sexta-feira, 22 de novembro de 2013

IMPORTANTE !!!

Convocamos todos os atletas da Liga União para comparecem a sala de treinos (sala do Rony) no sábado (30/11) às 14h. Ressaltamos a importância da presença de todos pois nesta reunião muita coisa será decidida. Não deixem de comparecer, o futuro do futebol de mesa em Londrina estará sendo decidido nessa reunião.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Várzea, no que tinha tudo pra ser o Brasileiro Interclubes mais disputado da história !!

Todos nós botonistas, praticantes e amantes desse esporte amador, sabemos o quanto é difícil organizar, promover e fazer um evento, qualquer que seja o porte, de futebol de mesa começar e terminar bem.

Sempre que se saimos em viagens para disputa de torneios de âmbito nacional, a expectativa é de que o evento esteja nos trinques, e que chegaremos no local, pegaremos a bolinha, faremos uns amistosos, e pronto, tudo em cima pra mais uma competição. 

Infelizmente não foi o que aconteceu. Em primeiro lugar, não quero ofender ninguém da organização, sabe-se que é difícil aceitar críticas, contudo, o que foi visto é pra ser falado.
Como sempre, a delegação da Liga União partiu com seus guerreiros para Poços de Caldas-MG, carinhosamente apelidada de pêssegos em caldas, ou simplesmente, pêssegos. O motorista Angelo, carinhosamente apelidado de Angelus errou o caminho algumas vezes, mas, na madrugada de sexta, todos estavamos na terra do queijo. Como é de costume, um lera se encontrava na recepção da pousada do Jason, este por sua vez, nem sabia que iríamos chegar, quanto mais, tão cedo ...

Problemas resolvidos, partimos pro primeiro dia de competição. Voltando ao assunto da organização, 48 horas antes do início do campeonato, ninguém sabia o número de equipes participantes, quanto menos fórmula de disputa do campeonato a ser disputado no SESC. (O evento também teve seu local alterado, mas isso não comprometeu o desenrolar dos jogos).

 Equipe do IVN antes do início da competição

Equipe do Grêmio, o time mais bonito da competição

Os grupos foram sorteados e a sorte foi lançada. 14 equipes se dividiram em 3 grupos, dois com 5 e um com 4 times. No grupo A: Palmeiras, Vasco, Friburguense, Clube do Botão e Goiás, no grupo B: Grêmio, América, Círculo Militar, Meninos e (Rio Grande do Sul ?), no grupo C: IVN, Corinthians, Ginástico, Maria Zélia Duncan e Sociedade Mineira, conhecida como Sociedade em Caldas.

A equipe do Grêmio começava enfrentando a equipe do Rio Grande do Sul, que não compareceu à competição e não constava nem no banner do evento, o que causou uma discussão antes do início da competição, dado que esse W.0. influenciaria a classificação dos melhores terceiros, já que uma vitória por 48x0 não é vista com maus olhos por quem a tem. Como não havia nada descrito no regulamento, e NENHUM representante oficial da CBFM, seguiu-se o jogo. 

A equipe do IVN enfrentou a Sociedade em Caldas e atropelou, 45 x 3 , com destaque para Igor, do time mineiro, que entupiu Fernando por 4 x 1. Parabéns Igor !! Na segunda rodada os dois times enfrentaram o W.0. e foram andar de bondinho graças a idéia de Ricardo shortinhos Asso.

Para a alegria dos "4 real" da van o bondinho estava fechado e o passeio pela bela cidade de Pêssegos foi o que restou para os botonistas norte paranaenses.

Até o presente momento as lisas e velhas mesas ainda apresentavam jogabilidade considerável, contudo as bolinhas já diziam o que seria do dia seguinte. Depois de um lanche brutíssimo no centro, os atletas que resolveram curtir a noite num barzinho da cidade, encontraram atletas da delegação carioca rindo sobre o fato de dois clubes da mesma federação se enfrentarem na última rodada, e afirmando, que se fosse preciso haveria um empate, consequentemente classificando as duas equipes.

No segundo dia de competição a mesa organizadora foi avisada do confronto que tinha tudo pra dar errado, mas esta, nada fez sob vistas de achar que não era uma situação tão grave. Não era aos olhos de quem é de boa índole e estava alí pra se divertir. Era só inverter a ordem dos jogos restantes daquel grupo, somente inverter...

Enfim ... primeiro falaremos do Grêmio, o time mais bonito, esteticamente falando, do campeonato, cujos indivíduos feios presentes no campeonato, todos conhecem e sabem do que o futebol de mesa é capaz ... Na primeira partida contra o Meninos de Teruel e Cia, Roger e Prando (Lucas Jaka) foram gabaritados, e os pontos conseguidos foram feitos por boa Léo e Fabrício. Muitos a 11. Depois, o time grená enfrentou o Círculo, de Babyssauro e Chico Jr, e levou outro revés.
Nesta partida, também foi decretada a vitória de Chico Jr por W.0. no desafio contra Júlio Paroski

                          
O vencedor do desafio, Chico Jr

Depois de almoçar, o time do Grêmio deu trabalho, muito trabalho, ao América-RJ, com destaque para a vitória de Lucas Prando sobre Lucas Teletubbies, como este foi vice-campeão mundial, Lucas Prando agora pode ser considerado quase campeão mundial. Final da partida 27x18 para o espanto das outras equipes presentes e que iriam disputar a prata contra a equipe que sempre disputou a prata.

Na chave do IVN, o dia não começou bem para os atletas Londrinenses, a derrota para o Corinthians, obrigava o time a vencer os dois jogos restantes pra continuar na disputa. Contra o Maria Zélia, o time paranaense teve suas dificuldades mas venceu, prorrogando para a tarde de sábado, a decisão sobre o futuro da competição. Enquanto isso no grupo A ... O empate entre as equipes cariocas classificava ambas, a não ser que IVN e Ginástico empatassem ...

O IVN perdeu na mesa para o Ginástico, além de que, o suspeito e único resultado com placares iguais no campeonato aconteceu no grupo A e eliminou o time londrinense. No intuito de não abrir precedentes, e de que nunca mais ocorra tal fato num evento tão esperado e de tão grande importância nacional, o time do IVN resolveu abandonar o campeonato. Isso somado ao fato de que na chave do Grêmio, o Círculo avançava em circunstância de um 48x0. Contudo se os melhores resultados de cada equipe tivessem sido eliminados, como aconteceu no Brasileiro de Masters ano passado e como havia sido proposto no início da competição  o IVN também não se classificaria em vista do empate carioca. A indignação não fica por conta do empate, mas sim pelo fator de o último jogo não ter sido mudado e ter proporcionado essa situação.

                            
Verso da súmula do jogo entre IVN e Ginástico

As mesas no final do segundo dia já não colaboravam mais para o bom futebol de mesa, as bolinhas então nem se fala. Contudo, o Grêmio estava na semi-final da Prata e iria jogá-la de qualquer forma. O adversário era o Clube do Botão, de João Pedro Valdívia, o carma de um dos atletas do Grêmio. O grosso Lucas Prando esqueceu a maleta na loja de doces no dia anterior e quase chorou de alegria quando a encontrou no mesmo lugar na chuvosa manhã do dia seguinte. A mulher da loja não mexeu na maleta achando que se tratava de um artefato explosivo, contudo os doces devem ter feito bem para os times de Prando, que entupiu seus adversários, fazendo 7 pontos na semi-final. Quis o destino que a última partida fosse disputada entre Fabrício e seu algoz Valdívia, a derrota já estava escrita nas estrelas. Contudo Roger e Prando venceram seus jogos empatando a rodada e garantindo a diferença de 3 pontos aberta na terceira rodada 24 x 21.

Na final contra o Maria Zélia Duncan, os irmãos Ferracin decepcionaram, Roger fez 3 pontos apenas ao bater o elegante Barthez, quando tudo já estava terminado. Léo foi gabaritado e pediu pra sair, dando lugar para o melhor dos Jakas, Lucas Jaka, que intupiu o também elegante Rodrigo cabeção, que havia vencido os 3 outros jogos. Final de Jogo e o Maria Zélia venceu por 12 pontos de diferença. Prando com 6 e Fabrício com 4 pontos não foram capazes de vencer a disputa sozinhos, e o Grêmio foi mais uma vez vice campeão Brasileiro Prata.
Final da prata entre Grêmio e Maria Zélia

Grêmio Londrinense, vice campeão Prata

Por fim, o que fica e sempre ficará são as histórias e coisas que acontecem nesses campeonatos. A Liga União com certeza é a delegação mais unida e alegre de todos os campeonatos, porque futebol de mesa é alegria e diversão, competir e vencer é consequência de divertimento e treino, mas não pode ser o único objetivo. Todos ficamos tristes pelo que aconteceu, pois a soma entre mesas, bolinhas, clima, organização e má índole resultou num valor negativo quando se avalia a competição como um todo. Parabéns ao Palmeiras, Pentacampeão Brasileiro Interclubes e aos meninos do Grêmio, que sabem que tinham potencial para ir mais longe.

Esse Brasileiro em Poços marcou o fim de eventos Nacionais (salvo Copas do Brasil) em cidades sem aeroportos. Além de marcar o fim da era da bola de feltro. Talvez se o Waldomiro tivesse mais tempo conseguiria aperfeiçoar o fabrico das bolinhas e o feltro continuasse, contudo, a MF200 foi aprovada como a bola oficial da CBFM para o ano que vem.

Agora as atenções se voltam para o Campeonato Paranaense em Ponta Grossa, dias  07 e 08 de dezembro, onde ocorrerão também as finais do Interclubes.

                               
Galera dando prejuízo na pizzaria

Obrigado a todos os atletas pelo companheirismo na viagem, ao seu Angelus, que nos guiou os 600 km de trajeto e até a próxima.

domingo, 10 de novembro de 2013

Copa Atleta do Futuro

E a Copa atleta do Futuro continua a todo vapor !! Confiram aí os resultados das últimas disputas

56ª Copa Atleta do Futuro - Dia 30-09-2013

1ª FASE
Caio 0 x 0 Bruno - Bruno 1 x 0 nos penaltis
Vitor Mendes 0 x 0 Fellipe - Fellipe 1 x 0 nos penaltis
Tori 1 x 0 Arthur

SEMI FINAL
Pedro 2 x 1 Caio
Fellipe 1 x 0 Yori

FINAL
Pedro 1 x 1 Fellipe - 0 x 0 nos penaltis - Fellipe no sorteio

FELLIPE - CAMPEÃO!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

57ª Copa Atleta do Futuro - Dia 07-10-2013

1ª FASE
Yori 0 x 1 Bruno
Vitinho 1 x 1 Thiago - 0 x 0 nos penaltis - Vitinho no sorteio
Juan 0 x 0 Jean - Juan 1 x 0 nos penaltis

SEMI FINAL
Fellipe 0 x 2 Bruno
Vitinho 1 x 1 Juan - Juan 1 x 0 nos penaltis

FINAL
Bruno 3 x 1 Juan

BRUNO - CAMPEÃO!!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
58ª Copa Atleta do Futuro - Dia 21-10-2013

Sistema por pontos corridos

Arthur 0 x 3 Pedro
Bruno 1 x 0 Yori

Vitinho 1 x 1 Pedro
Arthur 0 x 0 Bruno

Vitinho 0 x 1 Yori
Pedro 0 x 1 Bruno

Vitinho 0 x 2 Bruno
Yori 0 x 0 Arthur

Vitinho 1 x 0 Arthur
Yori 1 x 2 Pedro

BRUNO - CAMPEÃO!!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
59ª Copa Atleta do Futuro - Dia 28-10-2013

Sistema por pontos corridos

Pedro 0 x 1 Yori
Caio 0 x 0 Lucas Skiba

Fellipe 0 x 0 Yori
Pedro 1 x 0 Caio

Fellipe 2 x 1 Lucas Skiba
Yori 0 x 0 Caio

Fellipe 0 x 0 Caio
Lucas Skiba 1 x 1 Pedro

Fellipe 0 x 2 Pedro
Lucas Skiba 1 x 1 Yori

PEDRO CAMPOS - CAMPEÃO!!!

Agora as atenções estão voltadas para o Brasileito Interclubes em Poços de Caldas MG, aos atletas ... a van deve sair da rodoviária por volta das 19 horas de quitna feira !!