O clube Belavistense, de Bela Vista, realizou no dia 10/01/10 o seu “Torneio Início Interno”. O campeonato foi realizado na AABB local, e contou com a presença de Botonistas de Bela Vista, Londrina e de Curitiba. O Campeonato serviu para “homenagiar” o Botonista Vinícius (Clube Curitibano), que iniciou sua “carreira botonistica” em de Bela Vista, tendo sido um dos pioneiros do esporte na cidade.
No total, participaram do evento 14 Botonistas que foram divididos em 4 grupos.
No grupo “A”, Victor (IVN) não deu chances a ninguém e liderou com 100% de aproveitamento. Em segundo lugar ficou Robertinho (Belavistense) com apenas uma derrota, seguido de Cotonete (Belavistense) com uma vitória e Lucas Jaka (Belavistense) com três derrotas.
No grupo “B”, com apenas três Botonistas, equilíbrio total: Fernando (IVN) venceu Danilo (Grêmio) e perdeu para Pedrinho (Belavistense). Por sua vez, Danilo (Grêmio) venceu Pedrinho (Belavistense). Resultado final: Empate em potos entre os três Botonistas do grupo. No saldo de gols, Fernando em 1º; Pedrinho em 2º, e Danilo em 3º.
No grupo “C”, Vinícius (Clube Curitibano) passou em 1º com apenas um empate. Roger (Belavistense) ficou em 2º com uma vitória, um empate e uma derrota. Ednilson (IVN) protagonizou um fato inusitado. Terminou invicto e eliminado. Empatou nada mais nada menos que os três jogos. Em último do grupo ficou Leonardo (Belavistense) com apenas um empate.
Por fim, no grupo “D”, Ricardo Asso (IVN) e Fabrício (Grêmio) venceram ET (Belavistense). Após, empataram o jogo de confronto e no critério “número de gols marcados” Ricardo Asso terminou em primeiro. Fabrício ficou com a segunda vaga e ET na última colocação.
Após a fase de grupos, os dois melhores de cada grupo classificaram-se para a “Chave Ouro”, sendo que os dois últimos de cada grupo foram para a “Chave Prata”. Ambas as chaves seria disputadas no sistema de “mata-mata”.
Na série “Prata”, nas “Quartas de Finais”, Cotonete (Belavistense) venceu Leonardo (Belavistense) por 4x1. ET (Belavistense) venceu Lucas Jaka (Belavistense) por 4x3. Danilo (Grêmio) e Ednilson (IVN) ficaram no “chapéu” e passaram às semi-finais. Nesta fase, Cotonete (Belavistense) venceu Ednilson (IVN) por 5x2, e Danilo (Grêmio) derrotou ET (Belavistense) por 5x1. Na final, com um jogo mais eficiente, Danilo (Grêmio) venceu Cotonete (Belavistense) por 5x3, tornando-se o campeão “Prata” do torneio.
Na série “Ouro”, o que ficou evidenciado foi a pontaria dos Botonistas. Muitos gols!! Nas quartas de finais, Victor (IVN) passou por Roger (Belavistense) por 5x4. Fernando (IVN) derrotou Fabrício (Grêmio) por 7x3. Vinícius (Clube Curitibano) derrotou Pedrinho (Belavistense) por 7x5, e Ricardo Asso (IVN) aplicou 10x6 em Robertinho (Belavistense). Nas semi-finais, Victor (IVN) derrotou Vinícius (Clube Curitibano) por 7x6, e Ricardo Asso (IVN) passou por Fernando (IVN) por 7x5. Na disputa de 3º e 4º, Vinicius (Clube Curitibano) vencer Fernando (IVN) por 10x3 e ficou em terceiro Lugar.
A Grande final aconteceu curiosamente entre dois Botonistas da Liga União que já se sagraram campeões nacionais, tendo Victor vencido a “Copa do Brasil” de 2008 e Ricardo Asso vencido o “Campeonato Brasileiro” de 1992, o que mostra o alto nível da competição. Victor com um jogo muito eficiente derrotou Ricardo Asso por 10x4 e ficou com o título.