o barulho nas mesas, infelizmente, há pessoas que nunca entenderão que futebol de mesa é, acima de tudo, Amizade e Diversão, e que é possível, jogar, se concentrar, disputar títulos e ao mesmo tempo rir, durante seus jogos. Só quem joga na Liga União entende o que é isso. Com certeza, essa partida estava mais tensa do que aparentava, havia um certo conceito de dignidade em jogo.

Na segunda rodada, o boa Léo com suas lambadas venceu Maicon. Roger empatou com Rony e Fabrício venceu seu freguês Paroski. Lucas Jaka foi derrotado por Victor. 7 x 4 e tudo empatado. Na terceira rodada, tudo empatado denovo, Roger venceu Maicon, Léo venceu Victor, Fabrício foi derrotado por Rony e Lucas Jaka por Paroski. 6 x 6 e a decisão ficava para a última rodada.

Na última e decisiva rodada, as coisas não estavam boas para a equipe do Grêmio, só Fabrício vencia sua partida contra Maicon, o que foi concretizado. Léo buscou um empate no jogo das lambadas, entre Bruno Varoli do Fênix e Bruno Varoli do Grêmio. Rony venceu o gabaritado Jaka e Roger perdeu para Victor. Era o decreto do início do fim dos tempos. 23 x 20 Fênix, não deu pro Grêmio, Fabrício desolado, até esqueceu sua maleta e os shorts da equipe no local. Não se pode vencer sempre, mas o Grêmio já tinha se acostumado a isso, agora são 4 x 1. Fabrício garantiu que o Grêmio vai sobreviver mais três anos pra ver se o Fênix é capaz de empatar, mas não vai dar, vão inventar uma desculpa e falar que não dá.

Fênix 3º colocado Interclubes
Paroski (5pts) Maicon (3pts) Rony (8pts), Victor (7pts) e Emerson (o melhor dos Fênix)

Agora, é deixar os times de molhos porque a temporada 2014 promete !!
E liga pro Paroski

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Campeonato Paranaense 2013

Depois de um longo ano de competições, chegou a hora do Campeonato Paranaense para coroar o final de ano. Os melhores botonistas do estado estarão reunidos nos campos gerais, em Ponta grossa neste final de semana 06 e 07 de dezembro, para a disputa do Campeonato Parananese, o último campeonato do calendário. 
Serão disputados os campeonatos individuais por categoria bem como as semi-finais e finais do Interclubes.
Também serão conhecidos os campeões das coroas de ouro e será entregue a comenda verde do ano de 2013.
A competição ocorreráno Clube Verde em Ponta Grossa e tem início as 10h do sábado.
Abaixo, os ranking atualizados. Confira e veja quem tem chances de terminar o ano como o melhor botonista paranaense de 2013.




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

IMPORTANTE !!!

Convocamos todos os atletas da Liga União para comparecem a sala de treinos (sala do Rony) no sábado (30/11) às 14h. Ressaltamos a importância da presença de todos pois nesta reunião muita coisa será decidida. Não deixem de comparecer, o futuro do futebol de mesa em Londrina estará sendo decidido nessa reunião.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Várzea, no que tinha tudo pra ser o Brasileiro Interclubes mais disputado da história !!

Todos nós botonistas, praticantes e amantes desse esporte amador, sabemos o quanto é difícil organizar, promover e fazer um evento, qualquer que seja o porte, de futebol de mesa começar e terminar bem.

Sempre que se saimos em viagens para disputa de torneios de âmbito nacional, a expectativa é de que o evento esteja nos trinques, e que chegaremos no local, pegaremos a bolinha, faremos uns amistosos, e pronto, tudo em cima pra mais uma competição. 

Infelizmente não foi o que aconteceu. Em primeiro lugar, não quero ofender ninguém da organização, sabe-se que é difícil aceitar críticas, contudo, o que foi visto é pra ser falado.
Como sempre, a delegação da Liga União partiu com seus guerreiros para Poços de Caldas-MG, carinhosamente apelidada de pêssegos em caldas, ou simplesmente, pêssegos. O motorista Angelo, carinhosamente apelidado de Angelus errou o caminho algumas vezes, mas, na madrugada de sexta, todos estavamos na terra do queijo. Como é de costume, um lera se encontrava na recepção da pousada do Jason, este por sua vez, nem sabia que iríamos chegar, quanto mais, tão cedo ...

Problemas resolvidos, partimos pro primeiro dia de competição. Voltando ao assunto da organização, 48 horas antes do início do campeonato, ninguém sabia o número de equipes participantes, quanto menos fórmula de disputa do campeonato a ser disputado no SESC. (O evento também teve seu local alterado, mas isso não comprometeu o desenrolar dos jogos).

 Equipe do IVN antes do início da competição

Equipe do Grêmio, o time mais bonito da competição

Os grupos foram sorteados e a sorte foi lançada. 14 equipes se dividiram em 3 grupos, dois com 5 e um com 4 times. No grupo A: Palmeiras, Vasco, Friburguense, Clube do Botão e Goiás, no grupo B: Grêmio, América, Círculo Militar, Meninos e (Rio Grande do Sul ?), no grupo C: IVN, Corinthians, Ginástico, Maria Zélia Duncan e Sociedade Mineira, conhecida como Sociedade em Caldas.

A equipe do Grêmio começava enfrentando a equipe do Rio Grande do Sul, que não compareceu à competição e não constava nem no banner do evento, o que causou uma discussão antes do início da competição, dado que esse W.0. influenciaria a classificação dos melhores terceiros, já que uma vitória por 48x0 não é vista com maus olhos por quem a tem. Como não havia nada descrito no regulamento, e NENHUM representante oficial da CBFM, seguiu-se o jogo. 

A equipe do IVN enfrentou a Sociedade em Caldas e atropelou, 45 x 3 , com destaque para Igor, do time mineiro, que entupiu Fernando por 4 x 1. Parabéns Igor !! Na segunda rodada os dois times enfrentaram o W.0. e foram andar de bondinho graças a idéia de Ricardo shortinhos Asso.

Para a alegria dos "4 real" da van o bondinho estava fechado e o passeio pela bela cidade de Pêssegos foi o que restou para os botonistas norte paranaenses.

Até o presente momento as lisas e velhas mesas ainda apresentavam jogabilidade considerável, contudo as bolinhas já diziam o que seria do dia seguinte. Depois de um lanche brutíssimo no centro, os atletas que resolveram curtir a noite num barzinho da cidade, encontraram atletas da delegação carioca rindo sobre o fato de dois clubes da mesma federação se enfrentarem na última rodada, e afirmando, que se fosse preciso haveria um empate, consequentemente classificando as duas equipes.

No segundo dia de competição a mesa organizadora foi avisada do confronto que tinha tudo pra dar errado, mas esta, nada fez sob vistas de achar que não era uma situação tão grave. Não era aos olhos de quem é de boa índole e estava alí pra se divertir. Era só inverter a ordem dos jogos restantes daquel grupo, somente inverter...

Enfim ... primeiro falaremos do Grêmio, o time mais bonito, esteticamente falando, do campeonato, cujos indivíduos feios presentes no campeonato, todos conhecem e sabem do que o futebol de mesa é capaz ... Na primeira partida contra o Meninos de Teruel e Cia, Roger e Prando (Lucas Jaka) foram gabaritados, e os pontos conseguidos foram feitos por boa Léo e Fabrício. Muitos a 11. Depois, o time grená enfrentou o Círculo, de Babyssauro e Chico Jr, e levou outro revés.
Nesta partida, também foi decretada a vitória de Chico Jr por W.0. no desafio contra Júlio Paroski

                          
O vencedor do desafio, Chico Jr

Depois de almoçar, o time do Grêmio deu trabalho, muito trabalho, ao América-RJ, com destaque para a vitória de Lucas Prando sobre Lucas Teletubbies, como este foi vice-campeão mundial, Lucas Prando agora pode ser considerado quase campeão mundial. Final da partida 27x18 para o espanto das outras equipes presentes e que iriam disputar a prata contra a equipe que sempre disputou a prata.

Na chave do IVN, o dia não começou bem para os atletas Londrinenses, a derrota para o Corinthians, obrigava o time a vencer os dois jogos restantes pra continuar na disputa. Contra o Maria Zélia, o time paranaense teve suas dificuldades mas venceu, prorrogando para a tarde de sábado, a decisão sobre o futuro da competição. Enquanto isso no grupo A ... O empate entre as equipes cariocas classificava ambas, a não ser que IVN e Ginástico empatassem ...

O IVN perdeu na mesa para o Ginástico, além de que, o suspeito e único resultado com placares iguais no campeonato aconteceu no grupo A e eliminou o time londrinense. No intuito de não abrir precedentes, e de que nunca mais ocorra tal fato num evento tão esperado e de tão grande importância nacional, o time do IVN resolveu abandonar o campeonato. Isso somado ao fato de que na chave do Grêmio, o Círculo avançava em circunstância de um 48x0. Contudo se os melhores resultados de cada equipe tivessem sido eliminados, como aconteceu no Brasileiro de Masters ano passado e como havia sido proposto no início da competição  o IVN também não se classificaria em vista do empate carioca. A indignação não fica por conta do empate, mas sim pelo fator de o último jogo não ter sido mudado e ter proporcionado essa situação.

                            
Verso da súmula do jogo entre IVN e Ginástico

As mesas no final do segundo dia já não colaboravam mais para o bom futebol de mesa, as bolinhas então nem se fala. Contudo, o Grêmio estava na semi-final da Prata e iria jogá-la de qualquer forma. O adversário era o Clube do Botão, de João Pedro Valdívia, o carma de um dos atletas do Grêmio. O grosso Lucas Prando esqueceu a maleta na loja de doces no dia anterior e quase chorou de alegria quando a encontrou no mesmo lugar na chuvosa manhã do dia seguinte. A mulher da loja não mexeu na maleta achando que se tratava de um artefato explosivo, contudo os doces devem ter feito bem para os times de Prando, que entupiu seus adversários, fazendo 7 pontos na semi-final. Quis o destino que a última partida fosse disputada entre Fabrício e seu algoz Valdívia, a derrota já estava escrita nas estrelas. Contudo Roger e Prando venceram seus jogos empatando a rodada e garantindo a diferença de 3 pontos aberta na terceira rodada 24 x 21.

Na final contra o Maria Zélia Duncan, os irmãos Ferracin decepcionaram, Roger fez 3 pontos apenas ao bater o elegante Barthez, quando tudo já estava terminado. Léo foi gabaritado e pediu pra sair, dando lugar para o melhor dos Jakas, Lucas Jaka, que intupiu o também elegante Rodrigo cabeção, que havia vencido os 3 outros jogos. Final de Jogo e o Maria Zélia venceu por 12 pontos de diferença. Prando com 6 e Fabrício com 4 pontos não foram capazes de vencer a disputa sozinhos, e o Grêmio foi mais uma vez vice campeão Brasileiro Prata.
Final da prata entre Grêmio e Maria Zélia

Grêmio Londrinense, vice campeão Prata

Por fim, o que fica e sempre ficará são as histórias e coisas que acontecem nesses campeonatos. A Liga União com certeza é a delegação mais unida e alegre de todos os campeonatos, porque futebol de mesa é alegria e diversão, competir e vencer é consequência de divertimento e treino, mas não pode ser o único objetivo. Todos ficamos tristes pelo que aconteceu, pois a soma entre mesas, bolinhas, clima, organização e má índole resultou num valor negativo quando se avalia a competição como um todo. Parabéns ao Palmeiras, Pentacampeão Brasileiro Interclubes e aos meninos do Grêmio, que sabem que tinham potencial para ir mais longe.

Esse Brasileiro em Poços marcou o fim de eventos Nacionais (salvo Copas do Brasil) em cidades sem aeroportos. Além de marcar o fim da era da bola de feltro. Talvez se o Waldomiro tivesse mais tempo conseguiria aperfeiçoar o fabrico das bolinhas e o feltro continuasse, contudo, a MF200 foi aprovada como a bola oficial da CBFM para o ano que vem.

Agora as atenções se voltam para o Campeonato Paranaense em Ponta Grossa, dias  07 e 08 de dezembro, onde ocorrerão também as finais do Interclubes.

                               
Galera dando prejuízo na pizzaria

Obrigado a todos os atletas pelo companheirismo na viagem, ao seu Angelus, que nos guiou os 600 km de trajeto e até a próxima.

domingo, 10 de novembro de 2013

Copa Atleta do Futuro

E a Copa atleta do Futuro continua a todo vapor !! Confiram aí os resultados das últimas disputas

56ª Copa Atleta do Futuro - Dia 30-09-2013

1ª FASE
Caio 0 x 0 Bruno - Bruno 1 x 0 nos penaltis
Vitor Mendes 0 x 0 Fellipe - Fellipe 1 x 0 nos penaltis
Tori 1 x 0 Arthur

SEMI FINAL
Pedro 2 x 1 Caio
Fellipe 1 x 0 Yori

FINAL
Pedro 1 x 1 Fellipe - 0 x 0 nos penaltis - Fellipe no sorteio

FELLIPE - CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

57ª Copa Atleta do Futuro - Dia 07-10-2013

1ª FASE
Yori 0 x 1 Bruno
Vitinho 1 x 1 Thiago - 0 x 0 nos penaltis - Vitinho no sorteio
Juan 0 x 0 Jean - Juan 1 x 0 nos penaltis

SEMI FINAL
Fellipe 0 x 2 Bruno
Vitinho 1 x 1 Juan - Juan 1 x 0 nos penaltis

FINAL
Bruno 3 x 1 Juan

BRUNO - CAMPEÃO!!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
58ª Copa Atleta do Futuro - Dia 21-10-2013

Sistema por pontos corridos

Arthur 0 x 3 Pedro
Bruno 1 x 0 Yori

Vitinho 1 x 1 Pedro
Arthur 0 x 0 Bruno

Vitinho 0 x 1 Yori
Pedro 0 x 1 Bruno

Vitinho 0 x 2 Bruno
Yori 0 x 0 Arthur

Vitinho 1 x 0 Arthur
Yori 1 x 2 Pedro

BRUNO - CAMPEÃO!!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
59ª Copa Atleta do Futuro - Dia 28-10-2013

Sistema por pontos corridos

Pedro 0 x 1 Yori
Caio 0 x 0 Lucas Skiba

Fellipe 0 x 0 Yori
Pedro 1 x 0 Caio

Fellipe 2 x 1 Lucas Skiba
Yori 0 x 0 Caio

Fellipe 0 x 0 Caio
Lucas Skiba 1 x 1 Pedro

Fellipe 0 x 2 Pedro
Lucas Skiba 1 x 1 Yori

PEDRO CAMPOS - CAMPEÃO!!!

Agora as atenções estão voltadas para o Brasileito Interclubes em Poços de Caldas MG, aos atletas ... a van deve sair da rodoviária por volta das 19 horas de quitna feira !!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rony Suzuki, apesar de ser do Fênix, é o melhor da América !!

A sede do Cisplatina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, recebeu no dia 13/10/2013 a quarta edição do Campeonato Sulamericano de Futebol de Mesa - Modalidade Subbuteo.


No período da manhã, 16 atletas foram divididos em quatro grupos de quatro, sendo que os dois primeiros de cada grupo, se classificavam para a fase mata-mata. Pelo Grupo A, o argentino Cláudio Murcilli atropelou seus adversários e avançou como primeiro colocado, em uma campanha com 100% de aproveitamento. Na segunda posição ficou o estreante no modalidade Michilin do Palmeiras, com 6 pontos ganhos. Foram eliminados: Ronaldo Marques - SAV Maria Zélia e Thiago Penna - Vasco da Gama.

No Grupo B, a liderança terminou com o atual campeão brasileiro Marcelo Lages, que também anotou 9 pontos e 100% de aproveitamento. Em segundo se classificou Renato Barthez Pinheiro do SAV Maria Zélia com 6 pontos. Já os competidores Thiago Sayeg do SAV Maria Zélia e José Farah do Cisplatina, foram eliminados.

No Grupo C, a liderança terminou com estrangeiro Andrea Gasparini do Vasco da Gama, que também anotou 9 pontos e 100% de aproveitamento. Em segundo se classificou Roni Suzuky com 6 pontos. Já os competidores Gonzalo Gomes do Rosário da ARG e Guilherme do SAV Maria Zélia, foram eliminados.

No Grupo D, o mais equilibrado da 1ª fase, a liderança terminou com Igor Quintaes do Vasco da Gama, que somou 7 pontos. Em segundo se classificou Daniel de Matos também do Vasco da Gama com 5 pontos. Já os competidores Sebastian Pesci com 5 pontos e Edgar Schoenfeld do Rosário da ARG, foram eliminados.

Os atletas classificados voltaram às mesas para o início do mata-mata. Nesta fase os confrontos foram os seguintes: Marcilli 0 (2) X (3) 0 Roni Suzuky (partida definida nos shout-outs após empate na morte súbita em 0x0); Michilin 0 x 1 Igor Quintaes; Andrea Gasparini 1 x 0 Renato Barthez e Daniel de Matos 0 x 1 Marcelo Lages.

Os vencedores foram para mais um embate nas semi-finais, que teve os seguintes jogos: Roni Susuky 1 x 0 Igor Quintaes e Andrea Gasparini 2 (1) x (2) 2 Marcelo Lages (partida definida nos shout-outs após empate na morte súbita em 0x0).

Na disputa pelo 3° Lugar, Gasparini venceu Igor Quintaes por 2 a 0 e na grande decisão, em um jogo muito disputado, Roni Suzuki quebrou uma série de vice-campeonatos e derrotou Marcelo Lages por 2 a 0, e se sagrou campeão da América.

     
Pódio formado por Roni Suzuky (Campeão), Marcelo Lages (Vice-Campeão), Andrea Gasparini 3º Lugar e Igor Quintaes - 4º colocado.

Créditos CBFM, disponível em : <http://www.cbfm.esp.br/2013/10/roni-suzuky-e-campeao-sul-americano.html>.

Vale ressaltar, que no dia anterior, Rony ficou com o segundo lugar no Open Internacional de São Paulo, que contava pontos para o ranking mundial. Verdadeiro mesmo esse Subutteo !!!

Pódio do Open Internacional de São Paulo

Outra ressalva, foi o título Sulamericano também conquistado na categoria por equipes, onde integrando a seleção brasileira, Rony também foi Campeão.

Pódio do Sulamericano de Seleções


Pode abrir o peito e dizer, Rony, É DO FENIX, issô !!

A Liga União deseja os parabéns não só ao Rony como também aos outros comptidores Paranaenses (Alex Bahr Campeão Individual 12 Toques, e Robertinho campeão por Equipes com a Seleção Brasileira, também no 12 toques).

Agora todas as atenções estão voltadas para o Interclubes em Pêssegos em Caldas, MG, onde IVN e Grêmio, levarão as cores norte paranaenses ao cenário nacional.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Torneio de Inverno


Belíssima premiação !!

No sabado, 06 de Outubro, foi realizado no belíssimo e quente ginásio do SESI o 2ª Open da Liga União, agora chamado Torneio de Inverno. Com algumas ausências importantes, o torneio teve a presença de bravos 17 botonistas, dividos em 2 grupos de 6 e mais um de 5. Os grupos foram assim divididos: 

Grupo A: Ricardo Asso, Leonardo, Jeferson, Rony, Yori e Vitinho
Grupo B: Ednilson, Maicon, Lucas Jaka, Roger e Juquita 
Grupo C: Fabricio, Fernando, Paroski, Emerson, Tereska e Bruno.

Avançaram as quartas de final, pelo Grupo A Ricardo Asso e Jeferson, pelo B Ednilson, Roger e Lucas Jaka, como o melhor terceiro colocado. No grupo c, os classificados foram Fernando, Paroski e Fabricio como segundo melhor terceiro. 

As Quartas de final tiveram três confrontos entre Grêmio Londrinense e a fortíssima equipe do IVN. No primeiro deles, deu IVN, com Fernando valendo –se da vantagem do empate, derrotou Fabricio, pelo placar de 3x3. Quem se valeu da vantagem do empate também, foi Ricardo Asso também do IVN, que acabou eliminando Lucas Jaka ao empatar em 4x4 no toque da campainha. E a única vitória do Grêmio nestes duelos foi de Roger, que venceu Jeferson pelo placar de 6x2. 

Na última partida, Paroski, único atleta do Fênix ainda na busca pelo título não foi páreo para Ednilson, e sucumbiu pelo placar de 9x2. Nas semi, o experiente Fernando usou o regulamento novamente e eliminou Roger após o empate em 4x4, jogo em que o atleta do Grêmio teve três ataques para matar o jogo. No outro jogo desta fase, Ednilson eliminou seu companheiro de equipe Ricardo Asso, pelo placar de 7 x 6.

Na disputa do terceiro lugar, Roger, abatido pela eliminação anterior não fez frente à Ricardo Asso e acabou perdendo. 
 
Disputa de 3º lugar, Ricardo intupindo o atleta do Grêmio

FINAL 
Na grande final, Fernando não conseguiu demonstrar o mesmo jogo feio e eficiente que vinha demonstrando até então. Após um primeiro tempo nervoso com apenas um gol, o jogo terminou 6 x 2 e Ednilson se sagrou campeão, somando pontos importantes no ranking.

Grande final entre os atletas do IVN Fernando e Ednilson

Podium com filtro do Insta !!
Em pé, Roger(4º) Ricardo Asso (3º) Fernando (2º) Ednilson (1º)
No chão, Fabrício (8º) Lucas Jaka (7º) Paroski (6º)
Jogado no chão, Jeferson (5º)

Classificação final :
1º-Ednilson - IVN 
2º-Fernando - IVN 
3º-Ricardo Asso - IVN 
4º-Roger - Grêmio 
5º-Jeferson - IVN 
6º-Lucas Jaka - Grêmio 
7º-Fabrício - Grêmio 
8º-Paroski - Fênix 
9º-Leonardo - Grêmio 
10º-Maicon - Fênix 
11º-Emerson - Fênix 
12º-Rony - Fênix 
13º-Juquita - Wolfs 
14º-Vitinho - Sesi 
15º-Felipe Tereska - Sesi 
16º-Bruno - Sesi 
17º-Yori - Sesi

As atenções se voltam agora para a disputa do Brasileiro Interclubes no mês de Novembro, na cidade de Poços de Caldas/MG. Um pouco antes disso, acontece o Sul Brasileiro esse final de semana em São Paulo. Nas modalidades 12 Toques e Subutteo teremos representantes paranaenses. O campeoníssimo Robertinho já confirmou presença e o destaque da LU é a convocação de Rony do Fênix, para a seleção Brasileira de Subutteo.

  
Parabéns Rony !!

Confira nota do site da CBFM !! http://www.cbfm.esp.br/2013/10/cbfm-divulga-selecao-brasileira-de.html

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Copa Atleta do Futuro, edições 54 e 55

Como de prache, o evento que preza pelo futuro do futebol de mesa vem acontecendo de forma regular. Abaixo os resultados das últimas edições

54ª Copa Atleta do Futuro - Dia 16-09-2013 
 
1ª FASE 

Lucas Skiba 0 x 1 Jean
Bruno 4 x 0 Arthur 
Yori* 1 x 1 Pedro - Pedro se classifica nos penaltis 
*Yori classifica pra semi final por ter um resultado melhor entre os eliminados. 

SEMI FINAL 
Jean 0 x 0 Bruno - Bruno 1 x 0 nos penaltis 
Pedro 2 x 0 Yori 

FINAL
Pedro 2 x 1 Bruno 
PEDRO - CAMPEÃO!! 

55ª Copa Atleta do Futuro - Dia 23-09-2013 

1ª FASE 

Pedro 0 x 0 Fellipe - 1 x 1 nos penaltis - Pedro no sorteio 
Arthur 0 x 0 Yori - 0 x 0 nos penaltis - Yori no sorteio 
Bruno 2 x 1 Caio 
Juan 1 x 1 Thiago - 0 x 0 nos penaltis - Thiago no sorteio 

SEMI FINAL 

Pedro 0 x 0 Yori - Pedro 1 x 0 nos penaltis 
Bruno 1 x 0 Thiago 

FINAL 

Pedro 2 x 1 Bruno 
PEDRO - CAMPEÃO!!

A Liga União parabeniza os meninos e todos aqueles que fazem esse projeto acontecer.
Agora as atenções se voltam para o Torneio de Inverno (Antigo Open) que acontece sábado, 05/10 no SESI a partir das 14h.

domingo, 22 de setembro de 2013

Liga Belavistense de Futebol de Mesa - 10 Anos


Neste mês de Setembro, um dos clubes mais tradicionais do futebol de mesa paranaense completa 10 anos. A idéia de sua fundação veio depois de muitos caibros no Campeonato Brasileiro em Blumenau, onde a insatisfação de treinar em condições precárias e chegar nas competições à nivel nacional tendo treinado praticamente outro esporte, fizeram nascer o desejo de melhorar, de sair do amadorismo.Victor, Flavinho, Pedrinho, entre outros, foram os responsáveis por essa reviravolta. 
Entre cheques calção e vontade de fazer, 10 mesas novas, 10 pares de cavaletes e de traves, sala pintada e mobiliada ... era o início de um novo tempo.
Em seu auge, a LBFM chegou a ter um ranking próprio com cerca de 40 botonistas, inclusive de outras cidades. Bela Vista havia se tornado o novo pólo do futebol de mesa paranaense. Além disso, havia um interclubes, que contava com as equipes Vermelha, Preta, Azul e Amarela, cujos "capitães" que emcabeçaram o negócio eram responsáveis por arrumar botonistas e completar sua equipe.
O resultado do bom trabalho pode ser visto já no ano seguinte, com o vice-campeonato brasileiro de Abelha. Prova de que a geração de Robertinho Dalcin e Barbosa, também vices campeões, podia ter feito muito mais caso tivessem disponível a estrutura que ali tinha se formado. 

Campeonato Brasileiro - Rio de Janeiro,2004

Foi nessa época que começaram a jogar os atuais sobreviventes do futebol de mesa na cidade de Bela Vista do Paraíso: Roger e Lucas Jaka, o segundo, sempre foi o mais grosso da dupla. Mais do que simplesmente um esporte, a LBFM com certeza, proporcionou experiências e aprendizados incríveis nas viagens que se fez durante esses anos. Rolos, trotes, dedadas, kubol, risadas e principalmente histórias que ficarão pra eternidade.

 Campeonato Paranaense - Curitiba, 2007
Copa Tecno Sport - Londrina, 2007

O futebol de mesa na LBFM sempre passou por altos e baixos. É perceptível fases, em que fulano ou ciclano tocaram o barco e conseguiram levantar pelo menos por um tempo o número de atletas. Em 2008, num desses ciclos, Roger, seguindo a sina do vice campeonato, foi Vice-campeão Brasileiro em Blumenau. Outro que conseguiu movimentar o botão em Bela Vista foi Robertinho Dalcin, que voltando a jogar depois de anos afastado, conseguiu patrocínio para montar o patrimônio que a Liga tem hoje, 10 mesas novas e 20 camisetas.
Infelizmente, esse ano a LBFM, ou Belavistense, como vinha sendo tratado perante à CBFM, não se refiliou na FPRFM e seus atletas seguem disputando as competições pelo Grêmio, ou pelo Fênix no caso de Victor, que já vinha disputando campeonatos por equipes londrinenses desde 2007.
Com certeza, a criação da Liga Belavistense de Futebol de mesa teve influência sobre o título da Copa do Brasil conquistado por Victor, bem como sua convocação para a seleção e o respectívo título do Mundial por equipes, que por sua vez foi fruto da conquista do nacional pelo IVN.
Além de Victor, a Liga também tem dedos no 6º vice campeonato brasileiro da cidade. Disputando pelo Grêmio, Leonardo conquistou o vice esse ano em Goiânia.

A lenda Copenhague e o irreverente Pedrinho (Tião)

Além de campeã no quesito colocar apelidos nas pessoas, Bela Vista sempre foi uma equipe encardida no que se diz respeito à disputa por equipes. Fato é que a cidade sempre formou bons jogadores, e uma pequena prova do êxito em interclubes veio em Itajaí, no ano de 2010, no qual capitaneados por Cotonete, na época com 22 anos, os 4 sub-18 de belavista chegaram ao título de Campeão Brasileiro Prata. 

"Mas que campeonato é esse que a gente tá indo disputar ?"- Andrezinho perguntando ao Fernando na van nem imaginava na possibilidade de se tornar Campeão Brasileiro


 Interclubes LU 2007, lendário Beto Bertonbrock
 Semifinais Interclubes - Curitiba, 2008, Lendário Pirulito
LBFM sempre tradicional nas disputas Interclubes
Com certeza é muita história pra pouco espaço, e quem participou da fundação da Liga, pode contar muito melhor essa história. Muitas lendas do esporte passaram pela LBFM. Quem não lembra do Buchecha, do Gaiola, do Ibsen achando que a van ia largar ele na estrada, do Patetinha saindo sujo do meio da soja, da dedada oferecida no rolo, das viagens pra Cambé, Colorado, Londrina, Curitiba ...
É muita história. Mas o que é importante, o que fica, é o espírito de amizade que sempre esteve presente em Bela Vista. Seja nos campeonatos, nas viagens, os atletas da LBFM sempre tentaram, e tentam, fazer o melhor pelo esporte que amam, porque só sendo louco pra jogar esse tal de botão. A esperança e responsabilidade fica nas mãos do Léo, que é a última chance de um título Brasileiro pra Liga. É isso ou esperar os filhos do Victor e do Coto crescerem ...
Torneio Início 2010 - AABB 
 Taça Bela Vista - CRB

Para comemorar estes 10 anos, há a vontade de se realizar um torneio no mês de outubro na AABB em Bela Vista, já que infelizmente perdeu-se a sala no CRB, onde tudo começou, já que os atletas atuais da LBFM ironicamente não residem mais em Bela Vista.
Depois desse breve histórico, a Liga União parabeniza a LBFM pelas bodas de Alumínio e espera que em breve, ela volte a ser a potência que sempre foi e merece.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

5ª Corrida de Prata - Ednilson Campeão


 O experiente Juquita em ação

Neste último sábado foi realizado nas dependências do SESI em Londrina, a 5ª Corrida de Prata da Liga União, válida para o Ranking Rotativo. A etapa marcou o "fim" da era das bolinhas de feltro, já que esse ano, em todas as competições disputadas havia a polêmica de qual bolinha seria usada, fato que fazia com que um atleta jogasse com 4, 5 ou até mais bolinhas diferentes num mesmo campeonato. Para esta etapa, tanto na Liga União quanto na Metropolitana, testou-se a bolinha de EVA.
Polêmicas à parte, a bolinha agradou e desagradou, contudo, teve-se um padrão de bolas nas mesas. Com elas em campo, os 11 botonistas da série B, divididos em dois grupos, brigaram até a última rodada para conseguir o acesso à série A.
Melhor para Leandro Dias e Leonardo no grupo A e para Jeferson e Rony no grupo B, que conseguiram à vaga para a semi-final e o consequente acesso.
Na final disputada entre o atleta e árbitro do Fênix Leandro Dias e o do IVN Jeferson, o cambeense levou a melhor. Na disputa pelo terceiro lugar, o Grêmio levou a vantagem sobre o Fênix, e Léo acabou ficando com o terceiro lugar.

Pódio série B: 2º Leandro 3º Léo , o campeão Jeferson 
já havia deixado o recinto
O Héber Roberto Lopes do Botão, claro que é do Fênix

 Na série A, a sina se repete, o atleta do Grêmio que se julga o capitão da equipe, não consegue ser campeão. Invicto até a 6ª rodada, foi abusado pelos seus parceiros de time (os irmãos Prando, os piores dos Ailtons) e acabou ficando em 4º lugar. Pedro Prando e Lucas Prando ficaram com o 5º e 6º lugar respectivamente e se mantiveram na série A. Caindo para B, com atuação irregular, tivemos Fernando (IVN) em 7º,  Maicon em 8º e Emerson em 9º, ambos do Fênix. Com a ausência, Bruno do SESI caiu para a série B. Em terceiro lugar ficou o sempre regular Victor (Fênix). Asso ficou em 2º e Ednilson (também do IVN) se sagrou campeão. 

Pódio série A: Victor (3º) Asso (2º) e Ednilson (1º)
O campeão Ednilson também chuta do meio, issô

Agora as atenções de voltam para o Torneio de Inverno (Primavera), o antigo Open, a ser realizado dia 04 de outubro. No mês de outubro também teremos o Campeonato Sulamericano de Futebol de mesa em São Paulo nos dias 12 e 13.
Nesse fim de semana também se confirmou o local do Campeonato Paranaense 2013, e a cidade sede será Ponta Grossa, onde vive Mantena carrara, o melhor dos princesas. Muito provavelmente no clube verde, o evento promete ser Top de linha e muito disputado como sempre.

sábado, 14 de setembro de 2013

Copa Atleta do Futuro - Edições 47 à 53


Depois de um longo desencontro de e-mails, seguem os resultados das Copas Atleta do Futuro, que toda semana movimenta a nova geração da Liga União. Geração esta que já disputou uma série A na 5ª Coroa de Prata realizada hoje (14/09) no ginásio do Sesi. Este que vos escreve pede desculpas pelo atraso na publicação, e sem mais delongas, abaixo, os resultados das disputas.

47ª Copa Atleta do Futuro - 01-07-2013

1ª FASE
Pedro 2 x 1 Juan
Lucas Magrinelli 1 x 1 Caio - Caio 1 x 0 nos penaltis
Jean 0 x 0 Bruno - Bruno 1 x 0 Jean
Thiago 0 x 0 Vitinho - Thiago 1 x 0 nos penaltis
Fellipe 0 x 0 Arthur - Fellipe 1 x 0 nos penaltis

2ª FASE
Bruno 2 x 0 Thiago

SEMI FINAL
Pedro 2 x 2 Caio - 0 x 0 nos penaltis - Pedro no sorteio
Bruno 2 x 1 Fellipe

FINAL
Pedro 2 x 4 Bruno

BRUNO CAMPEÃO!!!

~~~~~~~~~~~~~~
48ª Copa Atleta do Futuro - 05-08-2013

1ª FASE
Thiago 0 x 3 Bruno
Juan 1 x 0 Caio
Lucas Magrinelli 1 x 0 Fellipe
Vitinho 2 x 3 Pedro

2ª FASE
Jean 1 x 3 Bruno

SEMI FINAL
Bruno 3 x 0 Juan
Lucas Magrinelli 0 x 1 Pedro

FINAL
Bruno 1 x 3 Pedro

PEDRO CAMPOS CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~
49ª Copa Atleta do Futuro - 12-08-2013

1ª FASE
Yori 0 x 1 Lucas Magrinelli
Juan 1 x 0 Fellipe
Caio 1 x 0 Thiago

SEMI FINAL
Lucas Magrinelli 0 x 0 Juan - 0 x 0 nos penaltis - Juan no sorteio
Caio 1 x 2 Pedro Campos

FINAL
Juan 0 x 1 Pedro Campos

PEDRO CAMPOS CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~
50ª Copa Atleta do Futuro – Dia 19-08-2013

1ª FASE
Lucas Skiba 0 x 0 Juan – Juan 2 x 1 nos pênaltis
Lucas Magrinelli 0 x 0 Yori – Lucas 1 x 0 Nos penaltis
Jean 0 x 1 Caio
Bruno 0 x 1 Fellipe
Pedro 0 x 1 Thiago

2ª FASE
Caio 1 x 0 Fellipe

SEMI FINAL
Juan 0 x 0 Lucas Magrinelli – Juan 3 x 2 Nos pênaltis
Caio 0 x 0 Thiago – 0 x 0  nos pênaltis – Thiago no sorteio

FINAL
Juan 1 x 0 Thiago

JUAN – CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
51ª Copa Atleta do Futuro – Dia 26-08-2013

1ª FASE
Yori 1 x 2 Lucas Magrinelli
Caio 1 x 4 Pedro
Bruno 3 x 3 Fellipe – Bruno 1 x 0 nos pênaltis

SEMI FINAL
Lucas Magrinelli 2 x 0 Pedro
Bruno 2 x 1 Juan

FINAL
Lucas Magrinelli 0 x 3 Bruno

BRUNO – CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
52ª Copa Atleta do Futuro – Dia 02-09-2013

1ª FASE
Yori 0 x 1 Lucas Magrinelli
Bruno 5 x 0 Caio
Jean 2 x 0 Pedro

SEMI FINAL
Lucas Magrinelli 0 x 1 Bruno

FINAL
Bruno 2 x 0 Jean

BRUNO – CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
53ª Copa Atleta do Futuro - Dia 09-09-2013

1ª FASE
Thiago 1 x 1 Arthur - Arthur 1 x 0 nos penaltis
Yori 0 x 1 Bruno
Caio 1 x 2 Fellipe
Pedro 3 x 0 Lucas Magrinelli

SEMI FINAL
Arthur 0 x 1 Bruno
Fellipe 1 x 1 Pedro - Pedro 1 x 0 nos penaltis

FINAL
Bruno 2 x 2 Pedro - Bruno 1 x 0 nos penaltis

BRUNO - CAMPEÃO!!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

1º Campeonato Sul Brasileiro de Futebol de Mesa 12 Toques

E só deu Paraná !! Neste último final de semana, os 30 melhores atletas rankeados do Sul do País, se reuniram na bela capital gaúcha, Porto Alegre, para a disputa do 1º Campeonato Sul Brasileiro de Futebol de Mesa 12 toques. O evento também serviu de teste para as novas bolinhas flocadas, um pequeno passo rumo à padronização que deve chegar às mesas no ano que vem. 

A bela Premiação !!

No primeiro dia de competição os 30 atletas divididos em 3 categorias (Sub-18, Master e Adulto) disputaram o torneio Individual, onde os 10 atletas de cada categoria, disputavam todos contra todos o tíítulo. 
A liga União foi reprensetada pelas três maiores forças do Norte, um atleta do Fênix, Victor, um do IVN, Fernando e um do Grêmio, Leonardo.

Na categoria Master, o campeão foi Antonio-SC, e a prata ficou com Bittencourt, do Racing.

Pódio Master
Na categoria sub-18, Leonardo mostrou porque é o melhor do grêmio e levou o caneco de forma invicta, apagando um poco a imagem do caibro que tinha levado no último brasileiro. Lucas Giordano, do Racing, ficou com a prata.

Pódio Sub-18

Campeão Invicto Sub-18, Léo

No adulto, domínio paranaense também. Fernando ficou com o terceiro lugar, Victor com a prata e o campeoníssimo Robertinho, do Clube Curitibano foi o campeão, também de forma invicta.
Pódio Categoria Adulto 
Domínio Paranaense !!

No segundo dia, as competições continuaram só que dessa vez a disputa foi por equipes. Soberana, a equipe do Paraná sagrou-se campeã com duas vitórias significativas sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O time composto por Victor, Robertinho, Léo, Lucas Giordano e Fernando, venceu SC por 28x1 e o RS por 24x6. Destaque para Victor, Robertinho e Léo que venceram todos seus jogos. O segundo lugar ficou com a equipe gaúcha.

Seleção Paranaense, Campeã Sul Brasileira Interclubes

Paraná, celeiro de craques ...

A Liga União parabeniza a federação Gaúcha pelo campeonato, bem como todos os atletas envolvidos nesta primeira de muitas edições do torneio. Parabéns aos guerreiros da Liga União, que fizeram bonito em terras sulriograndenses.
Liga União no Sul Brasileiro

O próximo compromisso, agora em terras paranaenses, é a 5ª Coroa de Prata, que ocorre no próximo sábado dia 14/09, provavelmente no ginásio do SESI, confirme sua inscrição !! Será a estréia das bolas de EVA num evento oficial da Liga União.