domingo, 30 de agosto de 2009

Taças Cidades 2009

Final de semana agitado no norte do Paraná. Nada menos que 47 botonistas colocaram seus times na mesa para a disputa da Taças Cidades 2009, realizadas simultâneamente em 3 cidades (Londrina, Bela Vista do Paraíso e Ivaiporã).
Presença da imprensa (Rede Globo), mesas novas, grandes botonistas voltando a jogar, enfim, não faltaram novidades no último sábado, dia 29/08/2009.
Abaixo um resumo do que aconteceu em cada uma das cidades sedes da Liga União.

LONDRINA

O Grêmio Londrinense foi, mais uma vez, palco de um importante campeonato realizado em Londrina.
Poderíamos resumir o campeonato num simples ditado:
"Quem já foi rei, nunca perde a majestade".
Ricardo Asso que acabou de retornar do Japão, nem parece que ficou tanto tempo fora.
Já ficou com o título no primeiro torneio oficial que disputou e com 100% de aproveitamento.
Os 21 participantes foram divididos em 4 grupos onde os 2 primeiros garantiam vaga nas quartas de final.
Depois de muitos jogos na fase de grupos, alguns equilibrados outros nem tanto, os 8 classificados ficaram assim divididos para a disputa das quartas de final.

Ricardo Asso x Victor
Ferreirinha x Marcelo Indio
Fabricio x Fernando
Ernani x Jeferson

Apenas o Ricardo Asso conseguiu vencer sua partida (4 x 3). Nos outros jogos, empate e vaga decidida no critério de desempate. Ferreirinha, Fabricio e Ernani seguiram em frente.
Nas semi-finais, enquanto Ferreirinha eliminava Ernani com um 5 x 3, no outro jogo Ricardo Asso despachava Fabricio com outra goleada, 8 x 3.
Assim a decisão ficou entre nosso ilustre visitante de Maringá, Ferreirinha, contra o recém retornado do Japão, Ricardo Asso.
Jogo digno de uma decisão e quem acabou levando a melhor foi o ex-Campeão Brasileiro Ricardo Asso, 6 x 3.

Ricardo Asso(1º), Ferreirinha(2º), Fabricio(3º) e Ernani(4º)

BELA VISTA DO PARAÍSO

Em uma tarde que marcou a volta de botonistas importantes, estréia das novas mesas adquiridas junto a TempSports, o CRB de Bela Vista do Paraíso voltou a ser palco de grandes disputas do Futebol de Mesa local.
Jogos muito disputados, muito ânimo por parte de todos presentes e alguns jogos sendo definidos apenas nos critérios de desempate adotados na competição.
No total, 16 botonistas estiveram presentes, sendo divididos em quatro grupos. Os dois primeiros se classificavam para as quartas de final da chave ouro, enquanto que os demais disputaram a chave prata, que teve Ibsen como campeão. As quartas de final da chave ouro, ficaram assim definidas:

Robertinho x Roger
Leonardo x Abelha
Cotonete x Andrezinho
Flavinho x Lucas

Abelha e Flavinho, depois de um tempo parado, estão de volta e em grande estilo, já disputando uma semi-final. Mas não foram páreo para dois botonistas que vivem grande fase. Robertinho Dalcin e Cotonete se credenciaram para a grande final.
Na disputa do terceiro lugar, Flavinho venceu com tranquilidade Abelha por 7 x 4.
E a grande final não poderia ser melhor. Num jogo de 15 gols, Cotonete acabou levando a melhor por 8 x 7 e ficando mais uma vez (já é Tri Campeão) com o título da Taça Cidade de Bela Vista.
Com o sucesso deste campeonato, Bela Vista do Paraíso mostra que está no caminho certo, se reestruturando e se organizando para voltar a brilhar no cenário não só paranaense mas também nacional.

Gabriel, Cotonete (1º), Robertinho Dalcin (2º) e Flavinho (3º)

IVAIPORÃ

Dez botonistas se fizeram presentes para a disputa da Taça Cidade de Ivaiporã.
Divididos em dois grupos de cinco, os jogadores duelaram por duas vagas (em cada gupo) nas semi-finais.
No grupo A, Matheus em segundo e Rato em primeiro, deixaram para trás Digo, Gusão e Isabela.
Já no grupo B, Elyvelton, pelo critério de desempate, acabou na liderança seguido por Marquinhos. Téia, Dudu e Caio foram os eliminados desse grupo.
Em uma das semi-finais, Rato que jogava pelo empate, não precisou usar a vantagem e com um 4 x 3 sobre Marquinhos, garantiu a vaga na finalíssima e o direito de defender seu título conquistado no ano anterior.
No outro jogo, Elyvelton foi soberano, fez 4 x 1 sobre o Matheus e seguiu em frente em busca do tão cobiçado troféu.
Na disputa pelo terceiro lugar, Marquinhos fez valer a experiência e venceu Matheus pelo placar de 5 x 3.
A grande final, como não poderia deixar de ser, foi emocionante do início ao fim. Um empate levaria o confronto para a disputa de penaltys.
O jogo estava 4 x 3 para Elyvelton e o Rato com uma bola pra chutar no sino.
Silêncio total, expectativa geral e.... bola na trave !
Assim, Elyvelton conquista com méritos a Taça Cidade de Ivaiporã e põe fim, pelo menos por enquanto, no reinado de Rato.

Marquinhos (3º), Rato (2º) e Elyvelton (1º)

Alexandre Figaro Moreira

Taça Cidade de Londrina 2009

Segue a metéria que passou no Jornal Estadual 2.a edição de hoje sobre a Taça Cidade de Londrina 2009. Segunda-feira no Globo Esporte terá uma matéria maior, constando inclusive dos resultados.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Jeferson penta-pastelão na 20a. e festejada edição da Copa Pastel

Quem diria. A Copa Pastel, ou a nossa copinha como passou também a ser conhecida por todos, chegou à sua vigésima e festejadíssima edição. Clima agradável, amigos reunidos e a sala de treinos no Grêmio Londrinense cada dia parece menor para a empolgação dessa galera toda que sai de casa quarta-feira para jogar futebol de mesa em Londrina.

Dezesseis botonistas disputaram a Copa Pastel desta quarta- feira, 26/08, e alguns outros ainda se fizeram presentes e ajudaram a dar aquele clima festivo à competição acompanhando tudo de perto ao redor das mesas.


Confira abaixo todos os confrontos:

Ao final das quatro fases eliminatórias, Jeferson foi o grande campeão da noite, vencendo Fernando por 4x2 na finalíssima, depois de passar por Ricardo Asso, Alexandre e Fabrício.

Jeferson agora soma 5 títulos e supera Ednilson no número de conquistas, passando a ser isoladamente o segundo maior comedor de pastel da história, atrás apenas de Victor que já soma 6 pastéis "comidos".

Depois das disputas, sempre rola aquela confraternização gastronômica com um lanche "muito bruto" em uma lanchonete no centro - isso, geralmente termina já nas primeiras horas da quinta-feira - Também deve se institucionalizar no mesmo veio em que se firmou a Copa Pastel.

TAÇA CIDADE DE LONDRINA/ BELA VISTA e IVAIPORÃ:
Na próxima quarta-feira tem mais Copa Pastel e mais lanchão da meia-noite, mas antes disso, no sábado, acontece nas cidades sede da Liga União (Londrina, Ivaiporã e Bela Vista do Paraíso) a Taça Cidade. As inscrições deverão ser feitas até as 13:40h de sábado impreterivelmente e sob o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 5,00 (cinco Reais).

Estão todos convidados a participar desse outro belíssimo evento que no ano passado teve como campeões:
Jeferson (Taça Cidade de Londrina)
Cotonete (Taça Cidade de Bela Vista), e
Marquinhos (Taça Cidade de Ivaiporã)
Em Bela Vista do Paraíso, um dos grandes atrativos será a estréia de 10 mesas novas adquiridas junto à Temp Sports esta semana e o retorno de vários atletas de renome.
Em Londrina, o ex-campeão brasileiro Ricardo Asso fará sua estréia em torneios oficiais após seu retorno do Japão.
Vamos prestigiar os eventos da Liga e fortalecer cada dia mais o futebol de mesa da nossa região.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Robertinho papa mais um pastel.

Como é sabido de todos, quarta-feira é dia de Copa Pastel, uma competição tão disputada quanto saborosa. Há 19 edições a Copa pastel vem danto o tom dos treinos de meio de semana em Londrina. Alegria, amizade, muitos "rolos" e uma saudável confraternização gastronômica que rola sempre depois que a bolinha pára de rolar e apagam-se os refletores. É a hora dos comentários da rodada, com a participação efusiva de alguns comentaristas numa verdadeira mesa-redonda do futebol de mesa.
Como a "Copinha", como também é chamada, chegará à sua vigésima edição na próxima quarta-feira, dia 26, e já se tornou disparado a competição mais querida de toda a galera, ela acaba de ganhar um logo comemorativo para essa especial edição de número 20. Uma homenagem mais do que justa, já que o torneio, que tem sempre um sistema de disputa muito simples (o mata-mata) desbravou as fronteiras locais e ganhou projeção nacional. Não é um exagero afirmar que todo mundo que pratica futebol de mesa nos quatro cantos do Brasil já ouviu falar da deliciosa Copa Pastel. Os botonistas de Londrina puderam comprovar este fato no contato e interesse de botonistas dos quatro cantos desse país no último Campeonato Brasileiro de Clubes disputado em Curitiba e principalmente no Campeonato Brasileiro Individual no Rio de Janeiro.

Ontem, 19/08 foram estes os jogos:



Com Uma atuação perfeita na grande final, ao vencer o hexa-campeão, Victor, nosso amigo Robertinho Dalcim (C. Belavistense) de Bela Vista do Paraíso sagrou-se campeão pela terceira vez e coloca de vez seu nome na "gordurosa" história da Copa Pastel.

domingo, 16 de agosto de 2009

O Campeão voltou !!!!

Depois de uma longa temporada no Japão, onde inclusive foi essencial para o crescimento do nosso esporte naquele país, Ricardo Asso, único campeão Brasileiro de Londrina, está de volta ao nosso convívio.
E seu retorno não poderia ser comemorado de uma outra forma senão com muitos gols.
Quase todo mundo que esteve no Grêmio no último sábado (15/08), pode conferir de perto o estilo de jogo do nosso eterno campeão.
Ricardo foi recebido com grande alegria por todos, pois além de ser um grande amigo é, sem dúvida nenhuma, um grande reforço para o Futebol de Mesa de Londrina.
Victor, presidente da Federação Paranaense, o presenteou com o uniforme da IVN-A, equipe pela qual será inscrito.


Ricardo já deverá participar das próximas etapas da Liga União e, em dezembro, certamente estará em Curitiba disputando o Campeonato Paranaense Individual e o Paranaense Interclubes.

SEJA BEM VINDO RICARDO ASSO !!!!!

Alexandre Figaro Moreira

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

18ª Copa Pastel - Victor abre vantagem


 Os finalistas da 18ª Edição da Copa Pastel: Victor e Jeferson



Na noite da última quarta-feira, dia 12/08, tivemos nada menos do que 18 (dezoito) participantes deste torneio que está contagiando todo norte do PR.
A sala do Grêmio, já ficou pequena para tanta gente, tanta animação, tantos gols.
Antes da bola rolar, ficou decidido que NÃO teremos mais o PAGADOR do pastel, título que antes ficava com o último colocado.
Não há perdedores num campeonato tão animado como esse. E o Futebol de Mesa de Londrina e região será sempre o grande CAMPEÃO.
Devido ao grande número de botonistas presentes e ao pouco espaço, a primeira rodada dos jogos eliminatórios, teve que ser dividida em duas partes.
Enquanto uns jogavam, outros aguardavam a vez.
Alexandre, Cotonete, Pedro, Prando, Victor, Fernando, Jeferson, Ernani, Danilo venceram respectivamente Matheus, Hian, Carlos Alberto, Ailton, Fabricio, Giovanni, Ednilson, Paroski e Bruninho e seguiram adiante enquanto que os derrotados passaram aos, não menos animados, amistosos.
Na segunda fase, alguns jogos equilibrados e uma sonora goleada de Victor sobre Alexandre. Estava pintando o campeão.
As quartas de finais marcaram os seguntes confrontos:

Fernando x Victor - Em noite inspirada, Victor não tomou conhecimento de seu companheiro de equipe e com um inquestionável 8 x 2 se garantiu na semi-final.

Prando x Danilo - Pela segunda vez consecutiva, Danilo fez ótima campanha na Copa Pastel e com um 3 x 2 seguiu em frente.

Jeferson, pela segunda vez consecutiva no dia, teve sorte no sorteio e se garantiu na grande final contra o vencedor do confronto entre Victor x Danilo.
A boa fase de Danilo não foi suficiente para parar um inspirado Victor que seguia forte rumo ao título.
Não foi surpresa pra ninguém. A grande final seria, mais uma vez, disputada entre os 2 botonistas mais premiados neste ano na Liga União.

Victor x Jeferson

O que antes parecia sorte (a vaga na final depois de 2 sorteios), pode ter sido prejudicial ao Jeferson que chegou a grande final sem ritmo de jogo. O resultado disso, somando-se ao fato de ter escolhido mau o goleiro para um jogo deste porte (parece uma peneira para chutes de longa distância.. rs), foi um resultado surpreendente (devido a qualidade dos 2 botonistas).
5 x 0 em favor do Victor que assim se torna HEXA-CAMPEÃO da Copa Pastel e abre 2 títulos de vantagem sobre o próprio Jeferson e sobre Ednilson.
Destaque também para Hian e Giovanni que, mais uma vez, estiveram presentes e já mostraram evolução. É questão de tempo para colherem as primeira vitórias.
Aliás, não estou acreditando muito nesta conversa dos dois, de que nunca tinham jogado com botões oficiais e que mesmo com lentinha fazia muitos anos que não jogavam, etc... sei...
Pelo toque de bola dos dois, pela forma como chutam no gol, parece que já jogam há um bom tempo.
Que mais gente como eles aparecem para jogar conosco aos sábados e toda quarta-feira de noite.
A Copa Pastel (que poderia mudar de nome para COPA LANCHÃO... rsrsrs) está cada dia mais deliciosa.


Confraternização pós Copa
Quarta que vem tem mais !!!


Alexandre Figaro Moreira

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

17ª Copa Pastel - Jeferson é Tetra !!!

Na noite da última quarta-feira, dia 05/08, 14 animados botonistas estiveram presentes ao Grêmio Londrinense para a disputa de mais uma edição da deliciosa Copa Pastel (17ª).
Bons jogos, ótimo papo e o destaque da noite acabou sendo a visita de dois novos botonistas (Yan e Giovani) que chegaram, jogaram, marcaram gols, enfim, uma grande estréia. Sem contar a presença do menino Maheus que, vez ou outra aparece para dar suas palhetadas.

Os estreantes da noite, Yan e Giovani com Victor

Com 14 jogadores, a fórmula de disputa foi a mais simples possível, jogos eliminatórios que ficaram assim definidos:

Pedro x Jeferson
Fernando x Cotonete
Yan x Victor
Alexandre x Giovani
Danilo x Ailton
Robertinho x Ednilson
Prando x Matheus

Depois de algumas goleadas e um ou outro jogo equilibrado, seguiram adiante e jogaram as quartas de final os seguintes botonistas (Fernando acabou passando por sorteio):

Jeferson x Cotonete
Victor x Alexandre
Danilo x Ednilson
Prando x Fernando

Dos 4 jogos, 2 surpresas. A vitória do Danilo sobre o Ednilson por 4 x 3 e a vitória do Prando por 2 x 1 sobre Fernando.
Com o campeonato afunilando, os jogos começaram a ficar mais nervosos, mais equlibrados. Numa das partidas, um duelo que vem ficando cada dia mais disputado, entre dois botonistas que vem dividindo a maioria dos títulos na Liga União, Jeferson x Victor.
Jeferson confirmou sua excelente fase e com um 3 x 2 ganhou o direito de disputar mais um título.

Danilo e Jeferson, adversários da grande final

O adversário da grande final seria Danilo, que eliminava o Prando no outro jogo por 5 x 3.
A grande final (série CARNE) foi truncada e Danilo ficou em vantagem no placar até quase o final da partida quando, num belo chute, Jeferson empatou a partida em 2 x 2 e levou a decisão para os penaltys.
Depois de vários penaltys batidos, Jeferson pode soltar o grito de TETRA CAMPEÃO da Copa Pastel, 10 x 9 no final.

Danilo se prepara para bater o penalty que daria o título ao Jeferson

Ao Danilo restou lamentar que o último penalty tenha caído justamente nos pés do zagueirão CHUTEIRINHA que isolou a pelota sob os olhares de todos presentes, o que não apaga a belíssima campanha do atleta do IVN-B.
Como tivemos algumas estréias, não tivemos pagador do pastel, pois numa noite com tanta novidade boa, não há derrotados e sim só vitoriosos, principalmente o Futebol de Mesa da Liga União.

A tradicional confraternização pós Copa

Quarta que vem tem mais !!! Não percam !!!

Alexandre Figaro Moreira

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Jeferson tri-campeão da Corrida de prata em Ivaiporã

Foi realizada neste sábado, primeiro de agosto, no salão de eventos do Centro Social urbano da cidade de Ivaiporã (200 Km de Londrina) a importante quinta Corrida de Prata da Liga União, que soma pontos para o Ranking Paranaense 2009.


Como de costume, o evento se deu num clima de bastante respeito e companheirismo, a despeito de toda a rivalidade normal às partidas e às disputas por posições que valiam o acesso ou o descenso para a etapa posterior.

Chamou atenção o alto nível técnico dos competidores presentes, sobremaneira na série A onde a média de gols marcados por partida foi a mais alta em todos os tempos na liga - superior a 10 gols por jogo. Para se ter uma idéia do que isso significou em termos de qualidade, observe-se que Macaco (Col. Objetivo) e Fernando (IVN-A) assinalaram em média praticamente 5 gols por jogo e acabaram rebaixados para a série B.

E neste clima de "quem pode mais chora menos" sobressaiu-se novamente um atleta que vive uma fase vitoriosa. Jeferson do IVN-A sagrou-se campeão pela terceira vez este ano e disparou de vez na disputa pela Coroa de Prata da Liga União. O Atleta que acabara de se sagrar campeão interclubes abre agora 80 pontos de vantagem para Victor (seu principal oponente e companheiro de equipe) faltando 3 etapas para o término da temporada 2009.

Mas se este retrospecto der a entender que o título em Ivaiporã foi tranquilo para Jeferson, engana-se o leitor. O campeão da 5ª Corrida de Prata do ano foi decidido apenas na última rodada, com outros dois botonistas em melhores condições que ele: Victor, por quem fora derrotado na penúltima rodada (com 18 pontos) e principalmente Ernani, seu adversário na última partida e que não dependia de outros resultados que não sua própria vitória. Como Victor ficou no empate em seu último jogo contra o determinado atleta Batata (Col. Objetivo) 5x5, o título foi decidido no confronto entre Jeferson e Ernani na mesa ao lado. Muito concentrado, e seguro nas conclusões, Jeferson selou o título da etapa com uma boa vitória por 6x4 sobre Ernani (também do IVN-A).

Na série B, Um domínio dos atletas locais. O jovem botonistas Mateus, revelação da equipe do Col. Objetivo foi de forma inquestionável o campeão com praticamente 2 rodadas de antecedência, superando Marcos Costa (o Marquinhos), vice-campeão com bastante folga com relação aos demais competidores. Roger, 7 pontos atrás e Rony com 8 pontos atrás, completaram o pódio e sobem para a série A. Foram rebaixados os atletas Julio (IVN-A), Prando (ausente), Fabrício e Alexandre (todos do IVN-B).

Se 4 atletas do IVN-B foram rebaixados para a série C, talvez sirva de consolo a grande vitória de Maicon, campeão da série C. Ele, Rato (Ajax-Objetivo), Bruninho (IVN-C) e Dudu (Ajax-Objetivo) sobem para a série B na próxima etapa. Uma curiosidade nesta mesma série foi o empate em 15 pontos entre 4 botonistas - um deles, Dudu, como acabamos de colocar, sobe de série, 2 (Téia e Ibsen) permanecem na série C, o quarto deles, Evandro, levou a pior e acabou rebaixado para a série D. Um grande equilíbrio também das disputas das séries de baixo pelo acesso e pelo descenso demonstram como a Liga União tem promovido crescimento em todos os níveis neste ano de 2009, desde seus atletas de ponta até os iniciantes.
Já na série D, uma barbada. Ou melhor... uma "Berbatovada". Robertinho Dalcin de Bela Vista do Paraíso, um atleta que retornou a poucos dias com seu artilheiro implacável - o búlgaro Berbatov, não tomou conhecimento de seus adversários na série Extra e conquistou o título com uma média de gols absolutamente espetacular - um recorde: 8,38 gols por jogo. Restou a Cotonete (também do Beleavistense), que conseguiu lhe arrancar um empate logo na primeira rodada por 5x5, contentar-se com o vice-campeonato. Carlos Alberto (IVN-D) foi o terceiro e Gusão (Ajax-Objetivo) completou o pódio. Estes quatro sóbem para a série C na 6ª etapa que será disputada em 12 de setembro na cidade de Londrina.

A Liga União cumprimenta aos campeões das suas respectivas séries, aos botonistas que conseguiram promoção de série para a próxima etapa, bem como a quem soube dirigir de forma brilhante este campeonato na cidade de Ivaiporã.